Maio Amarelo: empresas investem em tecnologias e campanhas para prevenção de acidentes







 
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América Latina. Os altos índices de acidentes nas estradas, que destroem diversas famílias não param de crescer, na maioria das vezes são causados por imprudência no trânsito. E o protagonista destes acidentes, por mais que haja campanhas de conscientização e radares espalhados por todo o país, ainda é o excesso de velocidade.Em busca de uma solução funcional e preventiva, empresas de transportes acionaram tecnologias para auxiliar no quesito prevenção de acidentes. Entre elas a telemetria, tecnologia que monitora em tempo real o comportamento do motorista no trânsito e alerta de imediato o condutor, caso seja identificada alguma situação de risco, como excesso de velocidade ou curva perigosa.
Essa tecnologia trouxe resultados satisfatórios. Segundo o especialista em tecnologias para prevenção de acidentes da Veltec, Giovani Benedetti, já foi possível constatar uma redução de mais de 80% de acidentes com empresas de transportes que utilizam a telemetria.   A tecnologia deu origem ao Safe Drive, solução que emite alertas em tempo real para o motorista quando identifica alguma irregularidade no trajeto como excesso de velocidade, frenagem, aceleração brusca e até a aproximação de trecho com alto risco de acidentes. “É uma das grandes inovações tecnológicas em prevenção de acidentes gerada para o setor de transportes”, reforça Benedetti.
Além das aquisições tecnológicas, organizações estão investindo também em campanhas de condução consciente no trânsito.  A BRF, uma das maiores empresas de alimentos do país, realiza semanalmente uma campanha batizada de “Diálogo de segurança”. A ação já impactou cerca de 8 mil motoristas e a empresa notou que seus condutores estão mais conscientes após a ação.
Para o coordenador de logística da BRF, Luís Marques é preciso pulverizar a ideia de que correr no trânsito é sinônimo de faturar mais. "Muitos motoristas pensam que quanto mais correm, mais vão faturar e se esquecem do mais importante, a preservação da vida”.
Ainda segundo o coordenador, a evolução de tecnologias auxiliou bastante o setor de transportes: “Não tenho dúvidas de que a tecnologia está contribuindo de forma significativa para a redução de acidentes. A telemetria, por exemplo, permite intervenções que podem salvar vidas. Antigamente era utilizado o tacógrafo para fazer medições de velocidade e outros dados, porém somente era possível acessá-los após a viagem, ou seja, não tinha como intervir em situações de risco”, analisa.
“Com o avanço da tecnologia é possível gerar um alerta ao motorista no ato da imprudência e evitar que ocorram acidentes fatais, além de mostrar para os condutores possíveis performances prejudiciais e fazê-lo evoluir nesta questão.  A condução consciente, além de salvar vidas, ainda reflete de forma significativa na saúde financeira do negócio”, conclui Marques. 
A Triunfo Norte, empresa de concessão de rodovias, também investe em tecnologias e campanhas para estimular uma conduta mais consciente no trânsito. Segundo Renata Paiva, gerente de operações da empresa, quando o monitoramento começou, há 10 anos, houve resistência dos motoristas por conta do acompanhamento mais rigoroso. Mas atualmente eles enxergaram o quanto a tecnologia auxiliou-os a terem disciplina para uma condução consciente. 
Já a empresa de ônibus de viagem Águia Branca encontrou na integração entre telemetria e câmeras a solução para aumentar em até 50% a performance do negócio. O gerente de planejamento operacional da divisão passageiro, André Cerqueira, revela que a tecnologia com imagens levou assertividade para a empresa. “Com o monitoramento por telemetria que mostra com dados precisos a performance perigosa munida de imagens, conseguimos conscientizar os motoristas e elevar a maturidade de segurança na empresa. Há quatro anos não sofremos acidentes de maior relevância”, destaca o executivo.
Adepta de campanhas de conscientização, atualmente a empresa está concentrada na ação “Pós Movimento”, cuja proposta é conscientizar as pessoas a manterem o mesmo nível de atenção no trânsito e manutenção de veículos, pós festas de fim de ano e carnaval. 
Para o especialista em tecnologias para prevenção de acidentes da Veltec, Giovani Benedetti, o Brasil é um país com preparo tecnológico para reverter estes números de acidentes e tem capacidade para virar o jogo

Sobre a empresa
A Veltec é pioneira no desenvolvimento de tecnologias para o monitoramento de frotas com foco em prevenção de acidentes (evitam até 86%), redução de custos com manutenção (em até 60%) e combustível (em até 10%). A inovação presente em suas soluções consegue identificar e emitir informações em tempo real tanto para o condutor quanto para os gestores da frota. Criada em Londrina a empresa tem 12 anos de mercado e conta com clientes de grande porte como: JBS, Ambev e Raízen.
https://veltec.com.br/



Fonte:
Ato.Z Comunicação 
Atendimento: Kelly Souza 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010