Prática de corrida traz benefícios para a saúde física e mental



A corrida, tanto de rua quanto de academia oferece múltiplos benefícios para o corpo e mente
Foto: João Prospiter

Os benefícios do esporte não são apenas físicos, ele também é responsável por melhorar a qualidade do sono, o humor e muito mais
Foto: João Prospiter





Segundo pesquisa, esporte pode aumentar a expectativa de vida em alguns anos
Quem nunca decidiu dar uma corridinha no parque não sabe os benefícios que a prática do esporte pode trazer para o corpo e a mente. Segundo um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association, um dos principais benefícios da corrida como um esporte regular é o aumento da longevidade! A pesquisa foi realizada com mais de 200 mil pessoas, em um período de seis anos. Os resultados apontaram que aqueles que praticam de forma moderada diminuem em até 44% as chances de morte, aumentando a expectativa de vida: seis anos para homens e cinco para mulheres.
A prática de corridas é responsável por melhorar as funções cardíacas e respiratórias, além de aperfeiçoar a absorção do oxigênio e auxiliar na redução da pressão arterial. Praticante de corridas há cinco anos, o engenheiro José Vicente de Carvalho Filho, de 46 anos, realiza maratonas pelo mundo inteiro e é amante declarado do esporte. “Além dos benefícios físicos, como melhora da respiração e da condição cardíaca, pratico corridas pela diversão que me traz, pelas viagens e pessoas novas que conheço durante as maratonas em outras cidades. Não sigo planilhas para praticar, faço algumas aulas de running e corro no parque de duas a três vezes por semana. É o suficiente. Sinto-me revigorado todos os dias”, ressalta.
Segundo a instrutora da academia Bodytech Crystal, em Curitiba (PR), Tathiane Medeiros Barbosa Thomé, os benefícios do esporte não são apenas físicos, ele também é responsável por melhorar a qualidade do sono, o humor, combater a ansiedade e aumentar a autoestima, seja pela perda de peso ou pela sensação de superação ao ver a evolução no esporte, pela autoconfiança ao concluir uma nova prova, ou mesmo pelo bem estar por conhecer outros corredores. Tudo é uma motivação para continuar a prática. Correr parece simples porque todo mundo já nasce sabendo, mas é importante ter o acompanhamento de um profissional para praticar. “O professor auxiliará a corrigir as técnicas de corrida conforme as individualidades biológicas de cada aluno, auxiliar com a prescrição do volume e intensidade de cada treino conforme o objetivo do aluno, corrigir técnicas de corrida baseado no objetivo de cada um, evitando lesões e usufruindo dos benefícios corretamente”, destaca Tathiane.
Existe tênis correto para corrida? Sim!A forma com que você pisa influencia, e muito, na corrida! Para uma boa prática, é importante utilizar um tênis que seja de acordo com a pisada de cada um. A maneira como o pé encosta no solo pode ser: neutra, supinada, em que o pé toca o solo com a face externa do calcanhar e se mantém na banda externa do pé, ou pronada, quando a parte de fora do calcanhar toca no chão, o pé inicia uma rotação excessiva para dentro. “A forma com que você pisa influencia diretamente na sua postura e na saúde da sua coluna, por isso é importante ter um tênis que se encaixe às suas necessidades, que auxilie a corrigir a sua pisada. Também é importante encontrar um tênis com amortecimento indicado para o seu peso corporal. Garantindo assim, conforto e qualidade nos treinos, lembrando que a melhora no desempenho e nos resultados é decorrente da frequência e comprometimento com os treinos”, ressalta a profissional.
RestriçõesCaso o aluno apresente alguma lesão articular ou muscular decorrente da corrida, ou que a corrida possa ser um agravante, deve-se suspender os treinos até que se recupere da lesão, e retornar aos poucos. O que mais chama a atenção na questão das restrições é a prática durante a gravidez. As futuras mamães devem tomar extremo cuidado com isso! “Mulheres que estão acostumadas a correr podem continuar durante a gestação, desde que com acompanhamento e autorização do obstetra e de um profissional de educação física, e com volumes e intensidades um pouco menores, sempre paralelo a um trabalho de fortalecimento muscular, principalmente da região do assoalho pélvico. Importante também ter atenção redobrada com a hidratação durante os treinos, e procurar treinar, de preferência, em ambientes climatizados, para ter o mínimo de variação de temperatura corporal e frequência cardíaca. Garantindo um treino seguro para a mamãe e seu bebê”, recomenda a profissional. Mulheres que nunca correram ou com pouco tempo de corrida, devem suspender a prática neste caso. Mas, quando a futura mamãe quer realizar alguma atividade física, recomenda-se exercícios de pouco ou nenhum impacto, como bicicleta ergométrica ou transport, também paralelo ao trabalho de fortalecimento muscular, seja na musculação ou pilates.
Sobre Bodytech Crystal:
A Bodytech Company é conhecida como referência no mercado fitness e conta com 100 academias no Brasil: 52 Bodytech (49 próprias e 3 clubes administrados) e 48 da marca Fórmula (com 18 próprias e 30 franquias). Em Curitiba, a unidade atua há três anos em um espaço de 1100 m², localizado dentro do Shopping Crystal, levando adiante o conceito wellness, que busca promover a saúde física e mental dos seus clientes. Dentre seus diferenciais estão os instrutores altamente qualificados, equipamentos de alto nível de padronagem, programas exclusivos de treinamento, aparelhos voltados para o treinamento funcional e as aulas coletivas diferenciadas, como o Pilates RefFit e as aulas de ciclismo e corrida.
SERVIÇO:
Bodytech Shopping CrystalRua Comendador Araújo, 731 - Batel Centro Acesso pelos pisos L1 e G3 - Curitiba – PRHorário de funcionamento:Segunda a sexta das 06h às 23h / Sábado das 09h às 18h / Domingo das 09h às 14hEstacionamento gratuito por 3 horas para os alunos.Site:www.bodytech.com.brFacebook: bodytech.academiasTwitter: @bt_bodytechInstagram: @bt_bodytech

Fonte: 
Evellyn Ezidio
Assessora de Imprensa da Bodytech Crystal
Exiba imagens para confirmar leitura

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010