PRÊMIO TOP CAR: NEW FIESTA, FUSION, FOCUS 1.6, FOCUS 2.0, ECOSPORT E FIESTA ROCAM SÃO FINALISTAS

Seis automóveis Ford foram classificados para a etapa final do Prêmio Top Car TV 2010, promovido pelos jornalistas especializados de televisão. Na categoria Importado do Ano, a Ford participa com seu lançamento global New Fiesta e com o Fusion, que este ano ganhará a versão híbrida. Na categoria Popular 1.0, o Fiesta RoCam foi selecionado pelos jornalistas. Já na categoria Melhor Carro Nacional (1.001 a 1.599 cc e acima de 1.600 cc), as duas versões do Ford Focus 1.6 Flex e 2.0 Flex estão entre os melhores do ano. Por fim, o EcoSport, que recebeu importantes alterações de estilo e é líder de seu segmento, concorre como Melhor Utilitário Esportivo.

Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, também concorre como Melhor Executivo de Montadora. Brasileiro de brilhante carreira internacional com 23 anos na empresa, ele desempenhou, entre outras funções, a de CEO da Ford México, CEO da Ford África do Sul e diretor de plataformas na América do Norte, onde foi responsável pelas linhas Fusion, Edge, Focus e Mustang, entre outras. Está à frente da empresa no Brasil desde 2007, onde vem comandando sucessivos resultados positivos. Marcos de Oliveira anunciou recentemente a aplicação de investimentos da ordem de R$ 4,5 bilhões na operação brasileira e é responsável pela chegada do primeiro carro global da Ford ao Brasil: o New Fiesta, além de comandar de forma pioneira o lançamento do primeiro "full-híbrido" do mercado brasileiro. O executivo também é responsável pela operação Ford MercoSul.

Esta é a nona edição do Prêmio Top Car TV, considerado um dos mais importantes do mercado. Na primeira fase, foram selecionados os cinco finalistas de cada categoria. Os vencedores serão conhecidos no próximo sábado (23 de outubro), quando será realizada a votação final.

            "Os programas automobilísticos de televisão tem grande repercussão, utilizando muito bem todos os recursos técnicos e a abrangência que esse meio oferece. Por isso, o Prêmio Top Car TV é um dos mais importantes do País. Para a Ford, é uma honra participar como finalista em seis categorias, que reflete a força da sua linha renovada de produtos", diz Rogelio Golfarb, diretor de Comunicação da Ford.

New Fiesta
O New Fiesta traz uma proposta diferenciada no segmento de compactos premium. Produzido com uma nova plataforma global, ele se destaca pelas linhas arrojadas e fluidas de design Kinetic. O interior envolvente e sofisticado, em estilo "cockpit", inclui uma tela central multimídia no painel com comandos tipo celular.
A dirigibilidade é outro ponto alto. O novo motor Sigma 1.6 Flex, com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio, desenvolve 115 cv com etanol, 110 cv com gasolina. Junto com a transmissão manual de cinco velocidades, também com estrutura de alumínio, ele leva o carro de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol e à velocidade máxima de 190 km/h.

            A direção elétrica e os freios de fácil modulação, com ABS opcional, contribuem para tornar sua condução segura e envolvente. O New Fiesta inova também na segurança. É o único do segmento com 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos) e um sistema integrado que inclui sensor de cinto afivelado, sensor de posição dos bancos, sensor de classificação do ocupante e coluna de direção com sistema avançado de absorção de energia de impacto.

Ele vem equipado de série com ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player, computador de bordo e alarme perimétrico. Freios ABS, 7 airbags, bancos de couro e direção com raios em acabamento metálico são opcionais. Além disso, oferece manutenção econômica e 3 anos de garantia.

Ford Fusion
O Ford Fusion é, desde o lançamento, líder absoluto do segmento de sedãs de luxo no mercado brasileiro, onde tem hoje uma participação de 33% e soma mais de 44.700 unidades vendidas. O design arrojado, a elegância e o conteúdo de equipamentos com ótima relação custo-benefício estão entre as principais razões do seu sucesso, que foi ampliado com seguidas novidades.

Primeiro carro a unir luxo com uma proposta de preço acessível, ele se destaca pela imponência e pelo design elegante e musculoso. Suas duas opções de motores - Duratec 3.0 V6, com 243 cv, e 2.5 16V, de 173 cv - proporcionam excelente desempenho, junto com as transmissões automáticas de 6 velocidades, incluindo uma de modo seqüencial. Tração integral AWD, direção elétrica, controle de estabilidade e tração e freios ABS com EBD reforçam a segurança e a dirigibilidade.

A cabine, luxuosa e confortável, além de acústica aprimorada e visual "high-tech", conta com bancos elétricos, ar-condicionado com controle individual de temperatura para motorista e passageiro, computador de bordo de última geração e central multimídia Sync Microsoft de 10 gigabytes, controlada por uma tela  "touch screen" de 8 polegadas.

Esses atributos ajudaram o carro a conquistar importantes prêmios internacionais, como os de "Carro do Ano da América do Norte 2010", "Carro do Ano 2010 da Motor Trend" e "Top Safety Pick 2010".

Ford Focus
As vendas da linha Focus cresceram 91% de janeiro a setembro de 2010, em comparação com igual período do ano passado, e somaram 22.097 unidades. O modelo Hatch mais que dobrou a sua participação, para 13,1%. Considerado o melhor carro médio do mercado brasileiro, ele incorpora as últimas tendências mundiais de design e tecnologia nas versões Hatch 1.6 e 2.0 e Sedan 2.0.

