Sou do Esporte é a única representante da América Latina em estudo internacional sobre governança no esporte






Conduzido pela dinamarquesa Play The Game, o National Sports Governance Observer estuda estabelecer uma matriz de governança para melhorar a qualidade das práticas em organizações esportivas
Rio de Janeiro, 25 de maio de 2017– Mais de 30 profissionais e estudiosos especializados em governança no esporte estarão reunidos, nos dias 29 e 30 de maio, na Universidade Esportiva de Colônia, na Alemanha, para iniciar as discussões sobre a transparência nos processos e decisões tomados por instituições esportivas ao redor do mundo, temas estes que nunca estiveram tão atuais. Com a liderança da dinamarquesaPlay The Game, o estudo visa buscar dados, desenvolver ferramentas e promover diálogos sobre os métodos de governança nas instituições esportivas ao redor do mundo. Na América Latina, a única representante será a Sou do Esporte, que teve sua viagem viabilizada pelo escritório de advocacia Demarest.
“Acreditamos que o esporte é um dos pilares do desenvolvimento social e da inclusão, por esta razão somos apoiadores da Sou do Esporte desde o início de suas atividades. Nos enche de orgulho o fato da organização ter sido escolhida como representante do Brasil neste importante estudo, a melhora da governança corporativa no esporte traz benefícios a todos, contribui para a atração de patrocínios e melhora da relação entre todos os players envolvidos”, declara Claudio Mattos, sócio do Demarest Advogados e ex-atleta de alto rendimento.
A Presidente da Sou do Esporte Fabiana Bentes acredita que a participação dos representantes da SDE Luis Felipe Barros e Luis Haas em um projeto internacional de governança é favorável para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Ao construir, junto à Europa, esta matriz de governança esportiva internacional, já traremos para o país as melhores práticas de governança no esporte do mundo, e o Brasil só terá benefícios. Neste sentido, a atração de patrocinadores, o desenvolvimento da base e a potencialização do esporte de alto rendimento serão consequências da adoção de modelos de governança mais eficazes, que melhoram a eficiência e aumentam a confiança nas entidades esportivas brasileiras. É uma oportunidade para o país. Para o prêmio Sou do Esporte Governança 2017, já elevaremos o "sarrafo" para um âmbito de governança no esporte com práticas mundiais”, comentou.

A ferramenta
O National Sports Governance Observer é uma ferramenta de comparação dos padrões de governança de confederações. Ela é focada em quatro áreas principais: transparência e comunicação pública, processos democráticos, separação de poderes e solidariedade. A plataforma busca fomentar discussões sobre boas práticas de gestão e incentivar a adoção de novos processos nas organizações esportivas.
O projeto visa envolver representantes de federações e confederações nacionais, legisladores em prol do esporte, instituições públicas, pesquisadores e o público geral, de modo a promover debates públicos acerca dos desafios relacionados às boas práticas de governança; educar e treinar líderes do setor; produzir e divulgar dados nacionais e internacionais sobre a governança das instituições; e discutir, adaptar e aplicar a ferramenta nas organizações.
O National Sports Governance Observer foi desenvolvido entre 2012 e 2013 pela Play The Game em conjunto com seis universidades da Europa e com o Centro de Jornalismo Europeu. Atualmente, a iniciativa está sendo ampliada para outros países dentro e fora do Velho Continente, incluindo a América Latina.

Sobre a Sou do Esporte
A Sou do Esporte é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações para o desenvolvimento do esporte brasileiro e atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Desde 2015, a Sou do Esporte fomenta o patrocínio esportivo sustentável, a massificação do esporte em comunidades, e estimula a modernização da indústria esportiva por meio de boas práticas de gestão e governança.
http://soudoesporte.com.br
Facebook@SouDoEsporte Instagram@soudoesporte Twitter@soudoesporte



Assessoria de Imprensa
S/A LLORENTE & CUENCA
Bete Lima
Paulo Henrique Calmon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barba exige cuidados básicos, mas fundamentais

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo