Carro-conceito "Renault ZX1 Coupé Concept" dá boas-vindas ao futuro

Unir tecnologia de ponta à ousadia estética para criar um carro dos sonhos. Foi a filosofia seguida pelos projetistas da Renault para a concepção do ZX1, carro-conceito de linhas futuristas que promete chamar a atenção do público neste Salão do Automóvel de São Paulo.

Com personalidade única e marcante e formas propositalmente criadas para refletirem movimento e velocidade, mesmo com o carro estacionado, o ZX1 sinaliza o futuro da Renault em termos de design, além de inovar com soluções inteligentes e criativas. Uma aposta na tecnologia!

A preocupação com a aerodinâmica está presente em todo o cupê, que mede 4,51 metros de comprimento e tem carroceria construída em alumínio. Olhando-se de frente, destaca-se o conjunto formado pelos faróis, composto de duas fileiras de leds, e pelas amplas tomadas de ar, com acabamento cromado. Integrados, tais elementos remetem à imagem de duas asas e transpiram modernidade. Ao centro do capô, chama atenção o losango cromado, símbolo da Renault, logo acima da grade preta, em forma de colméia.

Pára-choque dianteiro e pára-lamas formam uma peça única e deixam o esportivo com uma forma compacta. O teto baixo e as janelas pequenas fazem a linha de cintura parecer mais alta e sinuosa e dão uma aparência mais esportiva ao modelo. A esportividade, diga-se de passagem, é reforçada também pelas grandes rodas de liga leve de aro 21, de sete raios e em dois tons, calçadas pelos pneus Michelin Pilot Sport de perfil baixo e 245 milímetros de largura. O estilo futurista é garantido pela ampla área envidraçada, formada pelo pára-brisa, janelas laterais, teto e vidros traseiros.

Mas o que mais chama atenção no Renault ZX1 é seu sistema de abertura de portas. Elas se abrem para cima, separadamente dos vidros, formando com estes ângulos diferentes. O resultado é um incrível efeito visual que dá a impressão de o ZX1 estar voando como uma libélula. O acionamento do mecanismo é feito por meio de um botão no console central e na própria carroceria do automóvel.



Interior de ficção
Assim como a parte externa, o interior do ZX1 também apresenta um visual futurista. A primeira grande novidade incorporada pelo carro conceito Renault ZX1 é a substituição das chaves pelo celular Samsung F700 para acionar o sistema de abertura e fechamento das amplas portas.

Em vez de retrovisores, o ZX1 possui câmeras instaladas nas duas laterais, que projetam as imagens em uma tela colorida localizada na parte superior do painel. Há entradas para equipamentos externos de entretenimento e conectividade, como navegação, rádio e música. Sistemas de vídeo e telefonia Bluetooth também estão presentes. Toda essa tecnologia é acessada por meio de um sistema multimídia central com tela “touch screen”.

Já os passageiros dos bancos traseiros contam com a qualidade do sistema de áudio e vídeo da marca Samsung, que também possibilita a troca de arquivos eletrônicos.

Com predominância das cores preta e vermelha, o interior oferece quatro assentos individuais, e a climatizaçao é regulada individualmente, permitindo que o ar condicionado se dissipe por quatro zonas no habitáculo. O painel possui desenhos assimétricos e traz mostradores transparentes, com iluminação colorida, um conjunto inspirado na aviação. O velocímetro, por sua vez, dispõe de dois modos de visualização: analógico e digital.

Os bancos, de estilo futurista, parecem flutuar sobre o assoalho. Em forma de concha, eles conseguem ao mesmo tempo oferecer conforto e segurar o corpo do motorista, como convém a um legítimo esportivo.



Duzentos cavalos à disposição
Um carro de visual tão provocador, merecia um conjunto mecânico à altura. Por isso, o carro-conceito ZX1 é equipado com motor 2.0 Turbo, movido a gasolina, capaz de gerar 200 cavalos de potência e torque máximo de 28,5 kgfm, a 2.600 rpm, o que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 7,2 segundos. O câmbio é manual de seis marchas, acionado por uma alavanca que lembra um joystick. E seu consumo médio é de 15,4 km/l.

Fonte: Renault - Sala de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010