O Hatch 1.6 Flex se destaca pela relação custo-benefício e o desempenho do novo motor Sigma. Com bloco, cabeçote, cárter e pistões de alumínio e duplo comando, ele desenvolve a potência de 115,6 cv com etanol e 109,3 cv com gasolina, e torque de 160 Nm (etanol) e 151 Nm (gasolina).

            O motor Duratec 2.0 16V Flex reforça as características que fazem do Ford Focus a referência em dinâmica veicular na categoria. Com bloco, cabeçote e pistões de alumínio e coletor de admissão variável, tem potência de 148 cv com etanol e 143 cv com gasolina e torque máximo de 191 Nm com etanol e 184 Nm com gasolina, com transmissão manual de cinco marchas ou automática seqüencial de quatro velocidades. A versão manual atinge a velocidade máxima de 205 km/h (etanol) e 204 km/h (gasolina). A automática vai a 194 km/h (etanol) e 192 km/h (gasolina).

A partir da versão GLX, ele oferece direção eletro-hidráulica com opção de três níveis de assistência. A suspensão traseira independente tipo multilink, com barra estabilizadora, é outro diferencial da linha Focus que contribui para o seu compromisso de conforto e estabilidade.

O sistema de freios, a disco na frente e a tambor na traseira, tem a opção de freios a disco nas quatro rodas e sistema ABS com distribuição eletrônica de frenagem (EBD) e controle de frenagem em curvas (CBC).

É um carro completo, que já vem de série com: ar-condicionado, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas com controle remoto, air bag duplo, alarme, computador de bordo com controle na coluna de direção, CD-player/MP3 com entrada auxiliar e RDS, volante em couro com insertos cromados, aviso sonoro de faróis acesos, portas abertas e chave na ignição, ajuste de altura dos faróis, luz de neblina traseira, rodas de liga leve de 16" e pneus 205/55 R16.

Transmissão automática com troca seqüencial, botão de partida sem chave Ford Power, ar condicionado automático e digital com duas zonas, bancos de couro, som premium com Bluetooth, conexão para USB, iPod e comandos de voz, comandos do rádio e piloto automático no volante, banco do motorista com ajuste elétrico de altura, teto solar elétrico e sensor de estacionamento são disponíveis nas versões GLX e Ghia.

Ford EcoSport
O Ford EcoSport, finalista a melhor Utilitário Esportivo, continua a ser o líder absoluto do segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil, com a venda de 30.305 unidades de janeiro a setembro deste ano e 37,3% de participação, apesar da chegada de diversos concorrentes que buscam seguir a sua proposta de estilo e de uso.

O modelo também segue líder de mercado quando comparado com o segmento total de utilitários esportivos e de veículos multiuso, incluindo peruas, vans e minivans, o que mostra a força do produto.

            No modelo 2011, além de novo design, novos materiais de acabamento e preços mais acessíveis, ele passou a oferecer três anos de garantia sem limite de quilometragem. Primeiro utilitário esportivo a contar com motorização flex, nas versões 1.6 e 2.0, ele se destaca pelo desempenho forte, durabilidade, baixo consumo de combustível e manutenção econômica. Tudo isso, com a linha mais completa do segmento, incluindo os modelos com transmissão manual, Automático e 4WD, nas versões XL, XLS, FreeStyle, XLT e 4WD.

Seus diferenciais incluem altura elevada do solo, volante em posição de comando, robustez e versatilidade para uso na cidade, em estrada ou trilhas, porta-objetos embaixo do banco do passageiro com capacidade para um laptop, compartimento refrigerado no painel e porta-malas com abertura lateral.

            A versão FreeStyle 1.6 ou 2.0, campeã de vendas da linha, passou a oferecer computador de bordo, controle do rádio na coluna de direção, volante revestido em couro, aviso de portas abertas e novas rodas de liga leve de 15 polegadas, além de ar condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, rádio My Connection e outros acessórios de estilo.
Freios ABS, airbag duplo e bancos de couro são alguns dos opcionais da linha, que trouxe inúmeros aprimoramentos e viu crescer a aprovação dos clientes, principalmente em relação a itens de acabamento e ruído.

Ford Fiesta RoCam
Campeão de vendas da Ford, o Fiesta RoCam emplacou 65.800 unidades de janeiro a setembro de 2010, um crescimento de 21% em comparação com o mesmo período do ano passado. Ou seja, cresceu exatamente o dobro do segmento de hatches compactos, que ficou em 10,5%.

            Esse número reflete a aceitação do modelo que trouxe diversos aprimoramentos na linha 2011, sua terceira geração no Brasil. Ele ganhou nova frente, reestilizada, faróis mais modernos e eficientes, novo painel e revestimentos na cabine e alerta de manutenção programada.

Reconhecido pelo conteúdo superior na categoria, ele é o único que vem equipado de série, em todas as versões, com travas elétricas e controle remoto para abertura das portas, do porta-malas e botão localizador, alarme perimétrico, travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas no painel.

A flexibilidade e economia na escolha dos opcionais, pelo sistema de kits, é outra razão do seu sucesso e foi reforçada com a inclusão de computador bordo na versão Pulse e o lançamento do Kit de Segurança, composto por freios ABS e airbag duplo, com os preços mais baixos do mercado.

O Novo Fiesta tem também um comportamento dinâmico que se tornou referência no segmento. Isso se deve ao acerto de chassi e direção, ao desempenho dos motores RoCam Flex 1.0 e 1.6 e à harmonia entre os diferentes aspectos de interação do motorista com o veículo: progressividade dos pedais do freio, acelerador, embreagem, resposta da direção e do câmbio.

(21/10/2010)
Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010