Calçados ajudam a complementar o look











Especialista em comportamento dá dicas para não errar na escolha

CURITIBA, 29/05/2017 – Peça fundamental no nosso dia a dia, é difícil sair sem eles, afinal, os calçados são a proteção dos nossos pés. A variedade é imensa: chinelos, sandálias, rasteiras, tênis e botas. Podem ainda servir como peça de destaque e complemento ao look. Por isso, é importante fazer a escolha correta, e para não errar, a consultora de Comportamento Profissional e de Etiqueta Social, Maria Inês Borges da Silveira, professora do ISAE – Escola de Negócios, separou algumas dicas especiais.

Segundo Maria Inês, é sempre importante levar em consideração alguns detalhes como o gênero (esporte, a rigor), a qualidade (material utilizado na produção da peça), proporção (tamanho do salto de acordo com o tipo físico), e os detalhes. “Se você ficar atento aos detalhes básicos, o calçado não só protege os pés, como valoriza o traje que a pessoa está usando”, comenta.

Quanto aos sapatos femininos, tem uma variedade maior de estilos e opções. E estão sempre sofrendo influências da moda, ora tachados, ora limpos, ora coloridos ou com estampas. No período de calor, são leves e abertos. Tamancos, sandálias, mules, ganham as ruas nessa época. Já no inverno, as apostas são os calçados clássicos e fechados, com materiais em couro, pelica, verniz ou camurça. Esse ano, uma tendência são os brilhos, vistos nas passarelas do mundo.

Para cada ocasião existe um tipo de calçado. No gênero passeio completo ou gala, por exemplo, os sapatos e sandálias normalmente são forrados com o tecido do vestido, dourados, prateados, com pedras, strass, cetim, sempre com salto. Os esporte fino e passeio, tem opções em couro, pelica, e você pode sempre investir em um belo par de escarpins, que é uma opção clássica e elegante. Um gênero mais comum e que vem agradando aos estilistas é o esporte. Tênis, sapatenis, sapatilhas, rasteiras, são peças mais usuais e que podem dar um charme ao cotidiano, dependendo do material que é feita.

A consultora de etiqueta também separou algumas dicas para adequar os modelos ao seu estilo. Sapatos com gáspea alta, estilo mocassins, engrossam as pernas, ficam bem com jeans, mas devem ser evitados com saias, já que podem dar um ar colegial a produção. Já os com a gáspea baixa alongam as pernas. Se você quer diminuir o tamanho dos pés, aposte em sapatos escuros, os claros tentem a aumenta-los. É importante que as peças estejam sempre limpas e em ordem. Cores que são práticas e facilitam a combinação são preto, bege, castor e marrom.

Antigamente os sapatos tinham que combinar com a bolsa, hoje isso não existe, você pode usar outras cores, deste que o conjunto esteja harmônico. A consultora alerta ainda para o conforto, já que você provavelmente passará horas com eles. “O calçado faz parte do nosso cotidiano, passamos quase que o tempo todo com eles, por isso é importante que eles sejam confortáveis, assim evitam machucados e bolhas e você mantém o look lindo”, finaliza Maria Inês.

Bruna Bozza
P+G Comunicação Integrada 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010