Giuliano Losacco é o novo líder do Trofeo Linea
Etapa Curitiba - Carsten Horst/MF2
O paulista Giuliano Losacco e o mineiro Clemente Faria Jr. dividiram as vitórias na rodada dupla - 7ª e 8ª etapas - do Trofeo Linea disputada neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba-Pinhais. Foi um dia perfeito para a Pater Racing, que viu seus dois pilotos ganharem pela primeira vez, e uma nova demonstração do impressionante equilíbrio da categoria, ainda sem um único nome a subir duas vezes ao alto do pódio.
O público que desafiou a permanente ameaça de chuva e a temperatura ainda baixa neste início de primavera foi recompensado por duas corridas de elevadíssimo nível técnico, plenas de brigas por posições e ultrapassagens. Viu também Losacco jogar uma pá de cal sobre o longo período de quatro anos sem uma única vitória - a última fora conquistada na Stock Car em Tarumã em 2006 - e seu companheiro de equipe Clemente, campeão sul-americano de Fórmula 3 de 2007 e novato em séries de turismo, resistir de forma heróica aos ataques de Serafin Jr. desde a largada até à bandeirada quadriculada.
Losacco fez uma prova brilhante na primeira bateria. Saiu em quinto, passou para segundo antes da primeira curva, deixou o pole Duda Pamplona para trás nas voltas iniciais e depois se manteve a salvo das investidas de Cesinha Bonilha. "Acho que a nuvem negra saiu de cima de mim. Foi emocionante. Larguei bem, sem deixar as rodas patinarem, e encontrei o caminho certo para chegar ao fim da reta", resumiu, explicando como alcançou um resultado que perseguia há tanto tempo. Na segunda bateria, mostrou maturidade para se conservar na zona de pontos, já que partiu em 8º por causa do sistema de grid invertido utilizado no Trofeo Linea e precisou trabalhar duro para evitar os choques com um pelotão compacto que começava no líder Clemente.
Com um terceiro e um quarto lugares, este assegurado por uma ousada ultrapassagem sobre o local Alceu Feldmann na última volta, Cacá Bueno chegou a assumir a ponta do campeonato tabela, mas foi desqualificado na vistoria técnica da segunda corrida realizada no fim da tarde, o que acabou beneficiando Losacco que, com os resultados, é o novo líder do Trofeo Linea.
A alegria de Losacco era a mesma do parceiro na Pater Racing. Depois de uma fase difícil, decorrente da adaptação ao universo dos carros de turismo, Clemente foi a surpresa do final de semana na capital paranaense. "Eu sabia que seria fundamental buscar a liderança da prova logo depois da largada. Consegui sair bem e depois aproveitei a briga do pessoal que vinha atrás para ganhar algum fôlego antes que eles encostassem de novo. Estamos evoluindo. O que falta agora é melhorar o carro para os treinos de classificação. Como está todo mundo muito próximo em termos de desempenho, quem sai atrás está com a corrida comprometida", observou.
Numa jornada de atuações espetaculares, como as de Serafin Jr. e Christian Fittipaldi em uma disputada briga pelo segundo lugar na segunda bateria, Thiago Camilo deu um show ao partir da última colocação e, com a penalidade aplicada a Cacá, conseguir terminar em 5º colocado.
Bragantini passou um domingo para ser esquecido. Entrou na pista com uma folgada vantagem sobre Cacá e foi embora para casa apenas na terceira colocação, com os mesmos 54 pontos.
Já na Formula Future Fiat os pilotos João Jardim e Felipes Apezzatto foram os principais nomes do dia. Para Jardim, as coisas foram melhores, porque além de marcar a pole position, ele ganhou a sétima etapa e manteve a ponta da classificação da categoria-escola do Racing Festival. O paulista Apezzatto passou a figurar como o sexto ganhador diferente em oito etapas do campeonato após cruzar a linha de chegada com grande folga.
A próxima rodada dupla do Trofeo Linea e da Fórmula Future Fiat será no próximo mês, dia 17, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.
Classificação do Trofeo Linea:
1) Giuliano Losacco - 59
2) André Bragantini - 54
3) Cacá Bueno - 51
4) Serafin Jr. e Alceu Feldmann - 43
6) Cesar Bonilha - 38
7) José Vitte - 36
8) Christian Fittipaldi - 34
9) José Cordova - 32
10) Antonio Jorge Neto - 31
11) Duda Pamplona - 30
12) Popó Bueno - 25
13) Ricardo Maurício - 22
14) Ulisses Silva - 20
15) Clemente Faria Jr - 19
16) Leonardo Nienkotter - 7
17) Thiago Camilo - 6
18) Cesar Marrucci e Rodrigo Navarro - 1 ponto
Classificação do Formula Future Fiat:
1) João Jardim, 89 pontos
2) Francisco Alfaya, 87
3) Nicolas Costa, 82
4) Johilton Pavlak, 73
5) Vini Alvarenga, 58
6) John Louis, 56
7) Felipes Apezzatto, 37
8) Rafael Azrak, 29
9) Roberto Curia Jr , 23
10) Felipe Granzotto, 2
11) Lucas Colombo Russell, 1
O Racing Festival, apresentado pela Fiat e Banco Santander, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events.
Fonte: Fiat PRESS
Comentários