Novo Renault Fluence: reúne tecnologia, conforto e segurança

Fruto de um projeto global de engenharia e sucesso em dezenas de mercados do mundo, o sedã médio Fluence é um dos destaques da Renault do Brasil na edição 2010 do Salão Internacional do Automóvel. Em breve, será a vez de os brasileiros conhecerem toda a sofisticação, tecnologia e segurança destes três volumes fruto de um bem-sucedido projeto que estará presente em 80 países do globo.

O Fluence a ser vendido no Brasil será fabricado na planta da Renault na Argentina, com o mesmo rigor e padrão de qualidade adotado nas unidades fabris da Europa e de outros continentes. Foram 28 meses de desenvolvimento, da aprovação inicial do design ao sinal verde para produção e comercialização. Por aqui, o modelo vem para ocupar espaço de destaque em um segmento que cresce a cada dia e que conta com concorrentes de qualidade.

O próprio nome “Fluence” já sugere o estilo deste novo três volumes que está sendo lançado pela Renault. Um sedã dono de linhas fluidas e elegantes, que transmitem idéia de dinamismo e movimento. O Fluence é também um automóvel robusto - sensação reforçada pela elevada “linha de cintura” – e equilibrado. Com traços limpos e harmoniosos, sem excessos ou exageros, o design do automóvel acompanha seu elevado nível de sofisticação. Na verdade, suas dimensões imponentes dão a impressão de se tratar de um veículo de segmento superior:

De uma ponta a outra dos pára-choques, o Fluence tem 4,62 metros de comprimento, sendo maior, por exemplo, que o Honda Civic e Chevrolet Vectra, Toyota Corolla, alguns de seus concorrentes diretos no mercado brasileiro. O sedã da Renault leva vantagem também no entre-eixos (distância entre as rodas da frente e as de trás, determinante no espaço interno do veiculo): 2,70 metros, 10 centímetros a mais que o Toyota Corolla.

A dianteira do carro já seduz os olhares, com faróis alongados, de formas predominantemente curvilíneas, avançando sobre pára-choques e o capô. Esta peça, aliás, ligeiramente mais curta, cede espaço ao logotipo da Renault, logo acima da grade frontal, cujos frisos são cromados. O envolvente pára-choque dianteiro ganha terreno sobre os pára-lamas e abrigam os dois faróis de neblina, de contornos arredondados, e uma generosa entrada de ar. O conjunto reza a cartilha do atual padrão mundial de design adotado pela Renault.

Na lateral, destaque para os retrovisores na cor da carroceria – projetados para ganhar em aerodinâmica sem sacrificar o estilo - com luzes indicativas de direção. Ponto para a estética e também para a segurança. Um discreto vinco percorre desde a dianteira do carro, passando pelas duas portas, contornando a traseira até se encaixar harmoniosamente com a tampa do porta-malas, conferindo ao carro um visual dinâmico. Chamam a atenção também os largos frisos instalados na parte inferior das portas e as bonitas rodas de liga leve de 17 polegadas.

A parte traseira do Renault Fluence, por sua vez, é realçada pelo imponente porta-malas, cuja capacidade de carga é de 530 litros, superior a de seus concorrentes diretos. O Honda Civic, por exemplo, leva 340 litros.

As lanternas do Fluence são bicolores e apresentam linhas mais angulares, sendo divididas pela tampa do porta-malas, que abriga a placa de identificação do veículo. A ponteira do escapamento cromada e duas luzes de posição nas extremidades do pára-choque completam o conjunto.



Conforto para quem viaja de primeira classe
Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que o Toyota Corolla, o novo Renault Fluence acomoda muito bem os dois passageiros da frente e mais três pessoas atrás. Quem fica no meio ainda se beneficia de um detalhe: nessa parte, o banco é ligeiramente recortado para acomodar melhor as pernas do ocupante.

Além de espaçoso, o interior é marcado pelo conforto, garantido por detalhes que vão do acabamento caprichado ao conjunto completo de equipamentos de série. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção.

