CCR ViaOeste distribui gibis da Turma da Mônica sobre segurança no trânsito durante teatro gratuito em Sorocaba







A ação faz parte da mobilização da concessionária em prol do Maio Amarelo e acontece no próximo sábado, 27, durante a apresentação do Teatro a Bordo, apresentado pelo Instituto CCR, na rua do Residencial Carandá.
O material é fruto de parceria entre a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) com a Mauricio de Sousa Produções para conscientizar a população paulista sobre o trânsito..
Em prol do Maio Amarelo, a CCR ViaOeste distribuirá gratuitamente cerca de 400 gibis “Turma da Mônica – Educação no Trânsito não tem idade” para os expectadores do Teatro a Bordo, trazido pelo Instituto CCR no próximo sábado, 27, para o Residencial Carandá, em Sorocaba. A revista conscientiza as crianças para que sejam pedestres e futuros motoristas responsáveis por meio de historinhas e passatempos. Na sexta-feira, 26, o Teatro a Bordo promoverá ações culturais na região.
As revistas da Turma da Mônica com temas de segurança viária são resultado de uma parceria da Artesp (Agência de Transportes do Estado de São Paulo) com a Mauricio de Sousa Produções e integram as ações do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. Confira a versão digital no link:http://turmadamonica.uol.com.br/educacaonotransito/
O Teatro a Bordo é o primeiro teatro móvel, instalado em um caminhão, e que funciona com energia solar do Brasil. Durante os espetáculos, o Teatro a Bordo realizará atividades gratuitas (ver abaixo), como oficinas educativas, visitas às escolas, cortejos, peças de teatro e apresentações de artistas locais. O projeto tem dez anos de estrada e foi visto por mais de 400 mil espectadores em aproximadamente 200 cidades brasileiras.
Inspirados nas trupes da commedia dell'arte que cruzavam a Europa entre os séculos XV e XVIII em carroças e, muitas vezes, criavam efeitos de luz em seus espetáculos com o sol refletido em espelhos, o Teatro a Bordo utiliza a tecnologia atual para dar vida às histórias. Aliando arte e sustentabilidade, o projeto utiliza desde 2015 a eletricidade solar para iluminar seus espetáculos, contando com um sistema fotovoltaico projetado para a captação solar no teto do seu contêiner-palco.
“Nosso objetivo é, por meio de uma ação que leva a Cultura de maneira acessível e divertida para as pessoas, conseguir também cumprir nosso papel de educadores sobre a segurança viária. Motoristas mais preparados significam também um trânsito mais seguro”, destaca Sergio Ribeiro, gestor de Comunicação e Relações Institucionais da CCR ViaOeste.
Programação
O Teatro a Bordo oferece programação diversificada: personagens da tradição oral brasileira, músicas do cancioneiro popular, gagues de palhaços, interação com o público em oficinas educativas e valorização da cultura local com os artistas da cidade, além de trazer a mensagem da sustentabilidade como um compromisso de todos.
As atividades não se restringem apenas ao local onde o contêiner-teatro estaciona. Assim como faz o circo em sua chegança, os artistas realizam cortejos pela cidade e intervenções nas escolas públicas um dia antes, com brincadeiras e informações sobre a programação. Depois, o contêiner se transforma em palco para as apresentações gratuitas e abertas ao público.
Programação livre para todas as idades.
Confira!

SOROCABA/SP
Local: RUA DO RESIDENCIAL CARANDÁ – RUA SEM SAÍDA EM FRENTE À UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Gratuito
DIA 26 de maio - sexta-feira (A chegança dos artistas)
9h00 às 16h30 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS PELO BAIRRO
16h00 às 17h30 -  OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES” 

DIA 27 de maio - sábado (As apresentações na praça)
10h00 - CORTEJO DE CHEGANÇA DOS ARTISTAS
14h30 - OFICINA “CONFECÇÃO DE BONECOS BRINCANTES”
16h00 - CIRCO “SESSÃO SOLene”
17h00 - APRESENTAÇÕES DOS ARTISTAS DA CIDADE
18h00 – VÍDEO “SESSÃO DE CURTAS-METRAGENS”
18h30 - TEATRO “DE SOL A SOL”
Sinopses:
CORTEJO DE CHEGANÇA 
A Caravana Teatro a Bordo se reúne na praça da cidade com sua trupe de artistas e faz um cortejo pelas escolas e ruas da cidade para convidar o público a participar das jornadas de atividades gratuitas.
BONECOS BRINCANTES
Oficina Educativa. Duração de 90min.
De maneira descontraída e para todos os públicos, os oficineiros ensinam como fazer um boneco brincante de forma artesanal, utilizando materiais recicláveis como papelão, tampinhas de garrafa plástica, além de cordas e tecidos. Ao final, uma história coletiva com os bonecos confeccionados será criada e encenada junto a todos os participantes da oficina.
SESSÃO SOLene
Performance Circense. Duração de 45min.
Um apresentador e dois palhaços fazem uma Sessão SOLene de abertura brincando com o público e contemplando o pôr do sol.
DE SOL A SOL
Espetáculo de teatro. Duração de 60min. Com Grupo Teatro Aberto.
Em um misto de ficção e realidade, De Sol a Sol conta as aventuras vividas por uma trupe de artistas a bordo de seu contêiner, traçando rotas por terras, trilhos e mares. 
Informações sobre o projeto: www.teatroabordo.com.br


 
Assessoria de Comunicação CCR ViaOeste 
Matheus Clemente

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010