TATA MARCOPOLO MOTORS LTD. FORNECE PRIMEIROS ÔNIBUS HÍBRIDO PARA TRANSPORTE PÚBLICO DA ÍNDIA

 

Crédito da foto: Arquivo Marcopolo
Foram entregues quatro unidades do modelo Starbus Elétrico/GNV
 
Caxias do Sul (RS), 8 de outubro de  2010 - A Tata Marcopolo Motors Ltd., joint venture da Marcopolo e Tata Motors, fez a entrega dos primeiros ônibus híbridos Elétrico/GNV desenvolvidos para transporte público de Nova Delhi, na Índia. A Delhi Transport Corporation (DTC), maior empresa de ônibus da cidade, adquiriu quatro unidades do modelo Starbus que começaram a operar durante a realização do evento esportivo Commonwealth Games 2010, que se realizam entre 4 e 10 de outubro.
 
A entrega dos ônibus aconteceu no final de setembro e contou com a presença da ministra-chefe da Delhi, Sheila Dikshit; do presidente de veículos comerciais da Tata Motors, Ravi Pisharody; do presidente da Tata Motors Índia, PM Telang, e de representantes do governo e da DTC. 
 
"O Starbus Híbrido Elétrico/GNV é resultado dos avanços obtidos em tecnologias de combustíveis alternativos pela Tata Motors. Somos gratos ao Governo de Nova Delhi e à DTC por nos oferecer essa oportunidade de testar os ônibus durante o Commonwealth Games 2010. Estamos aguardando ansiosamente as primeiras avaliações e comentários da DTC e também dos passageiros", disse PM Telang. 
 
O Starbus possui motorização híbrida paralela composta por um motor de combustão interna, movido a GNV, e outro elétrico, com sistema de armazenamento de energia regenerativa. Essa tecnologia utiliza a geração de energia elétrica de forma simultânea, por intermédio dos dois motores para o deslocamento do veículo. O sistema também reutiliza a energia gerada nas frenagem para recarregar a bateria.  
 
O híbrido da Tata Marcopolo proporciona maior economia de combustível comparado a um ônibus convencional. Como resultado, o uso desta tecnologia leva à redução das emissões e à sustentabilidade.

O Starbus de piso baixo (400 mm de altura do chão) possui capacidade para 32 passageiros e equipamentos para acessibilidade. As portas pneumáticas e o rebaixamento facilitam as operações de entrada e saída, reduzindo o tempo de parada e total da viagem. É equipado com sistema de ar-condicionado e suspensão a ar. Devido à motorização híbrida elétrica, possui maior aceleração em comparação a um modelo convencional, atinge velocidade máxima limitada a 70 km/h, e é uma solução inovadora para transporte rápido e confortável de passageiros urbanos de forma sustentável.

Durante o Commonwealth Games 2010, a DTC também opera uma frota de 1.000 ônibus fabricados pela Tata Morcopolo Motors Ltd., movidos a GNV, com piso baixo e ar-condicionado, para uso exclusivo dos atletas e delegações. Com uma equipe dedicada de mais de 500 integrantes, entre engenheiros, mecânicos e outros funcionários, a Tata Marcopolo fornece toda a estrutura de manutenção no Millenium Park Depot, criado especialmente para o evento.
 
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

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