HONEYWELL INICIA FORNECIMENTO DE TURBO ROLETADO PARA AUTOMÓVEIS MOVIDOS A DIESEL


Primeira montadora é a Mercedes-Benz em motores das Classes C, E, R e S

São Paulo (SP), 14 de outubro de 2010 - A Honeywell Turbo Technologies começou a fornecer para as montadoras europeias turbocompressores roletados (tecnologia Ball Bearing) para automóveis premium movidos a diesel. A tecnologia amplia o desempenho dos motores, reduz o consumo de combustível e proporciona maior conforto e segurança. O turbo Ball Bearing já equipa o motor V6 3.0L a diesel, da Mercedes-Benz, disponível para veículos das Classes C, E, R e S.

"Comparado com o mecanismo de deslizamento do convencional mancal, a tecnologia de rolamento Ball Bearing resulta no aperfeiçoamento do sistema de alimentação e, portanto, melhor eficácia do turbo. O significado desse avanço é dobrado", diz Craig Balis, vice-presidente de Engenharia da Honeywell Turbo Technologies.

A tecnologia do turbo Ball Bearing consiste na utilização de rolamentos em vez do sistema de mancais, o que resulta em uma aceleração de 20% a 70% mais rápida, melhor condição de partida a frio e maior eficiência do combustível em relação ao sistema de mancal convencional. Esse ganho colabora para que as montadoras mundiais atinjam os novos níveis de emissões de poluentes.

A experiência dos engenheiros da Honeywel na fabricação de turbos Ball Bearing para aplicações em veículos de corridas e comerciais leves e pesados foi fundamental para vencer os desafios da adoção dessa tecnologia nos mais modernos automóveis movidos a diesel. Entre esses requisitos estão a de operação com temperatura mais elevada, maior velocidade de rotação e tamanho compacto.

Por trabalhar em regimes de rotação superiores a 200.000 rpm, por exemplo, a carga mecânica sustentada é muito alta. Para garantir a sua durabilidade, a Honeywell dedicou especial atenção à seleção de matérias-primas certas e de design otimizado. Outro aspecto importante para os engenheiros da Honeywell na concepção do Ball Bearing foi o seu reduzido tamanho, em razão do cada vez menor espaço disponível no compartimento do motor.

A especialização e a sofisticação aplicadas ao turbo Honeywell não está apenas na concepção do produto, mas também se estende ao chão de fábrica. A montagem e o balanceamento do mecanismo Ball Bearing tem que ser preciso, com exata medida e nível de tolerância. Isto é possível graças à estreita colaboração entre especialistas de engenharia e de fabricação da Honeywell.

"Como a contínua busca pela, cada vez maior, economia de combustível, o Ball Bearing é uma tecnologia essencial para ajudar as montadoras a desenvolver motores menores, que mantenham o mesmo padrão de desempenho e de conforto ao condutor. Esperamos que essa tecnologia seja adotada, em breve, também em motores menores de 4 cilindros",  diz David Paja, vice-presidente de Marketing da Honeywell Turbo Technologies.  
 

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines