Audi mostrará novo Audi RS 5 no Salão do Automóvel
Cupê esportivo que faz de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos chega ao Brasil em outubro
Entre os seus esportivos mais velozes, a Audi já está comercializando no mercado brasileiro os recém-lançados R8 V10 e RS 6. Em outubro é a vez de desembarcar por aqui o novo Audi RS5, modelo que será apresentado pela empresa alemã no Salão do Automóvel de São Paulo.
O cupê esportivo com motor V-8 4,2-litros, de 450 cv de potência, é surpreendentemente econômico e muito eficiente: o veículo percorre 9,2 km com 1 litro de combustível. Outro destaque é o diferencial central da tração quattro, aliado ao câmbio S tronic de sete marchas.
Desenvolvidos pela quattro GmbH, os modelos da linha RS compõem a família mais dinâmica da Audi. O V8 de alta rotação que equipa o RS 5 desloca 4.163 centímetros cúbicos. Assim como quase todos os motores Audi a gasolina, este também é dotado de injeção direta de combustível, conhecida pela sigla FSI (injeção estratificada de combustível). Esta mesma tecnologia impulsionou o Audi R8 em quatro vitórias na tradicional corrida 24 Horas de Le Mans, operando com 120 bar de pressão.
O intenso desenvolvimento do sistema de dois condutos de admissão e escapamento permite ao motor subquadrado respirar livremente; quatro árvores de comando de válvulas variáveis e flapes no coletor de admissão facilitam a formação de mistura ar-combustível. Este 4.2 FSI fornece torque em qualquer situação de uso e surpreende principalmente em rotações elevadas, como um motor de corrida. O propulsor gera 450 cv de potência a 8.250 rpm, com torque máximo de 40,8 m·kgf disponível entre 4.000 e 6.000 rpm. Com capacidade de respostas instantâneas, o motor acelera o cupê de 1.725 kg de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente em 250 km/h, mas que pode ser aumentada para 280 km/h caso seja solicitado à Audi.
A eficiência extrema é outra característica deste potente motor de oito cilindros, que roda em média 9,2 km/l. Este número impressionante é devido, em parte, às novas tecnologias da plataforma de eficiência modular da Audi. O motor e todo trem de força foram otimizados para minimizar o atrito, a bomba de óleo funciona sob demanda, e um sistema de recuperação gera energia durante a frenagem e a desaceleração sob freio-motor, por exemplo.
A transmissão de sete marchas S tronic de série conta com sistema de dupla embreagem que consiste de duas caixas “subsidiárias”, ambas constantemente ativas, mas apenas uma conectada em tempo integral ao motor. Com este sistema, as marchas são utilizadas alternadamente via suas respectivas embreagens, de modo instantâneo, suave e praticamente imperceptível.
A transmissão pode ser operada de maneira totalmente automática ou o motorista pode efetuar trocas manualmente pela inovadora alavanca seletora ou por borboletas atrás do volante. Integrada ao sistema Drive Select, ela permite ao motorista utilizar o modo automático em três diferentes opções: auto, conforto e dinâmica, variando o prolongamento das acelerações em cada uma das marchas. Com o uso do programa de controle de arrancada, o câmbio S Tronic garante acelerações com total potência e um mínimo de deslizamento de rodas.
Como todos os modelos RS, o RS 5 vem equipado com a tração permanente quattro. Quanto ao diferencial central, que regula a distribuição de potência entre os eixos dianteiro e traseiro, a Audi, líder na tecnologia de tração integral, evoluiu ainda mais o sistema com a utilização de um diferencial central autobloqueante com engrenagem de coroa, compacto e leve, de alta eficiência.
Graças ao seu conjunto de discos, o diferencial é capaz de variar bastante a distribuição de força entre os eixos traseiro e dianteiro. Se necessário, até 70 por cento do torque pode ir para a dianteira ou até 85 por cento para a traseira, garantindo máxima esportividade. A configuração padrão 40:60 com predominância para traseira assegura uma condução altamente esportiva.
Este novo diferencial trabalha em conjunto com um sistema eletrônico de vetorização de torque, o qual afeta todas as quatro rodas. Se uma das rodas fica sem atrito quando o veículo está sendo dirigido no limite, o sistema desacelera um pouco aquela roda para evitar que ela derrape. Isso resulta em excelente tração que ajuda a fazer a curva..
Como um complemento perfeito para o novo sistema de transmissão quattro, a Audi pode, opcionalmente, posicionar o diferencial esportivo, de vetorização, no eixo traseiro, que distribui ativamente o torque entre as rodas traseiras, a fim de aumentar ainda mais a estabilidade e aderência do veículo em situações extremas.
O gerenciamento eletrônico do diferencial esportivo do Audi RS 5 foi projetado para ser acima de tudo extremamente dinâmico. Em relação às molas, amortecedores e barras estabilizadoras, o Audi RS 5 apresenta uma configuração esportiva de chassis que o torna 20 milímetros mais baixo que o Audi A5. O modelo vem de série equipado com rodas de liga leve de 19 polegadas, de cinco raios, com pneus 265/35. Como opcional, são oferecidas rodas de 20 polegadas e pneus 275/30.
O potente sistema de freios consiste de discos ventilados de 365 milímetros de diâmetro na dianteira. De maneira a maximizar a dissipação do calor, os anéis de atrito de aço são perfurados e ligados por pinos aos discos de alumínio. Pinças na cor preta de alto brilho, com logotipos RS, são igualmente feitas em alumínio. Há ainda a opção de discos de fibra de carbono e cerâmica na dianteira, com 380 milímetros de diâmetro, extremamente leves, resistentes e duráveis. O programa eletrônico de estabilidade (ESP) integra um modo esportivo e pode ser completamente desligado.
