FORD PROMOVE A SEMANA GLOBAL DO VOLUNTARIADO COM AÇÕES NA COMUNIDADE


            A Ford promove este mês, a 5ª Semana Global do Voluntariado, campanha mundial que mobiliza milhares de empregados e aposentados da empresa, em seis continentes, para a realização de ações de ajuda à comunidade. Bill Ford, presidente do Conselho de Administração da companhia, enviou uma mensagem pessoal a todos os empregados convidando-os a participar do projeto. No Brasil, o convite foi reforçado por Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul, o que mostra o compromisso da empresa com a campanha.

No ano passado, mais de 10.000 voluntários da Ford participaram das atividades em 44 países. Juntos, eles realizaram 218 projetos que beneficiaram cerca de 2,4 milhões de pessoas em suas comunidades. No Brasil, foram organizados 10 projetos que atenderam cerca de 2.300 pessoas nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal e São Paulo.

"Os empregados da Ford trabalham diariamente para produzir os melhores veículos e atender as necessidades dos nossos clientes e estão usando esse mesmo compromisso e energia para ajudar as pessoas das comunidades onde vivem e trabalham. É gratificante poder participar dessa iniciativa que tem como objetivo ajudar a construir um mundo melhor", diz Marcos de Oliveira.


Ações no Brasil
Na maior parte do mundo, a campanha foi realizada de 4 a 11 de setembro, mas no Brasil, devido ao feriado de 7 de setembro, as atividades serão de 13 a 18 de setembro. Diversas atividades estão agendadas. Na fábrica de São Bernardo do Campo, SP, foi organizada uma campanha para recolher materiais recicláveis, como latas de refrigerante e garrafas PET, que serão revertidos em cestas básicas para famílias carentes do ABC. Haverá também doação de leite em pó e fraldas descartáveis para as 38 crianças do Orfanato Vila Acalanto e uma visita com entrega de kits de higiene pessoal para os 26 idosos do Lar do Ancião, em Diadema.

A fábrica de Taubaté, SP, vai promover a venda de camisetas da Associação Vida Nova, que atende crianças carentes do bairro Esplanada Santa Tereza. No Campo de Provas de Tatuí, também em SP, serão doados livros para a Fatec e materiais de higiene pessoal para os 43 internos da Casa de Apoio aos Irmãos da Rua São José. Estão programadas também uma visita aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de Tatuí e a realização de palestra e teste vocacional para 80 alunos do Centro Educacional SESI e 100 alunos da Escola Técnica Estadual Sales Gomes.

Na fábrica da Troller, em Horizonte, CE, serão arrecadados materiais escolares para as 92 crianças do Centro de Educação Infantil Maria José Alves da Silva. O escritório regional da Ford em Brasília vai entregar brinquedos para 400 crianças da Associação Cruz de Malta, e os empregados do escritório regional do Nordeste irão doar produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentos para as 68 crianças do Lar de Maria, em Jaboatão do Guararapes, PE.

Muitos outros exemplos de projetos se espalham ao redor do mundo. Os voluntários da Ford vão montar abrigos para famílias carentes na Austrália, construir um reservatório de água potável em Gana, pintar uma escola para crianças no Reino Unido e realizar mais de 100 outros serviços comunitários durante a semana, incluindo o plantio de mudas e ações de preservação ambiental.

Grandes campanhas
A Semana Global do Voluntariado é a maior, mas não a única ação social desenvolvida pelos empregados da Ford. Este ano, outras grandes campanhas foram promovidas pela empresa no Brasil. Nas fábricas de São Bernardo do Campo e Taubaté e no Campo de Provas de Tatuí, a campanha do agasalho arrecadou 13.500 peças de roupa. Já na fábrica de Camaçari, onde a temperatura é mais amena, foram doados mais de 4.000 kg de alimentos para instituições e comunidades carentes.

            O incentivo a essas iniciativas faz parte da política de responsabilidade social da Ford, ao lado das ações desenvolvidas diretamente pela empresa. "O trabalho voluntário traz vários aspectos positivos, não só para quem recebe, mas também para quem o pratica", diz Adriane Rocha, gerente de Responsabilidade Social da Ford. "Entre outros benefícios, ele mostra a importância de trabalhar em equipe, ensina a utilizar de maneira mais eficiente os recursos disponíveis e a buscar soluções criativas para a superação de problemas."

            A satisfação pessoal de poder ajudar o próximo aumenta também a autoestima. "É um trabalho gratificante. Se dá para fazer alguma coisa para melhorar a vida das pessoas, por que não? Às vezes, a doação é pouco para quem dá, mas representa muito para quem está precisando", diz Carlos Durães, operador da produção que atua há 17 anos no Comitê de Cidadania dos Trabalhadores da Ford de São Bernardo do Campo.

Segundo ele, a inspiração para esse trabalho vem do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, que liderou o movimento contra a fome no início dos anos 90. "Muitas pessoas fazem doações de forma isolada. Com essa estrutura que a Ford nos dá, podemos fazer um trabalho constante e organizado, unindo toda a fábrica. São seis campanhas fixas por ano, incluindo Páscoa, Campanha do Agasalho, Dia das Crianças e Natal. E há também as campanhas emergenciais, como a que fizemos recentemente para ajudar os desabrigados pelas chuvas em São Luiz do Paraitinga", completa Durães.


(13/09/2010)

Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010