JOVEM ENGENHEIRO DA FORD RECEBE PRÊMIO NO CONGRESSO SAE BRASIL

A Ford foi uma das empresas com o maior número de trabalhos técnicos selecionados para apresentação no 19º Congresso Internacional de Tecnologia da Mobilidade da SAE (Associação de Engenheiros Automotivos), em São Paulo, em que também expôs o New Fiesta, novo carro global da marca, como exemplo de inovação tecnológica e de design.

            A Ford foi destacada, ainda, com o Prêmio SAE Brasil Jovem Engenheiro, conquistado por Cláudio Fernandes, técnico especialista de Dinâmica Veicular no Campo de Provas da Ford em Tatuí, no interior paulista. Cláudio recebeu a homenagem de Besaliel Botelho, presidente da SAE. O prêmio é oferecido a profissionais com até 35 anos de idade e formados há 10 anos, que participaram do desenvolvimento de soluções e projetos inovadores e contribuíram para o aprimoramento da qualidade e redução de custos.

            Na Ford desde 2002, Cláudio Fernandes é um dos engenheiros responsáveis pela aplicação da metodologia conhecida como "Ride DNA" de conforto e dinâmica dos carros da Ford. "Desenvolvemos uma metodologia que permite transformar as avaliações subjetivas do veículo, como conforto e vibração, em métricas objetivas. Desse modo, as características podem ser comparadas e nos ajudam a entregar o padrão de dirigibilidade, conforto e estabilidade que os clientes esperam de um carro Ford", explica.

Esse trabalho envolve detalhes como, por exemplo, medir o nível de vibração no trilho do banco do motorista ao passar por lombadas. "É esse tipo de percepção que forma o chamado DNA da marca. Ele nos fornece os parâmetros que precisamos atender para que o motorista, ao dirigir o carro, saiba que está em um Ford."

            Com a adoção do Sistema Global de Desenvolvimento do Produto da Ford (GPDS) o processo de criação de veículos da marca incorporou novas técnicas e aumentou o uso de simulações. "São ferramentas que ajudam a buscar os resultados que buscamos de forma mais precisa e rápida", diz Fernandes, que se formou em Engenharia Naval pela Escola Politécnica da USP em 2001 e concluiu doutorado em Dinâmica Estatística no ano passado. Ele também é professor de Termodinâmica do curso de Engenharia da UNIP, em Sorocaba.

            "A união da prática na indústria com a atividade acadêmica é benéfica para as duas áreas, porque ajuda a difundir as novas tecnologias e o acompanhamento das tendências", completa Fernandes. "É gratificante receber esse reconhecimento de uma instituição importante como a SAE, como resultado do trabalho na Ford, que nos permite aplicar as tecnologias mais avançadas da indústria em âmbito global."

(15/10/2010)
Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010