Em termos de ergonomia, tudo no Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura. Nele, estão instaladas as teclas do piloto automático, e o controle do rádio estão fixos na coluna de direção. Tudo para proporcionar ao condutor o máximo de conforto e segurança.

Os instrumentos analógicos com aros cromados e iluminados num tom levemente azulado demonstram a sofisticação do novo Renault Fluence e tornam a condução ainda mais agradável. O estilo dos instrumentos facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista.

O sistema de ar-condicionado digital dual-zone permite que motorista e passageiro regulem a temperatura que melhor lhes convém e mantém sempre a temperatura desejada no habitáculo, independentemente das condições externas. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, a temperatura escolhida será sempre mantida. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado.

O Fluence conta ainda com um teto solar elétrico, possibilitando uma maior interação dos ocupantes com o exterior, resultando em um interior que privilegia, de forma natural, a luminosidade.


Tecnologia a serviço do bem-estar
Como já acontecia no Mégane, o Fluence também aposentou as chaves. A partida é feita com cartão eletrônico e por meio do botão “Start/Stop” no painel. Com dimensões semelhantes às de um cartão de crédito, o dispositivo não faz volume no bolso e é de fácil manuseio. Dotado de sistema de código evolutivo com um bilhão de combinações, ele reduz rigorosamente o risco de roubos e fraudes; o que pode se traduzir em economia nos valores do seguro do carro.

O Fluence virá equipado com o sistema VSC2 Hands Free, dispositivo inédito em seu segmento. Com essa tecnologia, o motorista poderá acionar o motor sem que, para isso, necessite tirar o cartão eletrônico do bolso, bastando apenas que ele esteja no interior do veículo. O mesmo sistema VSC2 Hands Free é o responsável pelo travamento e destravamento automático das portas, comandado por sensores de identificam o afastamento ou aproximação do cartão.

A liberdade para as mãos também foi pensada na hora da comunicação. Por isso, o Fluence conta com a tecnologia Bluetooth, que permite conectar um telefone celular ao sistema de áudio do veículo, o que facilita na hora de receber/efetuar uma chamada.

Ainda sobre o sistema de som do Fluence, a Renault trabalhou de forma intensa para proporcionar uma experiência ímpar em termos de entretenimento. O veículo oferece rádio CD Player com sistema MP3, com qualidade de som “Auditorium” e entradas para USB/iPod e auxiliar - permitindo aos ocupantes desfrutarem da sua biblioteca pessoal de música -, tudo isso controlado pelo comando satélite na coluna de direção.

O Renault Fluence poderá ser equipado com um sistema de navegação GPS Tom Tom. Integrado ao painel de instrumentos e com uma tela colorida de cinco polegadas, algo inédito em seu segmento de mercado, este dispositivo de localização possui uma excelente cobertura nacional e no Mercosul.

O Fluence conta com sistema de arquitetura multiplexada, tecnologia que gerencia desde o controle dos freios ABS, ao volante com assistência elétrica, ajustando por exemplo o “peso” da direção conforme a velocidade do veículo, e o acionamento dos vidros. O diagnóstico de eventuais problemas durante a vida útil do veículo também pode ser feito de forma muito mais simples e rápida. Todo o histórico do modelo pode ser acessado instantaneamente por meio de equipamentos de diagnóstico existentes nas concessionárias Renault.


Segurança para você ir ainda mais longe
A segurança sempre integrou o DNA dos veículos desenvolvidos pela Renault. Com a chegada do Fluence, ela atinge níveis superiores. O modelo conta, por exemplo, com faróis de Xenon, que permitem uma luminosidade noturna semelhante a luz do dia, e oito airbags (dois frontais, dois lateriais e dois duplos do tipo cortina), visando a proteção total a todos os passageiros.

O Renault Fluence é equipado com sistema de controle de estabilidade, batizado de ESP, que garante mais segurança nas curvas, ao corrigir movimentos que tirem o veículo da trajetória normal, além do controle de tração (ASR), que confere mais aderência nos mais variados tipo de solo.

O Fluence conta ainda com o sistema de freios ABS, com assistência de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD,) garante maior confiabilidade nas situações onde o freio é exigido com mais intensidade.


