Mundial de Rali: Ogier/Ingrassia vencem no Japão e Citroën fica próxima de garantir o campeonato de Pilotos


Sébastien Ogier/Julien Ingrassia, da Citroën, venceram no Japão um dos ralis mais disputados da história do Campeonato Mundial de Rali (WRC). Depois de muitas trocas de posição durante os estágios, a dupla francesa venceu com apenas 15 segundos de vantagem sobre outro Citroën C4, tripulado por Petter Solberg/Chris Patterson. Os cinco primeiros colocados ficaram a menos de um minuto do vencedor, algo incomum nos ralis do WRC.
Com uma pilotagem consistente, Ogier/Ingrassia batalharam durante os três dias de prova com Solberg/Patterson e com os finlandeses Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila, terceiros colocados na classificação final. No tempo acumulado, Ogier/Ingrassia lideraram somente nos três estágios iniciais do primeiro dia e após o segundo estágio do dia final. Durante a maior parte do tempo, a primeira colocação ficou com o C4 inscrito pela equipe de Solberg. Ogier/Ingrassia iniciaram o último dia de prova em terceiro lugar, mas uma pilotagem extremamente eficiente colocou-os rapidamente no topo da classificação.
“Tive que me concentrar muito nos estágios finais para me aproximar de Solberg e, depois, para manter a vantagem”, contou Ogier após a cerimônia no pódio. “Os três estágios finais eram curtos e qualquer erro seria fatal, porque não haveria tempo para recuperar depois”. Foi a primeira vitória de Ogier/Ingrassia pelo Citroën Total World Rally Team – a primeira, em Portugal, foi obtida ao volante do C4 do Citroën Junior Team. “Eu não poderia sonhar com uma maneira melhor de agradecer à Citroën pela confiança depositada em mim”, prosseguiu o mais novo astro do Mundial de Rali.
Sébastien Loeb/Daniel Elena, líderes do campeonato, terminaram em quinto lugar, logo atrás dos espanhóis Daniel Sordo/Diego Vallejo, que nesta prova trocaram de lugar com Ogier/Ingrassia e competiram pelo Citroën Junior Team, seguindo um revezamento já planejado pela diretoria de competições da Citroën. Kimi Raikkonen/Kaj Lindstrom ocupavam o oitavo lugar quando foram afastados no último dia por causa de um acidente.
“Nesta prova, não estivemos na luta pela vitória em momento algum”, reconheceu Loeb. “Mesmo assim, temos uma vantagem de 43 pontos e faltam apenas três provas para terminar o campeonato. A próxima prova será na França e seria fantástico confirmar o título lá.” Além de Loeb/Elena e Ogier/Ingrassia, mais uma dupla ainda pode vencer o Mundial: Latvala/Anttila, ainda que as chances sejam apenas matemáticas. Para chegar ao título, eles precisariam vencer os três ralis finais da temporada e ainda torcer para que Loeb/Elena marquem até o final do ano um total máximo de cinco pontos. Tarefa difícil, já que um sétimo lugar garante 6 pontos na nova escala de pontuação do WRC.

Rali do Japão – 10 a 12 de setembro

Resultado final
1) Sébastien Ogier (França)/Julien Ingrassia (França), Citroën C4, a 3h10:26.4
2) Petter Solberg (Noruega)/Chris Patterson (Grã-Bretanha), Citroën C4, a 15.7
3) Jari-Matti Latvala (Finlândia)/Miikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, a 26.0
4) Daniel Sordo (Espanha)/Diego Vallejo (Espanha), Citroën C4, a 35.2
5) Sébastien Loeb (França)/Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, a 53.3
6) Mikko Hirvonen (Finlândia)/Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, a 1:13.5
7) Henning Solberg (Noruega)/Ilka Minor (Áustria), Ford Focus, a 3:03.1
8) Federico Villagra (Argentina)/Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, a 10:17.9
9) Jari Ketomaa (Finlândia)/Mika Stenberg (Finlândia), Ford Fiesta, a 14:47.1
10) Martin Prokop (Rep. Tcheca)/Jan Tomanek (Rep. Tcheca), Ford Fiesta, a 15:20.8
Classificação do Campeonato Mundial de Rali após 10 de 13 etapas

