RENAULT SAMSUNG MOTORS COMEMORA 10 ANOS DE SUCESSO NA COREIA


Fábrica de Busan (Coreia do Sul)
       
Desde a compra de 80,1% da Samsung Motors pela Renault, há dez anos, a Renault Samsung Motors se tornou a terceira montadora de automóveis da Coreia, com quatro modelos em sua gama de veículos (SM3, SM5, SM7, QM5).
-          A Coreia é o terceiro mercado da Renault em termos de vendas, logo atrás da França e da Itália (no primeiro semestre de 2010).
-          Nos oito primeiros meses de 2010, a Renault Samsung Motors apresentou seu melhor desempenho em vendas domésticas desde sua compra, com 175.385 unidades vendidas, ou seja, uma alta de 65,2% das vendas em relação ao mesmo período de 2009.
-          Na Coreia, a Renault Samsung Motors obteve 12,9% de participação de mercado nos oito primeiros meses de 2010, contra 10,8% em 2009.
·         A Renault Samsung Motors obteve o 1º lugar no ranking da satisfação dos clientes em 2010, pelo nono ano consecutivo.
·         Graças a um centro técnico, um centro de design e uma rede de abastecimento, a Renault Samsung Motors representa uma forte presença do Grupo Renault na Ásia.

Após dez anos de crescimento e desenvolvimento ininterruptos, proporcionados através da busca de uma imagem de marca de primeira categoria graças a produtos e serviços da mais alta qualidade, a Renault Samsung Motors, que se diferencia claramente das marcas nacionais como a melhor alternativa aos carros importados, é a primeira empresa em atividade em termos de faturamento na cidade de Busan (Coreia do Sul) e continua a se desenvolver como empresa líder internacionalmente. Após integrar a Aliança Renault-Nissan, em 2000, a Renault Samsung Motors caminha para um recorde de performance nestes seus dez anos.


A Renault Samsung Motors conseguiu manter um bom equilíbrio das vendas, das quais dois terços são realizados no mercado nacional e um terço é representado pelas exportações. Devido à crise econômica mundial, as vendas domésticas se desenvolveram mais que as exportações. Entretanto, observa-se que o nível das exportações aumentou desde o fim de 2009, em razão da retomada da conjuntura mundial.
Fábrica de Busan (Coreia do Sul)

De acordo com uma pesquisa anual sobre a qualidade dos automóveis intitulada “Marketing Insights”, realizada em 2010 junto a 91.129 consumidores coreanos (semelhante à pesquisa realizada pela J.D. Power), a Renault Samsung Motors apresentou os melhores resultados em todas as categorias (qualidade do produto, qualidade do serviço e satisfação geral), fazendo da marca coreana a número 1 em termos de satisfação do cliente há nove anos. O modelo SM3 CE obteve o primeiro lugar no segmento C, graças à sua qualidade inicial e à qualidade durável. Já o SM5 foi eleito o melhor carro do seu segmento (D), em termos de “nível de estresse dos consumidores” (menor número de problemas por consumidor na utilização do carro).

A Renault Samsung Motors trabalha na consolidação da sua imagem de marca no mercado coreano, através de produtos e serviços de qualidade, que permitem posicioná-la em destaque. A fim de otimizar o excelente valor da marca, a empresa lançou uma nova identidade visual refinada, assim como um novo conceito de showroom, neste seu décimo aniversário. Este novo design contribuirá para fortalecer a satisfação dos clientes, tornando os showrooms da empresa muito mais diferenciados, confortáveis e multifuncionais.
 Centro de Design em Gihung

A empresa foi iniciada em 2000 com apenas 1.900 empregados e hoje conta com mais de 7.600, ou seja, quatro vezes mais. De acordo com Jean-Marie Hurtiger, Presidente da Renault Samsung Motors, a chave do sucesso da empresa no mercado coreano reside em sua capacidade de se integrar ao Grupo Renault e adaptar a tecnologia e os sistemas de gestão da Renault ao mesmo tempo em que preserva sua preciosa herança Samsung, assim como a cultura da empresa coreana tradicional. A Renault Samsung Motors é uma empresa verdadeiramente multinacional, dentro da qual as culturas da empresa e de gestão de três países diferentes (França, Japão e Coreia) se integram para criar uma empresa com uma nova cultura.

