Universo Créative Technologie e atividades interativas com o público marcam a presença da Citroën no 26º Salão Internacional do Automóvel de São Paulo



Ivan Ségal, diretor geral Citroën Brasil


  • Citroën AIRCROSS, SUV compacto da marca, faz sua estréia para o grande público;
  • Concept-car GTbyCitroën chama a atenção com seu visual oriundo do universo dos games. 

A Citroën do Brasil deixa em evidência sua tecnologia criativa e valoriza a interação com o público durante a 26ª edição do Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, que acontece de 27 de outubro a 7 de novembro no Pavilhão de Exposições do Anhembi, na zona norte da capital paulista.
Para tanto, a marca preparou um estande que é uma experiência visual por si só. Carros e displays de LED estão em perfeita harmonia em uma área de 1.665 m². Mas o que mais chama a atenção à primeira vista é o posicionamento estratégico de quatro veículos, colocados em uma espécie de “vitrine vertical”, acima, portanto, dos demais. Uma vez que se entra no estande, não há como não vislumbrar seu aspecto tridimensional.
“Desenvolvemos um projeto arquitetônico bastante ousado, que refletisse nossa filosofia de tecnologia criativa”, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil.
O conceito é o da exposição verticalizada, nunca feita antes. A própria vitrine tem uma tecnologia de exibição que, em dado momento, apresenta um fundo transparente e, em outro, um branco, recebendo projeções durante uma performance interativa, que trará movimento e dinamismo.
Também atrairá atenções o Citroën AIRCROSS, grande lançamento da Citroën no evento. Recém lançado, o Citroën AIRCROSS é um SUV compacto com vocação aventureira, cheio de tecnologias inovadoras. O design foi inspirado no universo off-road, mas com os códigos genéticos da marca. São inéditos em seu segmento itens como o pára-brisa panorâmico acústico, o sistema de navegação MyWay e o rádio Pioneer for Citroën com especialização (efeito Hifi-like).
Os olhos do público também estarão voltados para o GTbyCitroën, carro-conceito exposto com destaque neste Salão Internacional do Automóvel. A Citroën foi pioneira e transcendeu a fronteira do mundo virtual. Sob as feições de uma réplica de um veículo oriundo dos games, o carro é fruto da parceira entre Citroën e Polyphony, criador do jogo de simulação de corrida de automóveis Gran Turismo, proposto para o Playstation 3.

Modelos especialmente desenvolvidos para amostra
A marca expõe ainda veículos especiais. Dois deles são os C4 batizados de Yin e Yang, uma referência ao diagrama da filosofia chinesa. Trata-se de um estudo para uma série especial do C4 Hatch exclusivamente nas cores Blanc Banquise (branco) e Noir Perla (preto). 

