Scania promove treinamento para colaboradores motociclistas sobre trânsito seguro






Com foco na proteção à vida, a ação é parte das iniciativas da empresa para o Maio Amarelo e contará com a parceria da Yamaha e da Polícia Rodoviária Estadual
São Paulo, 25 de maio 2017 – Atenta à segurança de seus colaboradores dentro e fora do trabalho, a Scania, que apoia o movimento Maio Amarelo, adotou ações internas como iluminação do prédio da administração central nas cores da campanha, conteúdo nos canais internos e exposição de banners para reforçar a importância da direção segura para redução de acidentes. Sabendo que os que mais sofrem com a imprudência nas estradas são os motociclistas, a montadora vai realizar, no dia 28 maio, na fábrica em São Bernardo do Campo, uma programação especial para os colaboradores que se locomovem sobre duas rodas.
Eles terão a oportunidade de participar de uma palestra ministrada pela PRE (Polícia Rodoviária Estadual) e um treinamento prático com representantes da empresa de motocicletas Yamaha. “Para evitar acidentes, precisamos de boas estradas, de veículos em boas condições e, principalmente, de condutores responsáveis”, diz Rogério Rezende, diretor de Assuntos Institucionais e Governamentais da Scania Latin America.
O evento tem o objetivo de reforçar a campanha #MinhaEscolhaFazADiferença, que traz a importância das escolhas e decisões de pilotos e motoristas nas vias brasileiras, como a opção de não conduzir sob efeito de álcool ou não usar capacete ao conduzir motocicletas. “A intenção é colocar em pauta a segurança nas vias e mobilizar a sociedade para reduzir as tristes estatísticas”, acrescenta Rogério
“Estimular atitude segura pode nos ajudar a mitigar os riscos de acidente no trajeto de casa para o trabalho ou até mesmo no momento de lazer”, diz Álvaro Fonseca, chefe da Engenharia de Segurança da Scania. “A motocicleta é um meio de transporte prático e que oferece bastante mobilidade, mas também expõe a riscos graves e que podem ser fatais” acrescenta.
O treinamento acontecerá na pista de testes de caminhões da própria montadora. Na atividade prática, o colaborador será submetido a testes de frenagem, equilíbrio dinâmico e receberá informações importantes para o cotidiano como o reconhecimento do ‘ponto cego’ de automóveis. Desde o final do ano passado, a Scania vem investindo neste tipo de ação que já atingiu cerca de 20% do público interno que utiliza motocicleta como meio de transporte.
Maio Amarelo – A cada 12 minutos morre um brasileiro no trânsito, um total de 123 pessoas diariamente. Segundo dados do Detran, cerca de 91% dos acidentes são causados por falhas humanas, porém até abril de 2017 a Polícia Rodoviária Estadual registrou uma queda de 17% no número de vítimas nas estradas. Apesar disso, em 41% dos casos fatais envolvem motociclistas.
Para o Capitão Yuki, Relações Públicas do 1º Batalhão da Polícia Militar Rodoviária Estadual, a participação do poder público, instituições privadas e da sociedade auxiliam na criação de uma cultura de conscientização no trânsito. “Ações como essas da Scania são imensuráveis, pois mostra a preocupação com o bem-estar de seus colaboradores e ajuda a multiplicar o conhecimento a respeito da segurança viária, além de estimular práticas diárias com o objetivo de reduzir o número de acidentes e mortes”.
Em 2010, a Assembleia Geral das Nações Unidas editou uma resolução definindo o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. Essa decisão tem como meta reduzir pela metade as mortes e feridos globais. Com isso nasceu o Movimento Maio Amarelo com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

SOBRE A SCANIA
A Scania, referência mundial em soluções de transporte sustentável, é um dos principais fabricantes de caminhões pesados, de ônibus e de motores industriais e marítimos. Os serviços têm participação crescente nos negócios da empresa, assegurando aos clientes soluções de transporte econômicas e com alta disponibilidade operacional. Com 46,2 mil colaboradores, a empresa está presente em mais de 100 países, com linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina e com possibilidade de intercâmbio global de componentes e veículos completos. Em 2016, a receita líquida da Scania alcançou 103,92 bilhões de coroas suecas e o lucro líquido do exercício, após a dedução de impostos, foi de 3,2 bilhões de coroas suecas.
SCANIA 60 ANOS – Em 2017, a Scania comemora 60 anos no Brasil, história marcada por uma trajetória sólida construída a partir de uma engenharia de ponta, da qualidade dos produtos, da força da rede de concessionárias e do foco na necessidade do cliente. Ao desembarcar no país no final dos anos de 1950, foi constituída como Scania-Vabis do Brasil S/A – Motores Diesel, e se instalou no bairro do Ipiranga, sendo a primeira subsidiária da marca fora da Suécia. Em 1962, inaugurou sua fábrica em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista.
Para mais informações sobre a Scania acesse:www.scanialatinamerica.com

ASSESSORIA DE IMPRENSA
Scania Latin AmericaCristiano Soares
S/A Llorente & Cuenca
Adriano Barbosa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Barba exige cuidados básicos, mas fundamentais

Atletas da delegação olímpica brasileira são recebidos no Palácio do Planalto

FPT Industrial chega a marca de 30.000 motores GNV vendidos no mundo