NO CONGRESSO SAE 2010, HONEYWELL MOSTRA O TURBO EM DEFESA DO MEIO AMBIENTE
Entre as tecnologias expostas estarão os modelos do Polo BlueMotion, com a menor emissão de CO2, e o do BMW X6 o híbrido mais potente do mundo São Paulo (SP), 29 de setembro de 2010 - A tecnologia que a indústria precisa para garantir a preservação do meio ambiente, pela redução da emissão de CO2, estará no estande da Honeywell Turbo Technologies durante o 19º. Congresso e Exposição Internacional da Tecnologia da Mobilidade – SAE Brasil 2010 – entre os próximos dias 5 e 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. É a tecnologia do downsizing, que reduz o tamanho e a consequente capacidade cúbica dos motores, sem comprometer o desempenho, com o uso da turboalimentação. Considerada a alternativa indispensável para a indústria automobilística atingir os limites de emissões exigidos para os próximos anos, a tecnologia do turbo será apresentada em diferentes modelos no estande da Honeywell. Entre as principais novidades estarão o GTC1238VZ, de geometria variável, aplicado no motor diesel 1.2L do VW Polo BlueMotion, que se transformou no automóvel para cinco passageiros de menor emissão de CO2 do mundo, com apenas 87 g/km percorrido, e o biturbo que fez do BMW X6 o mais potente automóvel híbrido do mercado. A Honeywell mostrará outras tecnologias, como o modelo de geometria variável Dual Boost, desenvolvido para a Ford; o MGT1238S, para os novos motores MultiAir, a gasolina, a serem utilizados em futuras gerações de carros Fiat, e o duplo estágio sequencial paralelo a diesel, para automóveis da PSA. Entre as aplicações nacionais, destaca-se o modelo GT2256S/Ti, desenvolvido para o mercado de caminhões com a participação da equipe de Engenharia da Honeywell do Brasil. O futuro do turbo A turboalimentação é a tecnologia mais viável em termos de eficiência, pela combinação de performance, economia de combustível e redução de emissão de CO2 que a indústria automobilística vai perseguir na próxima década. Essa definição é de Christian Streck, gerente de engenharia da Honeywell Turbo Technologies. Streck informa que os estudos da empresa indicam que até 2020, 70% dos veículos leves produzidos no mundo serão equipados com motores sobrealimentados, proporcionando aos motoristas os benefícios de melhor dirigibilidade, maior eficiência energética e controle das emissões. De acordo com Streck, a sobrealimentação ajuda os motores pequenos a terem potência similar à de propulsores maiores, com vantagens de dirigibilidade e de redução de consumo de combustível, chegando a 20% em motores a gasolina. A tecnologia do turbo predomina na Europa, região em que, atualmente, mais de 50% dos motores são do ciclo diesel e turboalimentados. E os estudos da Honeywell indicam que, até 2020, mais de 75% dos automóveis colocados no mercado mundial serão turboalimentados ou híbridos (combustível e eletricidade). Streck salienta que o Brasil tem tido importante participação nas pesquisas da Honeywell, especialmente na tecnologia do downsizing e pela experiência em motores a diesel para veículos comerciais. |
|
Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br |
Comentários