Os modelos são equipados com rodas Pastenague 17 polegadas (na cor da carroceria), embelezadores dos protetores de porta Chrome Shadow, figurino exclusivo dos bancos com tecido 3D e faróis máscara negra. Vêm de fábrica com kit de áudio JBL de altíssima fidelidade, parametrizado especificamente para eles, contendo alto-falantes especiais, amplificador e caixa selada no porta-malas. Não são carros esportivos, mas sim veículos atrevidos, inusitados. O prazer de dirigir um C4 temperado com mais personalidade e um equipamento sonoro ímpar de fábrica.
O outro especial exposto é uma unidade do C3 desenvolvida especialmente para o salão e que se chama Noir Edition. O que chama a atenção logo de cara é a pintura experimental fosca Noir Revolution com verniz nano-tecnológico (pequenos riscos são regenerados com exposição ao sol), com uma faixa black piano correndo toda a dimensão longitudinal da carroceria. No perfil, os pneus 215/40 e as rodas de 16 polegadas escuras demonstram a personalidade esportiva do modelo.
O C3 Noir Edition conta ainda com faróis máscara negra com LEDs, um interior totalmente repaginado (em couro com tecido 3D), escapamentos 4 em 1 com dimensionamento especial e sonorização de alto desempenho, 100% embutida. O volante é o mesmo do AIRCROSS Exclusive e o painel central reproduz cores e texturas da carroceria.
Com grande destaque a marca expõe também seu Pallas.com, desenvolvido a partir do sedan C4 Pallas. Diversos equipamentos e soluções experimentais foram disponibilizadas para conhecer a opinião do público. Traz, pela primeira vez no Brasil e em alinhamento com a vanguarda mundial, navegador INTERNET sem restrições; novas rodas 18 polegadas; embelezadores de colunas e protetores de portas em aço escovado; teto Black Piano; pintura experimental acetinada Gris Frost; LEDs auxiliares integrados nos faróis e figurino experimental em couro microperfurado.
Minivans
Além do Xsara Picasso com Pack Avatar, a marca avaliará a aceitação do público para o desejado Road Movie, um sistema multitelas de entretenimento e que faz a alegria de toda a família. No C4 Picasso, o sistema disponibiliza na frente uma unidade central com tela de 3 polegadas, e, na traseira, duas unidades de 7 polegadas (instaladas atrás dos apoios de cabeça dianteiros). No Grand C4 Picasso, há ainda a inclusão de uma tela adicional para a terceira fileira de bancos.
Além de ver de perto os modelos especiais, quem visita o espaço da Citroën pode conferir veículos da marca que já fazem grande sucesso no Brasil, como o C3 Solaris, a gama top C5 e C5 Tourer, além do comercial Jumper Vetrato.

Interatividade e exclusividade
E, para o público participar de fato do evento, a Citroën promoverá intensamente a interação com os visitantes de seu estande no 26º Salão Internacional do Automóvel. Haverá atividades para todas as idades, algumas inclusive rendendo prêmios aos participantes. A empresa fechou inúmeras parcerias para que isso seja possível.
Queremos que as pessoas se sintam realmente em casa, que vivenciem nossos valores, como a inovação tecnológica, o requinte, a elegância e o atendimento personalizado”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.



