Maio Amarelo: empresas investem em tecnologias e campanhas para prevenção de acidentes
Essa tecnologia trouxe resultados satisfatórios. Segundo o especialista em tecnologias para prevenção de acidentes da Veltec, Giovani Benedetti, já foi possível constatar uma redução de mais de 80% de acidentes com empresas de transportes que utilizam a telemetria. A tecnologia deu origem ao Safe Drive, solução que emite alertas em tempo real para o motorista quando identifica alguma irregularidade no trajeto como excesso de velocidade, frenagem, aceleração brusca e até a aproximação de trecho com alto risco de acidentes. “É uma das grandes inovações tecnológicas em prevenção de acidentes gerada para o setor de transportes”, reforça Benedetti. Além das aquisições tecnológicas, organizações estão investindo também em campanhas de condução consciente no trânsito. A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do país, realiza semanalmente uma campanha batizada de “Diálogo de segurança”. A ação já impactou cerca de 8 mil motoristas e a empresa notou que seus condutores estão mais conscientes após a ação. Para o coordenador de logística da BRF, Luís Marques é preciso pulverizar a ideia de que correr no trânsito é sinônimo de faturar mais. "Muitos motoristas pensam que quanto mais correm, mais vão faturar e se esquecem do mais importante, a preservação da vida”. Ainda segundo o coordenador, a evolução de tecnologias auxiliou bastante o setor de transportes: “Não tenho dúvidas de que a tecnologia está contribuindo de forma significativa para a redução de acidentes. A telemetria, por exemplo, permite intervenções que podem salvar vidas. Antigamente era utilizado o tacógrafo para fazer medições de velocidade e outros dados, porém somente era possível acessá-los após a viagem, ou seja, não tinha como intervir em situações de risco”, analisa. “Com o avanço da tecnologia é possível gerar um alerta ao motorista no ato da imprudência e evitar que ocorram acidentes fatais, além de mostrar para os condutores possíveis performances prejudiciais e fazê-lo evoluir nesta questão. A condução consciente, além de salvar vidas, ainda reflete de forma significativa na saúde financeira do negócio”, conclui Marques. A Triunfo Norte, empresa de concessão de rodovias, também investe em tecnologias e campanhas para estimular uma conduta mais consciente no trânsito. Segundo Renata Paiva, gerente de operações da empresa, quando o monitoramento começou, há 10 anos, houve resistência dos motoristas por conta do acompanhamento mais rigoroso. Mas atualmente eles enxergaram o quanto a tecnologia auxiliou-os a terem disciplina para uma condução consciente. Já a empresa de ônibus de viagem Águia Branca encontrou na integração entre telemetria e câmeras a solução para aumentar em até 50% a performance do negócio. O gerente de planejamento operacional da divisão passageiro, André Cerqueira, revela que a tecnologia com imagens levou assertividade para a empresa. “Com o monitoramento por telemetria que mostra com dados precisos a performance perigosa munida de imagens, conseguimos conscientizar os motoristas e elevar a maturidade de segurança na empresa. Há quatro anos não sofremos acidentes de maior relevância”, destaca o executivo. Adepta de campanhas de conscientização, atualmente a empresa está concentrada na ação “Pós Movimento”, cuja proposta é conscientizar as pessoas a manterem o mesmo nível de atenção no trânsito e manutenção de veículos, pós festas de fim de ano e carnaval. Para o especialista em tecnologias para prevenção de acidentes da Veltec, Giovani Benedetti, o Brasil é um país com preparo tecnológico para reverter estes números de acidentes e tem capacidade para virar o jogo. Sobre a empresa A Veltec é pioneira no desenvolvimento de tecnologias para o monitoramento de frotas com foco em prevenção de acidentes (evitam até 86%), redução de custos com manutenção (em até 60%) e combustível (em até 10%). A inovação presente em suas soluções consegue identificar e emitir informações em tempo real tanto para o condutor quanto para os gestores da frota. Criada em Londrina a empresa tem 12 anos de mercado e conta com clientes de grande porte como: JBS, Ambev e Raízen. https://veltec.com.br/ Fonte: Ato.Z Comunicação Atendimento: Kelly Souza |
Comentários