Bosch desenvolve sistema ABS específico para motocicletas




      Até o momento, apenas uma em cada 10 motos novas fabricadas na Europa possuem ABS; mundialmente, esse número é de uma em cada cem
      A Bosch foi premiada pela ADAC – a maior associação automobilística da Europa - pelo grande potencial do ABS para prevenção de acidentes com moto

A partir de amanhã, dia 05, até quinta-feira, dia 07, a Bosch mostra no Congresso SAE as últimas novidades em tecnologias automotivas, entre elas as de segurança veicular. Os destaques são a nova versão do ESP – Programa Eletrônico de Estabilidade e o ABS 9, desenvolvido especialmente para motocicletas.

A Bosch fabrica ABS – Sistema Antibloqueio de Frenagem - para motos desde 1994, sempre com base na tecnologia desenvolvida para os carros. Agora, os engenheiros do Centro de Competência da Bosch no Japão desenvolveram a geração 9 desse sistema que, mais leve e menor, é específica para os veículos de duas rodas.

Esse ABS é cerca de 60% mais leve e tem a metade do tamanho da primeira geração, criada na década de 90. O tamanho e o custo reduzido possibilitam que, no futuro, o ABS seja instalado também em motos de pequena cilindrada. Esse ano a Bosch foi homenageada pela ADAC – a maior associação automobilística da Europa pelo grande potencial apresentado pelo ABS para motos na prevenção de acidentes.

Mais Segurança
A ausência de itens como o cinto de segurança e o airbag, por exemplo, deixam os motociclistas mais expostos às consequências dos acidentes. Na Europa e no Brasil, quase uma em cada seis mortes na estrada refere-se à motociclista; a proporção é ainda maior na Índia e na China. Na Europa, para a mesma distância percorrida, o risco de um acidente fatal é 20 vezes maior ao se conduzir uma motocicleta do que um carro.

Nesse contexto, os especialistas acreditam que o ABS pode significar um grande passo para a segurança veicular. O sistema permite uma frenagem segura, mesmo em situações críticas, sem o travamento das rodas, e com redução da distância de parada.

Um estudo realizado pelo IIHS – Insurance Institute for Highway Safety -, nos Estados Unidos, mostra que se todas as motos daquele país estivessem equipadas com ABS, 28% dos acidentes fatais com motocicletas poderiam ser evitados.

Até o momento, apenas uma em cada 10 motos novas fabricadas na Europa possuem ABS. Mundialmente, esse número é de apenas uma moto em cada cem. A título de comparação, atualmente, cerca de 80% dos automóveis novos produzidos em todo o mundo saem de fábrica equipado com ABS.


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