Conjunto mecânico afinado
O novo Renault Fluence chega ao mercado com o motor 2.0 16V. Fruto do trabalho conjunto de engenharia da Aliança Renault-Nissan, este propulsor aceita gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção.

O motor de quatro cilindros em linha, com bloco e cabeçote de alumínio, desenvolve a potência de 143 cv (álcool) / 140 cv (gasolina) à 6.000 rpm e torque máximo de 19,9 kgfm (álcool) / 20,3 kgfm (gasolina) à 3.750 rpm. O propulsor 2.0 16V Hi-Flex trabalha em conjunto com um câmbio manual de seis marchas ou automático CVT, que também possibilita a troca manual de marchas – uma novidade para esse tipo de caixa. A transmissão continuamente variável, resultado da Aliança Renault-Nissan, proporciona uma troca de marchas suaves, sem trancos, e mantém sempre o motor no giro ideal, levando-se em conta a força disponível e o consumo de combustível.

O novo sedã de luxo da Renault é equipado com suspensão independente na dianteira, do tipo McPherson, enquanto na traseira, o conjunto é semi-independente, com eixo de torção. Todo o sistema, incluindo os amortecedores hidráulicos telescópicos e as molas helicoidais, foi calibrado para garantir o máximo de estabilidade nas curvas sem abrir mão da maciez ao rodar. O resultado é um automóvel seguro, quando exigido em altas velocidades, mas confortável em asfalto de condições precárias. O propósito inicial de permitir ao carro enfrentar qualquer tipo de terreno sem transmitir ao interior as vibrações provenientes de irregularidades no piso foi alcançado.


Garantia original de fábrica de 36 meses
Tranquilidade é a palavra que acompanhará sempre os proprietários do Fluence. O modelo foi projetado para enfrentar com valentia e desenvoltura as condições severas de rodagem encontradas no trânsito das ruas e estradas brasileiras e de outros países latino-americanos e asiáticos. Daí a necessidade de uma arquitetura resistente. Robustez e facilidade de manutenção também são duas de suas características marcantes, por isso o Fluence conta com a garantia total de três anos de fábrica.

A disponibilização de uma garantia total de fábrica de 36 meses deve trazer outro benefício ao cliente: o alto valor de revenda do veículo no mercado de carros com até três anos de uso, já que uma garantia de 36 meses contribuirá para uma menor depreciação do Renault Fluence.

Já na hora de fazer a revisão do Fluence, nada de surpresas desagradáveis. O cliente já saberá de antemão quanto vai pagar graças à “Revisão Preço Fechado”, programa de manutenção preconizado pela Renault do Brasil com os valores de peças e mão-de-obra praticados em toda a rede de concessionárias da marca no País.


Garantia de peças e um anjo-da-guarda 24 horas
O eficiente sistema de armazenagem e distribuição de peças vai assegurar às concessionárias a reposição imediata. A Renault do Brasil conta com dois armazéns: em Jundiaí (SP), com capacidade para estocar 31 mil componentes, e em São José dos Pinhais (PR), com mais de 12 mil itens. O sistema de logística permite que o estoque envie peças diariamente para todas as concessionárias da marca no País, atendendo ao cliente no menor tempo possível.

O Renault Fluence chegará ao mercado trazendo na bagagem uma completa linha de acessórios para deixar o modelo ainda mais ao gosto do cliente, sem falar na funcionalidade e no diferencial de estilo.

Ao adquirir o Renault Fluence, o consumidor terá à sua disposição os benefícios e as comodidades proporcionadas pelo “Renault Assistance”, um serviço de assistência técnica e de socorro mecânico, com atendimento 24 horas. O “Renault Assistance” providencia um técnico para realizar pequenos reparos no local e, nos casos em que não for possível o reparo, a remoção do automóvel para a concessionária mais próxima.

O “Renault Assistance” é oferecido gratuitamente por 24 meses e inclui uma completa gama de serviços de assistência aos proprietários de veículos da marca. Mais informações podem ser obtidas com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), pelo telefone 0800 055 56 15 (ligação gratuita) ou pelo site http://www.renault.com.br.

Fonte: Renault - Sala de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010