Abaixo as principais atrações do estande:
·                    Studio Créative Technologie – Um espaço com atividades interativas e direcionadas aos públicos infantil, adolescente e familiar. Lá dentro haverá um dos maiores exemplos de interação com os visitantes do evento.
No Citroën Scénes, cada participante receberá um aparelho celular Samsung para criar um vídeo de até um minuto dentro do estande Citroën. O aparelho celular será entregue mediante o preenchimento de cadastro, termo de responsabilidade e entrega de documento original com foto. Cada um terá quinze minutos para gravar seu vídeo, que será disponibilizado no hotsite da Citroën criado especialmente para este Salão Internacional do Automóvel. Diariamente serão eleitos seis vídeos (três por período) e, por meio de votação pela internet, serão premiados com um celular Samsung dois participantes por dia. É esperada a produção total de cerca de 2 mil vídeos durante o evento. A Samsung fornecerá toda a parte de televisores do Studio Créative Technologie, os celulares da ação Scénes e tablets para os recepcionistas do estande.
Ainda sobre fotos, há um espaço no Studio Créative Technologie chamado Viagem AIRCROSS. Nele o visitante escolherá uma das cinco opções de cenário para ser fotografado, sempre com o Citroën AIRCROSS de fundo em uma cena inusitada e até mesmo surreal, o que remete a novas possibilidades. O participante receberá a foto que tirou no próprio estande.
As redes sociais se desenvolvem cada vez mais e a Citroën, bastante interativa com os novos canais de comunicação, não poderia deixá-las de fora. Existem quatro estações com notebook para que cada visitante tenha 15 minutos de acesso a elas com internet banda larga. Um dos painéis de LED será destinado às redes sociais, nas quais a Citroën tem forte presença.
Ainda no Studio Créative Technologie, as crianças poderão interagir com a marca por meio de três jogos personalizados Citroën em tela touchscreen: “Encontre seu Citroën”, “Labirinto AIRCROSS” e “Quebra-cabeça”. No final, elas receberão um Paper Toy com os modelos da marca. 
·                    Show Citroën Créative Technologie – A cada 1 hora e meia, músicos, posicionados na “vitrine vertical”, farão um show. A cada entrada do grupo musical, um dos quatro carros (AIRCROSS, C3, C4 e C4 Picasso) expostos na “prateleira” do estande receberá o destaque, inclusive com efeitos de iluminação, performance de bailarinos e projeção de vídeos nos monitores.
·                    Expedição Citroën AIRCROSS Uma tela embutida na parede, atrás de um AIRCROSS adesivado, mostra vídeos e apresenta esta grande aventura, que contará com dez veículos e percorrerá mais de sete mil quilômetros. A jornada, que será iniciada no Centro de Produção de Porto Real-RJ, passará por 23 cidades nos Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais. Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil, esclarece que “os dez jovens brasileiros escolhidos para compor a tripulação poderão ser acompanhados pela Internet num autêntico reality show durante os 30 dias de expedição”.
Neste Salão Internacional do Automóvel, haverá apresentação dos nove expedicionários escolhidos pela Citroën e votação, por parte do público, do décimo participante. Também colocarão o pé na estrada um chef de cuisine, um produtor musical e uma equipe de antropólogos. A viagem nasce sob a inspiração das travessias célebres realizadas com pioneirismo por André Citroën nas décadas de 20 e 30.
·                    Ecologia: O Citroën AIRCROSS é o modelo mais “verde” que a marca lançou até hoje no Mercosul, com 20 kg de materiais verdes embarcados por meio de todas as soluções de engenharia existentes e disponíveis. Mais que um fato isolado, a afirmação acima demonstra a determinação e o compromisso da Citroën em oferecer, cada vez mais, produtos respeitosos ao meio ambiente e que tragam contribuições efetivas aos processos de produção.
No salão, haverá um painel verde com todos os elementos recicláveis que compõem o AIRCROSS e uma ação de neutralização de carbono para o estande.
Além disso, comprometida com o desenvolvimento sustentável, a Citroën do Brasil compensará a emissão de gases de efeito estufa gerados pelo seu estande no 26º Salão Internacional do Automóvel promovendo o plantio de 181 árvores nativas da Mata Atlântica, em áreas de recuperação de matas ciliares.
Através da ONG Iniciativa Verde, responsável pelo programa de certificação Carbon Free, são calculadas e analisadas as emissões geradas pelo evento, utilizando a metodologia desenvolvida pelo WRI (World Resources Institute), com cálculos baseados em pesquisas do IPCC (Painel Intergovernamental de Mudança Climáticas). A partir destes dados, quantifica-se o número de árvores a serem plantadas para compensar as emissões.
·                    Simulador Gran Turismo – No embalo da exibição do GTbyCitroën, a marca fez uma parceria com a Sony para os visitantes pilotarem no mundo virtual o carro-conceito, no console Playstation 3. São quatro cabines e, cada partida, durará aproximadamente cinco minutos. Das 18h às 19h de cada dia do Salão Internacional do Automóvel será realizado um campeonato, cujo vencedor será premiado.
·                    Café Citroën by Nespresso – Clientes e convidados da Citroën no 26º Salão Internacional do Automóvel terão direito a uma pulseira que dará acesso à área VIP do estande. É um espaço que tem paredes de vidro para que se possa ver a movimentação do lado de fora e que conta com a parceria da Nespresso, o exclusivo, famoso e cobiçado café da Nestlé. Dentro dessa área, haverá também a distribuição de amostras do perfume Play, lançamento da Givenchy.
·                    La boutique – A Citroën desenvolveu uma série de produtos personalizados com sua marca - como camisetas, bonés, chaveiros, mochilas, entre outros -, que estarão disponíveis à venda em uma charmosa loja no estande.  

·                   Jumper Band News – Um estúdio móvel de rádio e TV está instalado no interior de um Jumper Vetrato, recém lançado no mercado brasileiro, para que possa haver entradas ao vivo da Band News diretamente do estande da Citroën no 26º Salão Internacional do Automóvel.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010