FREUDENBERG-NOK APRESENTARÁ TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA VEDAÇÕES AUTOMOTIVAS NO CONGRESSO SAE BRASIL 2010

Maior fabricante de retentores e vedações da indústria automobilística mundial, a Freudenberg-NOK apresentará uma série de inovações sustentáveis para as atuais e futuras gerações de veículos durante o Congresso SAE Brasil 2010, a ser realizado de 5 a 7 de outubro no Expo Center Norte, em São Paulo (SP).

No estande, a equipe técnica da empresa estará apresentando a ampla linha de produtos fabricada atualmente no Brasil (formada por retentores, o-rings, selos de haste de válvulas e juntas), além de lançar no país o conceito LESS - Low Emission Sealing Solutions, uma iniciativa focada na criação de vedações capazes de tornar os veículos mais eficientes e ambientalmente corretos.

LESS: Vedações para os Novos Tempos

Com a geração LESS, a Freudenberg-NOK alinha a sua estratégia aos desafios da mobilidade, como a otimização do consumo de combustível e lubrificante, a redução das emissões de poluentes, o aumento da durabilidade, a criação de sistemas sem manutenção e a simplificação da manufatura.

A iniciativa contempla ainda as diversas formas de propulsão do futuro, como as células a hidrogênio, os modelos híbridos e elétricos, além dos movidos a gás, biocombustíveis, flex ou turbo. A ampla linha de produtos estará presente em diversas partes do veículo, como motor, transmissão, direção, suspensões, freios, chassis, ar-condicionado, atuadores e centrais eletrônicas.

Para transformar as ideias em realidade, os centros locais de desenvolvimento contam com o apoio da Freudenberg Research Services, uma estrutura mundial de pesquisa que emprega mais de 200 cientistas e engenheiros. Sua atuação engloba desde compostos elastoméricos até novas fibras e nanopartículas.

Fundamental para os planos mundiais de crescimento da Freudenberg-NOK, a operação brasileira apresentará no Congresso SAE seus primeiros produtos da geração LESS. A partir do próximo ano, serão produzidos no país os retentores POP, ESS, IWDS e Cassette, além das vedações Plug & Seal e os selos Gas Lip.

POP: Menor Atrito para Maior Rendimento

Pioneira na produção de retentores PTFE no país, a Freudenberg-NOK mostrará a segunda geração da tecnologia. A linha POP - PTFE Optimized Performance utiliza novos compostos e formas exclusivas para reduzir ainda mais o consumo de energia do motor, gerado pelo atrito entre o eixo e a vedação. Dessa forma, o retentor se desgasta menos e colabora na redução do consumo e emissões.

ESS: Máxima Vedação com Menor Consumo


Os retentores ESS - Energy Saving Seal também foram criados com o propósito de unir a máxima vedação com o menor atrito. São produzidos a partir de um composto de borracha exclusivo, flexível e resistente, além de possuir lábios com novo design. Possuem alta eficiência em qualquer aplicação, durabilidade superior e reduzem os consumos de combustível e lubrificante.

IWDS: Modular e Inteligente

Aplicado no virabrequim, o retentor IWDS - Integrated Seal With Sensor é a proposta da Freudenberg-NOK para simplificar a montagem dos motores e otimizar o sistema de gerenciamento. Em sua produção é usado um polímero PTFE carregado com ferrita, capaz de oferecer uma excelente vedação com baixo atrito e um sinal de alta precisão para a central eletrônica.

Cassette: Garantia de Proteção Total

Para os diversos sistemas automotivos, do motor às suspensões, onde o nível de impurezas ao redor é elevado e a sua invasão pode degradar o lubrificante e causar sérios danos, a empresa criou os retentores Cassette. Formados por duas partes que trabalham em contato direto, criam uma vedação dupla em labirinto, impedindo a entrada de qualquer agente contaminante.

Plug & Seal: Conexões Rápidas e Perfeitas


A Freudenberg-NOK também estará apresentando os conectores tubulares Plug & Seal. Revestidos com um elastômero especial, oferecem conexões práticas e estanques em pontos de união das galerias de ar, água e óleo dos motores. Também compensam eventuais desalinhamentos ou variações de tolerância entre os canais, além de dispensar o uso de abraçadeiras e o-rings.

Gas Lip: Motores Diesel com Emissões sob Controle


A vedação das hastes de válvulas dos motores diesel se tornou um desafio, devido às altas pressões de trabalho. Para auxiliar os fabricantes a cumprirem as normas ambientais, a empresa criou o Gas Lip, um selo com lábio para a vedação de gases. Sua tecnologia exclusiva garante uma perfeita lubrificação, reduz a queima de lubrificante e impede a fuga de gases pela haste.

Engenharia Reconhecida pela SAE Brasil


Além da apresentação de novas tecnologias, o Congresso SAE Brasil marcará o reconhecimento do desempenho dos engenheiros brasileiros da Freudenberg-NOK. O gerente da divisão de juntas, Rafael Muchon, foi um dos selecionados para receber o prêmio "Jovem Engenheiro".

O reconhecimento é mais uma importante conquista na carreira de Muchon, responsável pela implantação e gestão da unidade produtora de juntas de borracha no Brasil. Inaugurada em 2009, a operação integra o grande plano de investimentos que está sendo realizado pela Freudenberg-NOK no país.

Freudenberg-NOK e Klüber Lubrication

Integrantes do Grupo Freudenberg, a Freudenberg-NOK e a Klüber Lubrication estarão juntas no Congresso SAE Brasil 2010. Com a união, os visitantes do estande (localizado na Rua 8, esquinas D/E) terão a oportunidade de conferir, além das novas vedações, as últimas novidades em lubrificantes industriais.

A Freudenberg-NOK


A Freudenberg-NOK é uma joint venture formada pela união da alemã Freudenberg com a japonesa NOK. Atua com as unidades de negócios Freudenberg-NOK, Simrit, Corteco e Dichtomatik nos mais diversos segmentos, como o automotivo, reposição e industrial.

Especialista no desenvolvimento e produção de retentores, o-rings, vedações hidráulicas e pneumáticas, a Freudenberg-NOK integra a Unidade de Negócios de Tecnologia em Controle de Vibração e Vedação, que emprega mais de 20 mil pessoas e, em 2009, obteve um faturamento acima dos ? 2,2 bilhões.


No Brasil desde 1973, a Freudenberg-NOK possui sua unidade fabril em Diadema (SP), onde emprega cerca de 500 pessoas. Além de atender a todas as montadoras e principais indústrias do país, exporta para a América Latina, Estados Unidos e Europa.


Sobre o Grupo Freudenberg


O Grupo Freudenberg, de origem alemã, atua nos segmentos de vedação, controle de vibrações, não-tecidos, lubrificantes especiais, desmoldantes, filtragem, dentre outros. Emprega mais de 32 mil pessoas em 55 países e registrou um faturamento de ? 4,2 bilhões em 2009.

No Brasil, está presente com seis empresas: Freudenberg-NOK, Freudenberg Não-Tecidos, EagleBurgmann, Chem-Trend, Vibracoustic e Klüber Lubrication.

Fonte:
Taller Comunicação
Douglas Cavallari
Daniel Gomes

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010