Sou do Esporte é a única representante da América Latina em estudo internacional sobre governança no esporte






Conduzido pela dinamarquesa Play The Game, o National Sports Governance Observer estuda estabelecer uma matriz de governança para melhorar a qualidade das práticas em organizações esportivas
Rio de Janeiro, 25 de maio de 2017– Mais de 30 profissionais e estudiosos especializados em governança no esporte estarão reunidos, nos dias 29 e 30 de maio, na Universidade Esportiva de Colônia, na Alemanha, para iniciar as discussões sobre a transparência nos processos e decisões tomados por instituições esportivas ao redor do mundo, temas estes que nunca estiveram tão atuais. Com a liderança da dinamarquesaPlay The Game, o estudo visa buscar dados, desenvolver ferramentas e promover diálogos sobre os métodos de governança nas instituições esportivas ao redor do mundo. Na América Latina, a única representante será a Sou do Esporte, que teve sua viagem viabilizada pelo escritório de advocacia Demarest.
“Acreditamos que o esporte é um dos pilares do desenvolvimento social e da inclusão, por esta razão somos apoiadores da Sou do Esporte desde o início de suas atividades. Nos enche de orgulho o fato da organização ter sido escolhida como representante do Brasil neste importante estudo, a melhora da governança corporativa no esporte traz benefícios a todos, contribui para a atração de patrocínios e melhora da relação entre todos os players envolvidos”, declara Claudio Mattos, sócio do Demarest Advogados e ex-atleta de alto rendimento.
A Presidente da Sou do Esporte Fabiana Bentes acredita que a participação dos representantes da SDE Luis Felipe Barros e Luis Haas em um projeto internacional de governança é favorável para o desenvolvimento do esporte no Brasil. “Ao construir, junto à Europa, esta matriz de governança esportiva internacional, já traremos para o país as melhores práticas de governança no esporte do mundo, e o Brasil só terá benefícios. Neste sentido, a atração de patrocinadores, o desenvolvimento da base e a potencialização do esporte de alto rendimento serão consequências da adoção de modelos de governança mais eficazes, que melhoram a eficiência e aumentam a confiança nas entidades esportivas brasileiras. É uma oportunidade para o país. Para o prêmio Sou do Esporte Governança 2017, já elevaremos o "sarrafo" para um âmbito de governança no esporte com práticas mundiais”, comentou.

A ferramenta
O National Sports Governance Observer é uma ferramenta de comparação dos padrões de governança de confederações. Ela é focada em quatro áreas principais: transparência e comunicação pública, processos democráticos, separação de poderes e solidariedade. A plataforma busca fomentar discussões sobre boas práticas de gestão e incentivar a adoção de novos processos nas organizações esportivas.
O projeto visa envolver representantes de federações e confederações nacionais, legisladores em prol do esporte, instituições públicas, pesquisadores e o público geral, de modo a promover debates públicos acerca dos desafios relacionados às boas práticas de governança; educar e treinar líderes do setor; produzir e divulgar dados nacionais e internacionais sobre a governança das instituições; e discutir, adaptar e aplicar a ferramenta nas organizações.
O National Sports Governance Observer foi desenvolvido entre 2012 e 2013 pela Play The Game em conjunto com seis universidades da Europa e com o Centro de Jornalismo Europeu. Atualmente, a iniciativa está sendo ampliada para outros países dentro e fora do Velho Continente, incluindo a América Latina.

Sobre a Sou do Esporte
A Sou do Esporte é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações para o desenvolvimento do esporte brasileiro e atua como rede de relacionamento entre atletas, entidades esportivas, poder público e setor privado. Desde 2015, a Sou do Esporte fomenta o patrocínio esportivo sustentável, a massificação do esporte em comunidades, e estimula a modernização da indústria esportiva por meio de boas práticas de gestão e governança.
http://soudoesporte.com.br
Facebook@SouDoEsporte Instagram@soudoesporte Twitter@soudoesporte



Assessoria de Imprensa
S/A LLORENTE & CUENCA
Bete Lima
Paulo Henrique Calmon

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010