CARRO-CONCEITO DEZIR É A VISÃO DA RENAULT PARA TRANSFORMAR DESEJO EM REALIDADE


                                                    1º de setembro de 2010




Primeiro projeto dirigido por Laurens van den Acker, o DeZir, que marca presença no estande da Renault no Salão do Automóvel de Paris 2010, representa o pontapé inicial de uma série de carros-conceito que traduzirão a nova visão do Design da Renault. Ele também apresenta os conceitos do design dos futuros veículos da marca.

O carro-conceito Renault DeZir reafirma o compromisso da marca com o desenvolvimento de modelos cujo desenho externo e interno sejam inspirados em três palavras-chave: “simples”, “sensual”, “caloroso”.

Com linhas sensuais e sua cor vermelho vivo, o DeZir traduz a paixão pelo automóvel. Equipado com um motor elétrico, este cupê esportivo combina respeito ao meio ambiente com elegância automobilística.

Com a orientação de Laurens van den Acker e guiada pela nova assinatura da Marca – “Mude a Direção” –, a equipe de Design se inspirou nos conceitos da identidade da marca Renault (Próxima, Confiável e Calorosa) para criar um design mais emocional.

Atrás do “objeto de desejo”, um carro elétrico
Enquanto o Z de seu nome é uma referência direta à assinatura Z.E. (Zero Emission), elementos de estilo conferem a ele tecnicidade e leveza, atributos naturais do automóvel elétrico.




Para dar ritmo ao conjunto, sua superfície fluida e lisa contrasta com detalhes confeccionados em material áspero, como os painéis laterais em alumínio, a parte superior do teto e as “pálpebras” dos faróis dianteiros.

A frente do Renault DeZir é atravessada por uma entrada de ar desenhada ao redor de um losango ampliado e verticalizado, para indicar com orgulho o seu DNA Renault. O tratamento escuro da grade da entrada de ar destaca o losango através de um contraste, conferindo a ele ainda mais visibilidade.

Os faróis são concebidos sob a forma de prismas retroiluminados, proporcionando um visual bastante gráfico. O desenho dessa frente nos dá pistas sobre a nova identidade dos futuros carros da Renault.

As lanternas traseiras tomam a forma de uma faixa luminosa suspensa sobre toda a largura do carro. Realçado pela retroiluminação da grade traseira, o logo da Renault parece flutuar no meio dessa superfície.

O design interno tem um ar de leveza. Suas formas são suaves e leves. A cor dominante é o branco, pontuada do mesmo vermelho paixão encontrado do lado de fora. Os materiais são preciosos, como os sentimentos que o inspiram: couro branco para os bancos, o painel e o piso, laca vermelha para o console e os acessórios.

Os assentos formam um verdadeiro casulo. O banco é montado a partir de uma superposição de elementos em couro branco, em capitonê do lado do passageiro e liso do lado do motorista, como se quisesse traduzir o movimento de atração de um pelo outro.

Inspirado na ideia do encontro amoroso, o design interno brinca com a associação de “oposições”: O posto de condução do tipo cockpit contrasta com a leveza do painel e com o espírito de “sala íntima” do banco, em couro branco. O banco branco é suspenso sobre um fundo luminoso avermelhado, que simboliza a paixão. Essa iluminação é ritmada por pulsações regulares, que remetem aos batimentos do coração.



O painel de instrumentos destaca visualmente as sensações de pilotagem, através da visualização gráfica das informações colhidas através do acelerômetro e dos sensores de velocidade. A tela central é tátil e integra uma navegação inteligente, que sincroniza os dados do trajeto com a agenda do motorista, para sugerir uma otimização dos compromissos com os percursos.

Um software integrado no painel de instrumentos informa o motorista sobre suas performances dinâmicas de gestão da energia, através de uma interface lúdica e uma visualização gráfica semelhante aos de videogames.

 

O Renault DeZir é motivo por um motor elétrico localizado em posição central traseira, conferindo um equilíbrio ideal às massas. Com uma capacidade de 24 kWh, a bateria de íon lítio fica localizada em posição vertical, atrás do banco. Ela permite uma autonomia de 160 km.  Ainda que a base do motor seja a mesma dos veículos elétricos produzidos em série, uma evolução permite atingir uma potência de 110 kW (150 cv) e um torque de 226 Nm.

Com o objetivo de melhorar a autonomia e as performances dinâmicas, as equipes técnicas do Design da Renault trabalharam na redução do peso do veículo. Assim, a estrutura da carroceria do DeZir é feita de Kevlar® e o chassi tubular em aço é do mesmo tipo que o do Mégane Trophy.

O Renault DeZir dispõe igualmente de elementos de suspensão do Mégane Trophy – com triângulos duplos – proporcionando alto nível de precisão na condução.

A aerodinâmica também recebeu cuidados, com uma estrutura inferior da carroceria carenada e a adoção de um difusor na traseira. Desse modo, o coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) obtido é de 0,25. Isso permite apresentar performances bastante interessantes, como acelerar de 0 a 50 km/h em apenas 2 segundos.

O reaproveitamento da energia da frenagem também faz parte do carro-conceito DeZir, com um dispositivo baseado no funcionamento do KERS (Sistema de Regeneração da Energia Cinética), utilizado na Fórmula 1. Durante a desaceleração, a energia cinética é retida e armazenada na bateria. Através de um comando no volante do Renault DeZir, o motorista pode proporcionar um complemento pontual de potência, da mesma forma que um KERS utilizado na Fórmula 1.

Características técnicas do Renault DeZir.
DIMENSÕES

Rodas (polegadas)
21

Comprimento (mm)
4.225

Largura (mm)
1.968

Altura (mm)
1.163

Altura com as portas abertas (mm)
2.256

Largura com as portas abertas (mm)
2.682

Distância do solo com carga (mm)
110

Distância entre eixos (mm)
2.582

Bitola dianteira (mm)
1.600

Bitola traseira (mm)
1.705

Massa do veículo vazio (kg)
830

Pneus
245/35 R 21
MOTOR
Motor
Elétrico
Transmissão
Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Potência máxima CEE (kW) / (cv)
110 / 150
Torque máximo CEE (Nm)
226
BATERIA
Tipo de bateria
Íon lítio
Autonomia (km)
160
FREIOS - DIREÇÃO
Diâmetro de discos de freio ventilados (em mm)
356 (dianteiro e traseiro)
Pinças
6 pistões (dianteiro e traseiro)
Direção
Elétrica com assistência variável
CONTATOS COM O SOLO – CHASSI
Transmissão
Propulsão
Direta com redutor e inversor dianteiro / traseiro
Propulsão
Elétrica com diferencial pilotado
Chassi
Tubular em aço
PERFORMANCES
Aerodinâmica SCx
0,25
Velocidade máxima (km/h)
180
Aceleração de 0 a 100 km/h em s.
5
Aceleração de 0 a 50 km/h em s.
2


O DeZir foi desenvolvido em parceria com o G. Studio (carroceria), DuPont (estrutura da carroceria em Kevlar®), Michelin (pneus) e o IRCAM – Instituto de Pesquisa e Coordenação de Música e Acústica (som).


Fonte:
Renault - Sala de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010