CONCEPT CAR CITROËN LACOSTE: REFERÊNCIA EM ESPONTANEIDADE, DESCONTRAÇÃO E REQUINTE


Dois nomes, CITROËN e LACOSTE, com uma visão em comum: cultivar a audácia, a criatividade e o otimismo. Foi desta comunidade de valores que nasceu o CONCEPT CITROËN LACOSTE. Emblema de um estado de espírito, de um modo de vida e de uma postura requintada, este carro torna-se uma referência evidente ao mundo do lazer e do prazer. Ele privilegia uma abordagem simplificada do automóvel para chegar ao indispensável, sem esquecer o requinte, e permite abordar a existência com uma leveza e um frescor irresistíveis.
Decidida e intrinsecamente, o novo conceito se posiciona no cruzamento do mundo automobilístico com o da moda e do esporte. A bordo, a tecnologia se insere num registro lúdico que destaca um aparente paradoxo entre perfeito controle conceitual e leveza de tom. Apoiado no seu porte diferenciado e na sua alegria de viver, ao mesmo tempo tecnológico e inovador, o CONCEPT CITROËN LACOSTE faz da viagem uma experiência inédita, uma aventura sensorial sem igual para todos seus passageiros.
Puro, simples e descontraído, porém mantendo-se sofisticado, o CONCEPT CITROËN LACOSTE coloca uma nova marca na definição do veículo de amanhã. Um veículo cujo objetivo é acabar com o ditado do “sempre mais” que reina às vezes no mundo automobilístico. Este carro vem alimentar a reflexão da CITROËN quanto a esta abordagem que se concentra sobre o essencial para criar modelos inéditos, ao mesmo tempo acessíveis e virtuosos, mas mantendo-se ambições em termos de emoções, principalmente graças a um estilo totalmente inovador.
VIVER SENSAÇÕES AMPLIFICADAS

O concept CITROËN LACOSTE pretende romper com alguns preconceitos em relação aos carros compactos, mostrando firmemente que outros caminhos existem. Chique na sobriedade, elegante na descontração, este carro apresenta logo ao primeiro olhar a morfologia de um carro esportivo fora de série: linha de cintura alta, pára-lamas volumosos e com textura, balanço mínimo, rodas nas quatro extremidades da carroçaria e aros de rodas com imagem de bolas de golfe são seus adornos. Depois, seu aspecto muito aberto chama a atenção. Ele promete favorecer claramente as sensações ao dirigir, porém mantendo inventividade e elegância.
Graças aos amplos recortes ao nível das portas dianteiras, na ausência de teto rígido, os passageiros se encontram em contato direto com a natureza. Os deslocamentos a bordo automaticamente aguçam as sensações dos passageiros que, em vez de estarem presos dentro de uma bolha protetora que os separa do mundo, evoluem para uma realidade onde as sensações são enaltecidas. E, como se isso não fosse suficiente, o concept car oferece a possibilidade de abaixar completamente o pára-brisa até seu total desaparecimento – nesta configuração, ele se encaixa exatamente com as linhas do capô. À sua maneira, o carro destaca o conceito muito atual de realidade aumentada, dentro do qual a percepção do mundo assume uma nova acuidade, como se as sensações fossem exacerbadas.
A elegância do CONCEPT CITROËN LACOSTE busca oferecer esta abordagem, mas conservando a leveza de tom que se encontra inscrita no íntimo de seus genes. A escolha do modo de propulsão é assim direcionada. Não há a necessidade de grandes cilindradas que possam sugerir a ultrapassagem de velocidades proibidas em busca de fortes emoções. O concept-car opta por um motor a gasolina de três cilindros com performances adequadas para mover um veículo de seu gabarito e de seu peso. Flexível, econômica e ecológica, esta motorização, com níveis baixos de ruído que fazem parte do ambiente lúdico da experiência, atende perfeitamente à lógica de veículo que privilegia o indispensável dentro da qual se inscreve o concept CITROËN LACOSTE.
Respeitoso ao seu meio ambiente graças à sua motorização, o veículo chama a atenção também pelas suas escolhas de concepção. Este modelo, mesmo equipado com pneus de grandes dimensões, parece mais “casar” com a natureza do que propriamente enfrentá-la. Essa impressão torna-se concreta pelo grafismo sutil sob forma de ondulações suaves das rodas do concept-car. Essa abordagem faz pensar que o motorista do concept CITROËN LACOSTE brinca com os elementos para melhor divertir-se com eles. Graças a ele, cada deslocamento assume um sentido e reveste o caráter de uma experiência nova. O mundo assim percebido se torna ainda mais bonito e mais marcante.

