Citroën C3 Solaris: compacto premium com teto solar volta ao mercado em nova série limitada


 Fotos: Citroen-Giulliano Ricciardi

Ampliada em relação a primeira edição, série especial tem agora a opção de câmbio manual de cinco marchas ou automático seqüencial auto-active

A série especial C3 Solaris está de volta às concessionárias Citroën. Até dezembro, a marca prevê comercializar 2,3 mil unidades do compacto premium equipado com teto solar elétrico e roda de liga leve de série. O C3 Solaris chega ao mercado pelo preço inicial de R$ 46.300,00 (com câmbio manual) e R$ 48.310,00 (com câmbio automático).
O sucesso da primeira edição do C3 Solaris levou a Citroën a reeditar a versão, que tem como base a versão Exclusive 1.6 16V Flex. No acabamento interno, o cliente terá ainda como opcional a instalação de bancos de couro. Nesta segunda edição, o C3 Solaris será oferecido com duas opções de câmbio, mecânico de cinco marchas à frente ou automático seqüencial auto-active.
“Atendendo aos muitos pedidos, estamos relançando e ampliando uma série especial do C3 que foi um verdadeiro case de vendas”, afirma Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën do Brasil.

Luminosidade como equipamento de série
A luminosidade é um dos pontos mais valorizados nos projetos da Citroën. Podemos citar como exemplos a tecnologia Space Vision das minivans C4 Picasso e Grand C4 Picasso, o teto solar panorâmico dos top de linha C5 e C5 Tourer e o conceito modulável do C3 Pluriel. “A Citroën sempre inovou em áreas como luminosidade e visibilidade. Faz parte do DNA da marca”, explica Ruy Águas, gerente de produto da Citroën.
Atraente e versátil, o teto solar oferece luminosidade, aeração e mais conforto ao modelo. O sistema do tipo “spoiler”, no qual o teto desliza para trás e para cima, assegura estilo e elegância ao C3. Além de moderno, o modelo escolhido combina exatamente com o tamanho do C3 e preserva a segurança, pois seu tamanho não interfere na estrutura do veículo (mantendo a integralidade da carroceria em caso de colisões).
O equipamento apresenta como principais características técnicas:
- Sistema de cortina corrediça integrada;
- Duas posições de memória pré-programadas;
- Defletor de vento;
- Acionamento “soft touch”;
- Painel de controle elétrico iluminado;
- Função anti-esmagamento automática;
- Possibilidade de abertura de acordo com a preferência do usuário;
- Cobertura de vidro com proteção ultravioleta e que minimiza o calor do sol.
Além dos equipamentos exclusivos, o C3 Solaris possui os principais conteúdos do C3 Exclusive, como motorização 1.6 16V Flex (com 113 cv de potência quando abastecido com álcool), direção elétrica, Pack Clim Auto (formado por ar condicionado digital, acendimento automático dos faróis e acionamento automático do limpador do pára-brisa), freios com ABS + EBD + AFU, air bag para motorista e passageiro, entre outros. Com tantos atributos, o C3 Solaris 2 reforçará ainda mais a presença do C3 no mercado. Quarto modelo mais vendido do competitivo segmento compacto premium, o Citroën C3 teve 24.744 unidades comercializadas nos primeiros oito meses de 2010.

 


O Câmbio Automático Seqüencial Auto-active


O Citroën C3 Solaris poder ser equipado com a moderna caixa de câmbio automática auto-active AL4 (a mesma utilizada no Citroën C4 Pallas e no top C5). Produzida no complexo industrial de Valenciennes (norte da França), a caixa é acoplada ao potente motor 1.6i 16V Flex, que disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.600 rpm.
Essa combinação proporciona dirigibilidade e desempenho excelentes, já que uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, alcançado a 4.000 rpm (14,5 kgfm com gasolina e 15,8 kgfm com álcool), qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir. 
A transmissão automática adapta-se perfeitamente ao estilo de condução do motorista e às condições de utilização do C3. Graças ao software auto-active, ela escolhe com precisão a programação mais apropriada à situação do momento. O modo automático possui, de fato, dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou economia), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).
Esta caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças a um comando de velocidades seqüencial. O modo “manual” ou “seqüencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades. O programa automático fica então inativo. A partir da posição Drive (D) do programa auto-active, o motorista pode acessar, a qualquer momento, o programa seqüencial. Para fazer o inverso, basta deslocar lateralmente a alavanca de câmbio. A passagem das velocidades efetua-se por meio de impulso sobre a alavanca: para a frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). Esta mudança faz-se de maneira simples e rápida. O comando seqüencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.
O display do painel de bordo lembra ao motorista a relação engatada. Para mais segurança e conforto, o automatismo retoma o comando em três casos específicos:
• mudança automática da relação inferior em torno de 1.000 rpm, para evitar que o motor apague;
• mudança automática para a velocidade superior apropriada ao regime motor;
• redução de marcha quando de uma alta aceleração.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010