Harman elege Brasil para conduzir expansão na América Latina
Investimento inicial é de US$ 100 milhões; empresa estabelecerá
centro para desenvolver produtos de alta tecnologia no País
São Paulo, (SP) Brasil - A Harman, líder mundial em áudio e infotainment (soluções integradas de áudio, vídeo e navegação para automóveis), divulga hoje que passa a operar no País como Harman do Brasil, após a recente aquisição da Selenium. Segundo o presidente e CEO mundial da empresa, Dinesh C. Paliwal, a sede brasileira terá papel chave no plano de expansão do grupo na América Latina.
O anúncio coincide com a participação da empresa na Expo Music 2010, a maior feira do setor de equipamentos de áudio profissional, instrumentos músicas e iluminação. A partir da agora os produtos Selenium integram a família das marcas Harman, como as mundialmente já consagradas AKG®, Infinity®, JBL, Lexicon® e Mark Levinson®.
O plano da multinacional para o mercado brasileiro é arrojado e já inclui um investimento inicial de US$ 100 milhões. A empresa projeta aumentar a capacidade de produção nas suas fábricas em Nova Santa Rita (RS) e Manaus (AM), além de estabelecer no País um centro de excelência para desenvolvimento de produtos de alta tecnologia.
A estratégia traçada pela Harman para alavancar suas marcas à liderança no mercado brasileiro prevê a entrada em novos segmentos e o lançamento de produtos do portfólio Harman. Atualmente com receita anual de US$ 55 milhões, a Harman do Brasil projeta faturar cerca de US$ 250 milhões no território nacional até 2015.
"Nossos clientes esperam soluções de áudio cada vez mais avançadas e o portfólio da Harman nos segmentos do mercado automotivo, consumo e profissional irá permitir trazer novos oportunidade de negócio para América Latina", diz Dinesh C. Paliwal. "O Brasil vai ter um papel particularmente importante nessa estratégia em razão de seu crescimento rápido sustentado por uma economia estável."
A aquisição da Eletrônica Selenium é parte da estratégia global de expansão da Harman que mira os mercados emergentes do Brasil, Índia e China. Além dos produtos Selenium, a Harman do Brasil comercializará as linhas de home theater, alto-falantes, docking stations, acessórios para Apple iPod® e iPhone®, entre outros produtos. As unidades fabris da empresa serão centros de referência em pesquisa e desenvolvimento (P&D) do grupo na América Latina.
"Nossos produtos serão desenvolvidos em parceira com os centros de P&D em todo mundo e vendidos tanto no mercado doméstico como no mercado internacional.", afirma Rodrigo Rihl Kniest, Country Manager da Harman do Brasil.
A empresa tem presença consolidada nos mercados do segmento profissional, de consumo e de áudio e irá aumentar o seu foco no setor automotivo, que é o carro-chefe do grupo no mundo inteiro. A Harman é o principal fornecedor mundial de plataforma de som para o segmento de automóveis de luxo, como Audi, BMW, Chrysler, Fiat, Hyundai, Mercedes e Toyota, muitas das quais estão expandindo suas operações no Brasil para servir ao mercado que hoje é o quarto do mundo.
Sobre a Harman
A Harman projeta, fabrica e comercializa uma gama completa de soluções de áudio e entretenimento para os mercados automotivo, consumo e profissional. Admirada por audiófilos há mais de 50 anos, dá todo o suporte a animadores profissionais e os locais onde eles se apresentam. Mais de 20 milhões de automóveis hoje estão equipados com sistemas de áudio da Harman. Com mais de 11 mil funcionários espalhados pelas Américas, Europa e Ásia, registrou vendas de US $ 3,2 bilhões nos últimos doze meses, findos em 31 de março de 2010. Suas ações são negociadas na Bolsa de Nova York sob o símbolo NYSE: HAR.
Fonte
Fernando Irribarra
S/A Comunicação
Comentários