ABORDAR A VIDA COM ESPONTANEIDADE

Além de ser reversível, como se abordasse a existência com mais leveza e frescor, o carro apresenta volumes avantajados, musculosos e que oferecem segurança. Compacto e robusto ao mesmo tempo (comprimento de 3,45 m, largura de 1,80 m, altura de 1,52 m e distância entre-eixos de 2,30 m), este modelo expressa know-how e controle sem falhas. Desta sobriedade nasce o caráter chique e descontraído deste veículo. E sua cor dá ainda mais ênfase a este efeito: com o domínio da cor branca nacarada, a carroceria do concept CITROËN LACOSTE é reforçada por zonas azul marinho e por formas gráficas ou linhas que enaltecem os volumes do veículo.
Entrar no carro é uma questão de simplicidade. De fato, não há nenhuma porta dianteira, apenas amplos recortes combinando com o tratamento estilístico do carro. Para ocupar o banco traseiro, basta passar por cima das bordas laterais. E quando o espaço torna-se imperativo, este banco pode ser escamoteado dentro do porta-malas, liberando um espaço interno para bagagens, materiais esportivos, etc. Além disso, o carro poderá, também, ser completado com artigos esportivos especificamente desenhados para ele, como raquetes de tênis, tacos de golfe, esquis, prancha de surfe, bicicleta, bola... que permitirão a seus usuários escolherem a temática para os seus fins de semana.
No cruzamento do mundo automobilístico com o mundo da moda e do esporte, o concept CITROËN LACOSTE multiplica as referências a esses diversos universos. Assim, o espaço interno do veículo compreende numerosos porta-objetos destinados a facilitar a vida a bordo. Discretos, eles são dissimulados debaixo das extremidades do painel de bordo e dentro dos dois bancos. Fechados por meio de um zíper de cor verde, eles combinam com a mesma cor do topo dos assentos. Estes são cobertos com um tecido de algodão branco cuja trama evoca claramente as camisetas pólo, ícones da marca LACOSTE. Quanto à fixação dos cintos de segurança, eles remetem ao colarinho destas mesmas camisetas. Os assentos são cobertos com um algodão mais resistente, em forma de corda, citação direta das costuras da marca.
            Tal como um guarda-roupa que se compõe de vários tipos de roupas, acessórios e materiais, o concept CITROËN LACOSTE diverte-se com várias cores e materiais. Para manter seu caráter lúdico, simples e elegante, o conceito privilegia tons óbvios tais como o branco e o azul muito escuro. Mas, para destacar o conjunto, vários toques de um amarelo muito forte, quase fluorescente, espalham-se pelo interior do carro, primeiramente ao nível das maçanetas em borracha flexível como se fossem bolas de tênis, bem como dentro dos diversos porta-objetos.
Leve e lúdico, o CONCEPT CITROËN LACOSTE tem tudo para ser considerado como um objeto familiar. Alguns detalhes fazem referência ao universo esportivo da marca do jacaré. Em várias áreas da carroceria, ao nível do capô e da divisória com o motor, foram projetados grafismos em relevo. Com um aspecto quadrado, eles parecem ter escapado diretamente de uma rede de tênis. Esses grafismos são também visíveis nos aros de rodas do concept-car mas com um desenho que, desta vez, evoca o desenho de uma bola de golfe.




ANIMAR UMA TECNOLOGIA CRIATIVA E APAIXONANTE

A bordo do concept CITROËN LACOSTE, a tecnologia inscreve-se dentro de um registro lúdico e destaca este aparente paradoxo entre controle conceitual e leveza de tom. Assim, este modelo não possui nenhum teto fixo e mostra, no lugar dele, uma estrutura em forma de “T” que é fixada ao nível do pára-brisa para prolongar-se até o porta-malas. Verdadeira coluna vertebral para este modelo, suas funcionalidades são múltiplas. Ajuda preciosa para instalar-se a bordo do carro, este “T” esconde também um dispositivo astucioso que oferece um abrigo mais completo aos passageiros. Uma capota automática que se abre ao longo desta estrutura para formar um teto soft.
            Na mesma filosofia, a faixa do painel transforma-se na tela do painel de instrumentos. Ela serve de suporte às informações de direção, tais como velocidade ou indicações direcionais. As mensagens aparecem sob a forma de pictogramas com pixels super-dimensionados. Associado ao posto de direção, o volante de dois raios do concept CITROËN LACOSTE surpreende pela sua concepção apurada, sua simplicidade e sua amplitude. Contudo, quando se trata de deixar espaço para a entrada dos passageiros dianteiros, este último pode ser deslocado de seu eixo habitual. Enfim, até mesmo os faróis dianteiros e as luzes traseiras do concept car fizeram-se discretos até ficarem invisíveis. Dissimulados debaixo da pele azul marinho do veículo, eles só aparecem então quando eles entram em ação. Além de uma sobriedade visual aparente, esta solução permite uma encenação única e feérica das funções de iluminação.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

Ranger Tropivan é o utilitário de médio porte da Tropical Cabines