Guten demonstra ferramenta digital que transforma o ensino de leitura na Bett Educar 2017







Empresa apresenta as facilidades da única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticos, além de fornecer relatórios automáticos sobre as competências leitoras dos alunos. A diretora pedagógica da Guten faz uma palestra no congresso.
GutenBettEducar2017Wallpaper
São Paulo10 de maio de 2017 – A Guten Educação e Tecnologia, empresa especialista em leitura que disponibiliza a única plataforma de linguagens que estimula o desenvolvimento da leitura por meio de textos jornalísticos, leva seus especialistas para a Bett Educar 2017 para apresentar a educadores e gestores de escolas como é possível inovar e transformar o ensino de leitura no que se refere à compreensão e interpretação de textos. A Bett Educar 2017 acontece entre 10 e 13 de maio, no São Paulo Expo. Além do estande, no qual a ferramenta digital para o ensino de leitura é destaque, a Guten participa do congresso, com palestra de Letícia Reina, diretora pedagógica.
Danielle Brants- GutenNa exposição, a equipe da Guten demonstra como a plataforma digital Guten News contempla os grandes temas da atualidade de forma simples e descomplicada, e como é feito o acompanhamento da evolução dos alunos nas habilidades de leitura. “A Guten busca transformar a vida de estudantes brasileiros, tornando-os grandes leitores. Com o uso da pedagogia e da tecnologia, inovamos na apresentação de grandes temas da atualidade e no acesso a esses conteúdos em linguagem adequada para o público infantojuvenil, despertando o prazer pela leitura de notícias. Além disso, a ferramenta empodera e facilita o trabalho do professor no processo de avaliação das competências leitoras. Os alunos têm necessidades diferentes e oferecemos aos professores uma poderosa ferramenta de avaliação que possibilita a aplicação de atividades personalizadas e inclusivas que favorecem o desenvolvimento de cada um”, destaca Danielle Brants, fundadora da Guten.
Os professores podem conhecer os conteúdos e a metodologia aplicada para o desenvolvimento da competência leitora, que amplia o repertório de mundo dos alunos, dando subsídios para produções textuais de qualidade por meio de reportagens, entrevistas e infográficos, além dos relatórios de avaliação e personalização que permitem intervenções pedagógicas mais direcionadas.
A leitura é uma competência fundamental ao bom aproveitamento de todas as disciplinas e fontes de conhecimento. O tema é tão relevante que deficiências na área de matemática, por exemplo, podem estar ligadas a problemas de interpretação de textos, porque os estudantes não compreendem o enunciado das questões.
Para mudar essa realidade, um número cada vez maior de escolas adotou a plataforma Guten News. São mais de 30 mil usuários em São Paulo e Região do Grande ABC (SP), Campina Grande (PB), Campo Grande, Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Resende (RJ), Rio de Janeiro e São Luís, com resultados muito positivos.
A Guten conta com uma equipe formada por especialistas nas áreas da leitura, pedagogia, linguística aplicada, linguística computacional, jornalismo e tecnologia.
No congresso, que visa reforçar a vocação para a formação de educadores, Leticia Reina, diretora pedagógica da Guten, realiza a palestra “O desenvolvimento da competência leitora nas diferentes disciplinas” no dia 11 de maio, às 11h. A participação é na sessão “A leitura e a escrita em todas as etapas da educação básica”, que integra um dos cinco eixos norteadores do congresso, o “Práticas de sala de aula”. O tema da Bett Educar 2017, evento que é o maior de tecnologia da educação na América Latina, é “Inovação: novos horizontes para a educação”.
Leticia Reina
LeticiaReina-GutenMestre em linguística aplicada pela PUC-SP, pós-graduada em psicopedagogia pela Unimarco e graduada em psicologia pela Universidade São Marcos, Leticia Reina tem 20 anos de experiência em educação, trabalhou em escolas referência em São Paulo em cargos de coordenação e orientação. Foi professora da pós-graduação no Senac-SP e atuou na elaboração de materiais didáticos na FTD.
Serviço
Bett Educar 2017
De 10 a 13 de maio de 2017, das 9h às 19h
São Paulo Expo
Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo (SP) +55 11 5067 1717
Estande 88D
Credenciamento para visitação gratuita http://www.bettbrasileducar.com.br/Content/Visitando-a-Bett
Congresso
11 de maio de 2017, às 11h
Palestra “O desenvolvimento da competência leitora nas diferentes disciplinas”, de Leticia Reina, integra a sessão “A leitura e a escrita em todas as etapas da educação básica”, do eixo “Práticas de sala de aula”.
Inscrição http://www.easyeventos.com.br/easyweb/CongressoWeb/Autenticacao/Clt_SelecionarCredenciamento.aspx
Sobre a Guten Educação e Tecnologia
Empresa da área de educação que tem a missão de transformar estudantes em leitores proficientes e engajados, a Guten Educação e Tecnologia oferece uma plataforma de leitura para o ensino fundamental com conteúdos interativos e engajadores para alunos, planos de aula que dão suporte aos professores e avaliação continuada das competências leitoras. Desenvolvidas por especialistas em educação e tecnologia, as soluções da Guten – Guten News e Guten Pro – são únicas no segmento educacional: aliam interface, conteúdos prazerosos e didática para engajar estudantes na leitura, ao mesmo tempo em que permitem o acompanhamento contínuo.
A plataforma avalia de acordo com os 21 descritores de Língua Portuguesa estabelecidos pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) para dimensionar a competência em leitura e as matrizes de referência e parâmetro para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e para a Prova Brasil (testes aplicados no quinto e nono ano do ensino fundamental, utilizados para diagnósticos em larga escala com o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro). www.gutennews.com.br.
Recentemente, a Guten foi selecionada para o projeto global Project Literacy Lab (http://projectliteracylab.com/), primeira parceria internacional coordenada pela Pearson e Unreasonable Group com foco em acelerar iniciativas que permitam reduzir o analfabetismo no mundo até 2030. Segundo o Project Literacy, existem 757 milhões de pessoas no mundo consideradas analfabetas ou semianalfabetas. Para ampliar a conscientização sobre o problema, o Literacy Lab tem desenvolvido a campanha Alphabet Of Illiteracy, baseada em um filme que ganhou o Leão de Cannes na categoria Grand Prix (https://www.youtube.com/watch?v=U0Ezto8HG_8), com o mote “Se nós ajudarmos as pessoas a ler e a escrever, nós ajudaremos a resolver os maiores problemas do mundo”. A plataforma já foi adotada por escolas de em São Paulo e Região do Grande ABC (SP), Campina Grande (PB), Curitiba, Fortaleza, João Pessoa, Recife, Resende (RJ), Rio de Janeiro e São Luís.

FONTE PARA A IMPRENSA
Printec Comunicação www.printeccomunicacao.com.br
Eleni Rocha
Betânia Lins

Vanessa Godoy


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010