Liderança empresarial: cinco dicas para se tornar um líder ainda melhor






Quando uma empresa possui uma boa liderança, ela facilmente se destaca perante a concorrência. E para aqueles líderes que acreditam que sempre é bom aprimorar técnica e conhecimento, seguem cinco dicas para obter boas mudanças em sua liderança

É sempre importante aprimorar as formas já existentes para uma boa liderança (.)
É sempre importante aprimorar as formas já existentes para uma boa liderança
(.)

Para ser um bom líder é preciso ter mais do que as características convencionais (.)
Para ser um bom líder é preciso ter mais do que as características convencionais
(.)
Atualmente, muito se fala sobre as qualidades básicas que um bom líder empresarial deve ter, como por exemplo: dar e receber feedbacks, possuir visão estratégica, saber delegar, entre outras. Essas características são realmente importantes para obter uma boa liderança; porém, para elevar o sucesso a patamares ainda maiores e melhores, é preciso desenvolver outras habilidades.
Segundo o coach de negócios Adam Nöckel – mestre em coach de negócios pela FCU – Flórida Christian University (USA) –, existem mudanças mais profundas e impactantes para se tornar um líder eficiente. “No início da minha carreira, tive a oportunidade de ter mentores que contribuíram para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Assim, ter as premissas de uma boa liderança é só a ponta do icebarg. É preciso ter outros modos de visão e procurar sempre aprimorar os trabalhos e características desta posição dentro de uma empresa. Existe um caminho eficiente para se conquistar as competências de líder, aumentar ainda mais os resultados e servir de exemplo para seus seguidores”, afirmou Nöckel.
E, justamente pensando nestas outras qualidades pouco comentadas no cenário mercadológico, que Nöckel separou cinco dicas para serem somadas às formas já existentes de uma boa liderança.
Pensar na solução, não no problema
Ao longo de nossas vidas pessoais e profissionais, somos acostumados a encontrar um culpado para os problemas. E isso acontece constantemente nas empresas; entretanto, é necessário que um bom líder não haja desta maneira. Pelo contrário, quando mais cedo ele entender que é o responsável pelos resultados que a sua equipe obtém, mais rápido e fácil haverá a busca e a solução para as demandas apresentadas. “É importante salientar que gestores não são autossuficientes, mas que, com sabedoria chamam a responsabilidade para si", salientou Nöckel.
Se esforçar para ser recompensado
Lembre-se: para obter certos bens (como carros, casas, celulares de última geração, viagens etc) é necessário primeiro se esforçar, ou seja, trabalhar duro. É preciso entender que antes de possuir o sucesso, o lado humano e profissional deve ser trabalhado e, assim, se sustentarem juntos.
Coragem e integridade
Atenção para este item! Ter coragem e integridade é a base que gera confiança na liderança. Quando um time não possui confiança em seu líder, as chances deles progredirem são poucas. Para obter essas duas qualidades e passar isso adiante, um líder deve ter: clareza em seus atos, agir de forma coerente e deixar sempre claro à equipe quais são as metas e objetivos a serem atingidos. Além de encorajar os funcionários a fazer o que deve ser feito para chegar aos objetivos. 
Relacionamento e cooperação
Estes dois aspectos estão diretamente ligados e um precisa do outro. Ter um bom relacionamento com a equipe e trabalhar isto entre os indivíduos, faz com que o grupo se torne mais produtivo e favoreça a cooperação. E já sabemos que não existe resultado se não tiver participação do time inteiro.
Toque de Midas
Inspirado em um personagem da mitologia grega, o Rei Midas (que transformava em ouro tudo o que tocava), o mesmo acontece com um bom líder onde quer que ele se empenhe, e os resultados saem acima da expectativa. Para atingir esse feito é preciso reunir as características de um líder e gestor, elevando as capacidades administrativas e de gestão. “Ser um líder não é tarefa fácil, mas é extremamente importante buscar cada vez mais ferramentas de aprimoramento para se tornar um – ainda mais se este líder deseja assumir as rédeas de seu futuro como empreendedor", enfatizou Nöckel.
É fundamental que os líderes estejam sempre dispostos a aprender mais e mais. Se aprimorar e buscar inovações que acompanham o mercado de trabalho que atua, e além dele.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010