Trauma gerado por mortes no trânsito aponta lacuna no suporte às famílias das vítimas


Em maio de 2009, o casal Christiane e Gilmar Yared perdeu seu filho e um amigo num acidente causado por um motorista alcoolizado. O trauma vivido serviu de base para a construção de um projeto que visa a apoiar as famílias que vivem o mesmo drama e não encontram apoio no Estado.

Curitiba, 30/9/2010 - Segundo o Ministério da Saúde, acidentes no trânsito ocupam o terceiro lugar do ranking de causa mortis no país. Colisões, atropelamentos e outras formas de violência acontecem a cada 57 segundos. A desatenção, a falta de informação ou de responsabilidade causam uma morte a cada 22 minutos no Brasil.

E, nesse cenário, os familiares e amigos das vítimas enfrentam um profundo trauma psicológico, dramas judiciais e uma sucessão de outros aspectos que mudam definitivamente o rumo de suas vidas. Essa situação foi vivida intensamente pelo casal Gilmar e Christiane Yared, em Curitiba, no Paraná. Na madrugada do dia 7 de maio de 2009, Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida morreram num violento acidente de trânsito por conta de uma inconsequência do ex-deputado estadual Fernando Ribas Carli Filho, que dirigia alcoolizado. Mais de um ano se passou e o caso ainda corre trâmite judiciário.

O trauma vivido pelo casal Yared foi a pedra fundamental para a construção de um importante projeto, que visa a oferecer suporte às famílias que passam por situações similares: o Instituto Paz no Trânsito, que também conta com outros membros preocupados com a falta de segurança no setor. Acompanhe a entrevista exclusiva da Perkons com Gilmar Yared:

PERKONS - Como surgiu a ideia da criação do Instituto?

G.Y - Após vinte dias da morte de nosso filho Gilmar Rafael Souza Yared começamos a receber ligações de famílias desesperadas sem ter onde ir ou quem procurar. Elas buscavam orientações sobre todo o tipo informação; eram inúmeras causas de acidentes de trânsito. Então, percebemos que havia uma lacuna, não só por parte do governo, mas também da sociedade. Problemas realmente sérios, como a falta de informação, a quem recorrer – um verdadeiro suporte – essas respostas não são facilmente encontradas. Nós entendemos que a dificuldade de reestruturação da família é um problema real. O Instituto Paz no Trânsito vem para apoiar, orientar, educar, fiscalizar e pedir punição para assassinos de trânsito.

PERKONS - Em que frentes o Instituto vai agir?

G.Y. – A ideia é trabalharmos, principalmente com apoio aos familiares e educação no trânsito. Queremos fazer com que estas famílias participem de reuniões com a sociedade. A experiência delas é um rico material no que tange a orientação e, principalmente, na criação de projetos focando a segurança e respeito ao trânsito. Com relação à parte legislativa, o Instituto vai trabalhar em conjunto com parlamentares na criação de leis mais severas. A criação de leis de iniciativa popular, uma realidade em diversas cidades brasileiras, é uma das ferramentas que temos em mãos para começar a mudar este triste cenário. Além disso, já está prevista a realização de um Congresso Nacional de Trânsito para a discussão de projetos.


PERKONS - Qual a expectativa com a criação do espaço?

G.Y. – Queremos abrir os olhos da sociedade e mobilizar os órgãos responsáveis para mudanças necessárias. Vamos criar uma estrutura para receber as famílias das vítimas de acidentes e encaminhá-las para os respectivos profissionais das áreas de psicologia, advocacia, psicoterapia e demais áreas de atendimento.

PERKONS - Qual a importância da mobilização da sociedade em prol da segurança no trânsito?

G.Y. - Acreditamos que, nos dias de hoje, o trânsito precisa ter um olhar consciente de profissionais da área e a atenção urgente da sociedade. Perdemos todos os dias 100 jovens nas estradas e ruas de nosso país. O que está sendo feito é muito pouco ou praticamente nada em relação a estas vidas que se perdem diariamente. Não podemos ficar de braços cruzados, aguardando uma reação que não vai vir. É realmente urgente a mobilização da sociedade, que é a maior interessada. Precisamos abraçar concretamente essa causa. É necessário que conscientização, fiscalização e punição, quando necessário.

PERKONS – Como você vê a questão da fiscalização e punição para motoristas que causam acidentes?

G.Y. - Precisamos equipar melhor nossa polícia e cobrar das autoridades competentes mais fiscalização, como blitze em vários pontos estratégicos da cidade que não deverão ser anunciadas e punição exemplar; essencial para que a leitura de nossos jovens seja a correta:"Você é responsável por seus atos, se beber não dirija”.


Sobre a Perkons
A Perkons é uma empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego. A Perkons tem 18 anos de experiência em fiscalização eletrônica de trânsito e foi pioneira neste mercado no país com a invenção da lombada eletrônica em 1992.
Hoje, sua atuação é voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos que ofereçam soluções tanto para a segurança quanto para uma gestão completa do trânsito. A experiência acumulada nestes 18 anos permite a empresa oferecer um mix de produtos e serviços que auxiliam os gestores públicos no planejamento urbano e gestão de tráfego. Entre as expertises da empresa está a elaboração de estudos e projetos que auxiliam na tomada de decisões para a conquista de um trânsito mais fluido e seguro.
Todo o trabalho desenvolvido pela empresa tem base em uma estrutura tecnológica que permite o acompanhamento do trânsito em tempo real, fiscalização de infrações, contagem de fluxo e identificação da frota por categoria e tamanho. A reunião dessas informações oferece aos gestores um raio x completo do trânsito e do comportamento do motorista.
..........................
Perkons S.A.
Relacionamento com a Imprensa
Equipe de Atendimento
Assessor de Comunicação
Juliana Hasse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010