Dinâmica explorada: Audi drive select
A direção sensível à velocidade Servotronic do Audi RS 5 é extremamente precisa. O sistema Audi Drive Select permite que o condutor escolha entre três modos de operação: automático, conforto e dinâmico, que ajustam as características da direção, a caixa de sete marchas S Tronic, o diferencial esportivo, o funcionamento do motor e o sistema de escapamento. Se o carro vem equipado com o sistema de navegação MMI há ainda um quarto modo, que permite a personalização de acordo com o perfil do condutor.
Com relação ao motor, o Audi Drive Select controla as duas válvulas-borboleta e as aletas de som. Quando abrem, o belo som fica ainda mais ressonante. A direção dinâmica é outro componente do sistema Audi drive select, que em conjunto com o diferencial esportivo ajusta a relação de direção de acordo com a velocidade do veículo – mais direta em baixas velocidades e mais lenta, em velocidades de estrada. Em curvas feitas no limite, o sistema automaticamente promove pequenas e suaves correções na direção.
O RS 5 irradia uma identidade atlética e potente. O cupê com estilo clássico e imponente traz novos traços com destaque para a grade inteiriça envolvente na frente e faróis de Xenon Plus com uma faixa ascendente de leds de luzes diurnas, que são de série. As enormes entradas de ar do motor, radiador com contornos marcantes e o os para-choques de novo desenho inclinam-se para as extremidades formando uma divisão. Os para-lamas alargados com borda superior abrupta são remanescentes de um Audi clássico, exatamente o quattro, pioneiro na utilização do sistema de tração integral, apresentado no Salão de Genebra há 30 anos com suas saias laterais angulares e os espelhos retrovisores com carcaça de alumínio opaco. Oito cores estão disponíveis.
Na traseira, domínio das duas saídas ovais de escape integradas ao para-choque. Um grande difusor se destaca apontando para cima e o grande defletor na tampa do porta-malas é acionado automaticamente a uma velocidade de 120 km/h e retrai a 80 km/h.
A parte de baixo extensamente fechada do assoalho do RS 5 integra saídas de ar para o câmbio S Tronic e freios dianteiros. Em altas velocidades de rodovia, as características aerodinâmicas do RS 5 geram força vertical descendente para melhorar a estabilidade.
O estilo elegante e dinâmico continua do lado de dentro. Bancos esportivos com laterais pronunciadas e apoios de cabeça integrados são de série, com ajustes elétricos e revestidos numa combinação de couro e Alcantara. Como opcional, bancos tipo concha e encostos dobráveis ou bancos climatizados de luxo para maior conforto. O volante tem aro esportivo e é revestido de couro perfurado. Os instrumentos são de fundo preto e caracteres brancos, com elegantes escalas. . Quando a ignição é ligada, os ponteiros vermelhos sobem e descem rapidamente. O sistema de informações inclui cronômetro para registrar tempos de volta e medidor de temperatura de óleo. Assim como no sistema de navegação MMI opcional, há nele uma saudação RS ao se ligar a ignição.
O interior é preto e as incrustações decorativas são feitas em fibra de carbono. Os pedais, apoios de pé e teclas de navegação do sistema MMI têm acabamento em alumínio, assim como outros detalhes do interior. Sob encomenda, é possível escolher materiais decorativos exclusivos, como aço inoxidável ou alumínio escovado, entre outros. Os estofados também podem ser escolhidos com outras cores e couro especial, além do pacote exclusivo que oferece opções como a camurça para cobertura dos controles e tapetes com logo RS 5. Há ainda possibilidade de utilizar carbono no compartimento do motor, e para a carroceria há pacotes com acabamento em preto ou alumínio opaco. E o sistema de escapamento acusticamente esportivo – também com flape de som – traz ponteiras pretas..
Mais informações sobre a Audi, acesse: www.audi.com.br.
Fonte:
Comunicação corporativa Audi Brasil
Gerente de Relações Públicas
Leila Marisa Knob
Comunicação produto Audi Brasil
Supervisor de Imprensa
Charles Marzanasco
In Press Porter Novelli Assessoria de Comunicação
Bete Leandro
Marcela Paes
Lia Mara Sacon Em 2009, o Grupo AUDI vendeu cerca de 950.000 veículos. A Empresa registrou receitas de €29,8 bilhões e lucro operacional de €1,6 bilhões. A Audi produz veículos em Ingolstadt e Neckarsulm (Alemanha), Györ (Hungria), Changchun (China) e Bruxelas (Bélgica). A cidade de Aurangabad, na Índia, iniciou a produção CKD do Audi A6 no final de 2007 e do Audi A4 no início de 2008. Hoje, a Empresa está presente em mais de 100 mercados do mundo inteiro. As subsidiárias integrais da AUDI AG incluem a AUDI HUNGARIA MOTOR Kft., a Automobili Lamborghini Holding S.p.A. em Sant’Agata Bolognese (Itália) e a quattro GmbH in Neckarsulm. Hoje, a Audi tem cerca de 58.000 funcionários no mundo inteiro, 45.500 na Alemanha. Entre 2010 e 2012, o Grupo Audi pretende investir cerca de €5,5 bilhões para sustentar a liderança tecnológica da empresa personificada pelo seu lema “Vorsprung durch Technik”. Até 2015, a Audi pretende aumentar muito o número de modelos em seu portfólio para 42.
A Audi tem uma longa história de assumir a sua responsabilidade social em vários níveis – garantindo um futuro para as gerações que virão que vale a pena viver. Assim, a base para o sucesso duradouro da Audi é a proteção do meio ambiente, a conservação de recursos, a competitividade internacional e uma política avançada de recursos humanos. Um exemplo do compromisso ambiental da AUDI AG é a recém-criada Fundação Ambiental da Audi.
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