Automóveis transformados precisam de Renavam próprio


Ao passar por alterações na estrutura, veículo se transforma em um novo modelo

Desde o ano de 2008, todo veículo transformado no Brasil precisa de Renavam próprio. Para garantir os documentos de seus modelos e regulamentar a produção das picapes modificadas, a Tropical Cabines possui um técnico documentalista.
A presença deste profissional em uma fábrica de transformação de veículos não é uma constante. Empresas do mesmo setor, mas com demandas menores, podem terceirizar este serviço. Diferentemente do que faz um despachante, é este profissional que gerencia o requerimento e encaminhamento dos papéis adequados aos órgãos responsáveis.
Na Tropical − com exceção aos automóveis personalizados, que possuem acessórios extras opcionais − esse processo acontece paralelamente à produção dos veículos. Isso proporciona comodidade para o comprador, que sai da fábrica com seu carro devidamente regulamentado.

Renavam

Para regulamentar seus 16 modelos, a Tropical Cabines teve que receber uma certificação do Ibama, a qual é mantida anualmente por meio de vistorias no processo produtivo da fábrica.
O procedimento para aquisição do Renavam tem início com o encaminhamento do desenho de cada modelo à Instituição Técnica Licenciada (ITL), departamento ligado ao Inmetro. Lá, um engenheiro mecânico autoriza as definições estruturais do carro. Após aprovação, o documento segue para o Denatran, em Brasília. O Certificado de Capacitação Técnica (CAT), que traz o número do Renavam para o novo modelo, fica pronto em 60 dias. “Para que todo o processo aconteça, a marca investe em torno de R$ 20 mil a cada dois anos”, explica Raul Grenzel, técnico documentalista da Tropical Cabines.

Sobre a Tropical Cabines

Ícone do setor de transformação de picapes no Brasil, a Tropical Cabines - situada em Marechal Cândido Rondon, no Paraná - completa 25 anos de história com mais de 7,5 mil veículos produzidos. Seu portfólio é composto por 16 modelos, tendo como destaque a gigante F-MAXX: uma picape com 7,5m de comprimento e 2,5m de largura e altura. A empresa é parceira oficial da Ford no país, com veículos para até nove passageiros adultos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010