Fiat e FPT assinam convênio com Cetec para desenvolver projetos de inovação na área de mobilidade

A Fiat Automóveis e a FPT- Powertrain Technologies, produtora de motores e transmissões do Grupo Fiat, estabeleceram nesta terça-feira convênio de cooperação com a Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec), com interveniência da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes). O objetivo do convênio é promover  a cooperação técnico-financeiro-científica e o desenvolvimento conjunto de projetos de inovação tecnológica relacionados com a área da mobilidade.

Entre os projetos prioritários estão o desenvolvimento de compósitos de resina e fibras vegetais para novas aplicações em componentes de veículos automotivos  e a síntese de novos materiais cerâmicos nanoestruturados e desenvolvimento de processos de sua aplicação como barreira térmica e superfícies de baixo atrito em motores de combustão interna, visando aumento da eficiência energética. Outra vertente de cooperação é o estudo do comportamento de misturas de diesel mineral e biodiesel de soja e sebo bovino e avaliação dos efeitos de suas utilizações em motores para aplicação em veículos de transporte coletivo.

A cooperação desenvolve-se no âmbito de protocolo de intenções que o Estado de Minas Gerais celebrou, em 19 de novembro de 2008, com o CRF – Centro Ricerche Fiat SpA, o centro de pesquisas da Fiat situado na Itália, através do qual os convenentes definiram sua intenção de desenvolver esforços para a execução de projetos de interesse comum, envolvendo as próprias estruturas de pesquisa e também Universidades, Centros de Pesquisas e outros Centros de Excelência.

Assinam o convênio o Presidente do Cetec, Alfredo Gontijo; o presidente da Fiat e do Grupo Fiat, Cledorvino Belini; o superintendente da FPT-Powertrain Technologies, Franco Ciranni, e o Secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal.

Incentivo à pesquisa


Também em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), a Fiat lançou, no dia 5 de agosto último, edital para estudos sobre o comportamento do consumidor. Com essa iniciativa, a montadora espera contribuir para a geração de conhecimento científico acerca das novas tendências de comportamento do comprador brasileiro e do impacto das mudanças sociais para seu negócio. Com um valor inicial de R$ 500 mil, a Fiat espera receber projetos em cinco linhas temáticas: antropologia do consumo, medição de resultados, semiótica voltada para a comunicação, comércio eletrônico e redes sociais.

No dia 31 de agosto, a Fiat promoveu um seminário técnico para apresentação das linhas de pesquisa e todos os detalhes do edital aos pesquisadores interessados. O encontro contou com a participação de 70 pesquisadores, mestres e doutores. Na ocasião, o presidente da Fapemig, professor Mário Neto Borges, e o secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais, Evaldo Vilela, falaram sobre a contribuição da parceria para o desenvolvimento do estado de Minas Gerais. O Diretor de Publicidade e Marketing de Relacionamento, João Ciaco, apresentou a Fiat para os pesquisadores e falou sobre a importância do acordo para a empresa: “A parceria com a Fapemig possibilita a aproximação entre a Fiat e as instituições de ensino do estado, o que nos permite fomentar a geração do conhecimento aplicado, promovendo a inovação. O sucesso do Seminário surpreendeu nossas expectativas. Mestres e doutores renomados se mostraram engajados com o projeto, apresentando questionamentos e intenções de propostas extremamente relevantes e em sintonia com o que esperamos”, diz Ciaco. As propostas serão recebidas, eletronicamente, pela Fapemig, até o dia 30 de setembro. O edital está disponível na página da Fundação: http://www.fapemig.br.

Fapemig e FPT

A FPT – Powertrain Technologies mantém parceria com a Fapemig desde agosto de 2009, visando a cooperação técnica e financeira para a convocação de mestres e doutores para o trabalho em conjunto para o desenvolvimento de novas tecnologias, em busca da eficiência energética em produtos e processos na área da mobilidade. Com a parceria, está sendo possível realizar uma maior aproximação entre a FPT e as universidades por meio da integração com atividades comuns e utilização prática dos conhecimentos da ciência acadêmica. Além disso, a FPT está ampliando a qualificação dos seus profissionais com a troca de conhecimentos e experiências, bem como aumentando a busca por inovações por meio da expertise acadêmica dos mestres e doutores e gerar um número cada vez maior de patentes.

Fonte: Fiat PRESS

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