Desde o seu início, em 2000, os engenheiros do Renault Samsung Technical Center (RSTC) foram se envolvendo cada vez mais no desenvolvimento dos modelos SM3, SM5, SM7 e QM5. O QM5 foi o primeiro produto totalmente novo lançado pela Renault Samsung Motors pela Aliança Renault-Nissan. O RSTC desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do modelo New SM3, que obteve um grande sucesso desde o seu lançamento, em julho de 2009. Já o modelo New SM5, lançado no início de 2010, é o primeiro modelo totalmente novo desenvolvido pelo RSTC, tanto para a Coreia quanto para os mercados de exportação. Para os mercados mundiais no âmbito da Aliança Renault-Nissan, a Renault Samsung Motors também produz e exporta o modelo SM3 (Sunny e Almera), sob a marca Nissan.

Instalado dentro do RSTC, o centro de design da Renault Samsung Motors desempenha um papel vital na rede de design da Renault, desenvolvendo o estilo da gama de veículos da Renault Samsung Motors ao mesmo tempo em que trabalha na concepção de projetos mundiais implementados no Grupo Renault, bem como supervisionando as diretrizes do design para a Ásia.


Principais fatos da história da Renault Samsung Motors

2000
Set.         Inauguração da Renault Samsung Motors (“RSM”) (primeiro Presidente: Jérôme Stoll)
Out.        Primeira exportação de veículos RSM (para a Jordânia) desde sua inauguração
Dez.        Prêmio de melhor empresa estrangeira (atribuído pela cidade de Busan)

2001
Fev.        Anúncio do plano de desenvolvimento de médio prazo da RSM
Mar.        As vendas mensais do SM5 ultrapassam a barra das 5.000 unidades
Maio       A produção anual acumulada do SM5 ultrapassa a barra das 100.000 unidades
Set.         Lançamento do “SM5 Edição Especial” para comemorar o primeiro aniversário da empresa
Dez.        “Silver Tower Order of Industrial Service Merit” atribuído por ocasião do primeiro encontro de empresas
estrangeiras

2002
Maio       As vendas mensais do SM5 ultrapassam a barra das 10.000 unidades
Set.         Lançamento do SM3
– Visita e coletiva de imprensa de Louis Schweitzer, Presidente do Grupo Renault, na Coreia.
Out.        Cerimônia de conclusão do Centro de Giheung
Dez.        As vendas anuais do SM5 ultrapassam as 100.000 unidades.

2003
Jun.        Certificações ISO 9001:2000 (Sistemas de gestão da qualidade) e
ISO 14001 (Sistemas de gestão ambiental)
Jul.         Cerimônia de assinatura para a cooperação com o Grupo Renault em matéria de design
Set.         Número 1 da satisfação dos clientes para o setor automobilístico
(relatório oficial do setor automobilístico na Coreia)



2004
Jan.        Instalação de uma linha de prensas duplas na fábrica de Busan
Mar.        Recorde de 540.000 horas sem acidentes de trabalho pela primeira vez na história do setor
automobilístico coreano
Dez.        Lançamento do SM7

2005
Jan.        Lançamento do NEW SM5
Jun.        “2005 Quality Management Award” atribuído pela cidade de Busan
Nov.        Visita à Coreia e coletiva de imprensa de Carlos Ghosn, Presidente do Grupo Renault

2006
Fev.        Primeira exportação do SM3 New Generation sob a marca Nissan.
– Jean-Marie Hurtiger assume o cargo de Presidente da RSM
Mar.        Início do segundo turno na fábrica de Busan

2007
Fev.        Divulgação dos compromissos da RSM para 2009
Dez.        Lançamento do QM5
– Primeiro prêmio atribuído durante os “2007 Labor-Management Culture Awards”

2008
Mar.        Exportação do QM5 sob a marca Renault “Koleos”
– 600.000 unidades do SM5 vendidas / 10º aniversário do SM5
Jul.         Lançamento do QM5 City (modelo a gasolina)
Set.         Exportação do SM5 sob a marca Renault “Safrane”

2009
Abr.         Prêmio de melhor carro atribuído ao NEW SM3 no Salão do Automóvel de Seul
Maio       Exportação do QM5 para o mercado chinês
Jul.         Lançamento do NEW SM3
Set.         9º aniversário da RSM e conclusão da construção do Centro de Haman
Out.        Lançamento da campanha ecológica da RSM “eco ACTION”
Nov.        Número 1 em satisfação dos clientes pelo 8º ano consecutivo e abertura do centro de logística
                internacional de Busan

2010
Jan.        Lançamento do NEW SM5
Set.         Número 1 em satisfação dos clientes pelo 9º ano consecutivo

Fonte: Renault - Sala de Imprensa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010