Pilotos: 1) Sébastien Loeb (França), Citroën C4, 201 pontos; 2) Sébastien Ogier (França), Citroën C4, 158; 3) Jari Matti Latvala (Finlândia), Ford Focus, 132; 4) Petter Solberg (Noruega), Citroën C4, 118; 5) Daniel Sordo (Espanha), Citroën C4, 107; 6) Mikko Hirvonen (Finlândia), Ford Focus, 94; 7) Matthew Wilson (Grã-Bretanha), Ford Focus, 56; 8) Henning Solberg (Noruega), Ford Focus/Ford Fiesta, 31; 9) Federico Villagra (Argentina), Ford Focus, 30; 10) Kimi Räikkönen (Finlândia), Citroën C4, 21; 11) Mads Østberg (Noruega), Subaru Impreza, 16; 12) Per Gunnar Andersson (Suécia), Skoda Fabia, 8; 13) Jari Ketomaa (Finlândia), Ford Fiesta, 6; 14) Khalid Al Qassimi (Emirados Árabes), Ford Focus, 2; 15) Xavier Pons (Espanha), Ford Fiesta, 6; 16) Frigyes Turan (Hungria), Peugeot 307, 4; 17) Juha Kankkunen (Finlândia), Ford Focus, 4; 18) Martin Prokop (República Tcheca), Ford Fiesta, 3; 19) Dennis Kuipers (Holanda), Ford Fiesta 2; 20) Juho Hanninen (Finlândia), Skoda Fabia, 2; 21) Mark van Eldik (Holanda), Ford Focus, 2; 22) Armindo Araújo (Portugal), Mitsubishi Lancer, 1; 23) Aaron Burkart (Alemanha), Suzuki Swift, 1; 24) Patrik Sandell (Suécia), Skoda Fabia, 1 ponto.

Copilotos: 1) Daniel Elena (Mônaco), Citroën C4, 201 pontos; 2) Julien Ingrassia (França), 158; 3) Mikka Anttila (Finlândia), Ford Focus, 132; 4) Jarmo Lehtinen (Finlândia), Ford Focus, 94; 5) Marc Martí (Espanha), Citroën C4, 77; 6) Philip Mills (Grã-Bretanha), Citroën C4, 63; 7) Scott Martin (Grã-Bretanha), Ford Focus, 56; 8) Chris Pattersson (Grã-Bretanha), Citroën C4, 55; 9) Ilka Minor (Áustria), Ford Focus/Ford Fiesta, 31; 10) 12) Diego Vallejo (Espanha), Citroën C4, 30; 11) Jonas Andersson (Suécia), Subaru Impreza, 22; 13) Jorge Perez Companc (Argentina), Ford Focus, 22; 13) Kaj Lindstrom (Finlândia), Citroën C4, 21; 10); 14) José Diaz (Argentina), Ford Focus, 8; 15) Mika Stenberg (Finlândia), Ford Fiesta, 6; 16) Michael Orr (Grã-Bretanha), Ford Focus, 6; 17) Alex Haro (Espanha), Ford Fiesta,  6; 18) Gábor Zsiros (Hungria), Peugeot 307, 4; 19) Juha Repo (Finlândia), Ford Focus, 4; 20) Jan Tomanek (República Tcheca), Ford Fiesta, 3; 21) Fréderic Miclotte (Bélgica), Ford Fiesta, 2; 22) Mikko Markkula (Finlândia), Skoda Fabia, 2; 23) Robin Buysmans (Bélgica), Ford Focus, 2; 24) Anders Fredriksson (Suécia), Skoda Fabia, 2; 25) Emil Axelsson (Suécia), Skoda Fabia, 1; 26) Miguel Ramalho (Portugal), Mitsubishi Lancer, 1; 27) Andre Kachel (Alemanha), Suzuki Swift, 1 ponto.

Fabricantes: 1) Citroën Total World Rally Team, 345 pontos; 2) BP Ford Abu Dhabi World Rally Team, 250; 3) Citroën Junior Team, 183; 4) Stobart M-Sport Ford Rally Team, 130; 5) Munchi’s Ford World Rally Team, 46 pontos.

Próximas provas
1º a 3 de outubro – França
22 a 24 de outubro – Espanha
11 a 14 de novembro – Grã-Bretanha

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010