Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil







Equipada com motores 3.2 FSI de 269 CV ou 2.0 Turbo FSI com 183 ou 214 cv, a station wagon de luxo mistura esportividade e conforto em doses proporcionais; modelos custam a partir de R$ 159.904 Depois do sucesso do novo Audi A4, a montadora alemã traz para o Brasil a versão Avant do modelo, que promete agradar os fãs de conforto e esportividade, com um bônus extra: com design dinâmico e elegante, o modelo tem capacidade de carga de até 1.430 litros com os bancos traseiros rebatidos, além de numerosos itens de acabamento bem resolvidos. Em termos de tecnologia, o novo A4 Avant é baseado na versão sedã. O recém desenvolvido eixo dianteiro five-link foi deslocado para frente, com a vantagem de uma distribuição mais equilibrada de carga entre os eixos. Isto garante direção mais precisa e ágil mesmo com a nova dimensão do carro. O novo A4 Avant vem para o Brasil em três versões de motorização: 3.2L FSI quattro®, com 269 cv, e 2.0L Turbo FSI, com 183 ou 214 cv. O consumo médio destes motores é, em média, 10% menor que nas versões anteriores. O modelo Audi A4 Avant 2.0L 183 cv custa R$ 159.904; o Audi A4 Avant 2.0L 214 CV sai por R$ 196.761 (valores com redução de IPI); e o Audi A4 Avant 3.2L 269 CV por R$ 250.300Com estilo belo e cativante, o exterior do novo A4 Avant dá um show de harmonia e equilíbrio, com silhueta elegante e poderosa linhas horizontais que acentuam a largura da traseira. Com 4,70 metros, a station wagon é majestosa e ficou quase 12 centímetros mais longa do que o modelo antecessor. Mesmo com carroceria mais rígida e segura que do modelo anterior, o carro ficou aproximadamente 10% mais leve, graças à construção inteligente de baixo peso. A versão da Avant A4 2.0 L TFSI pesa 1.430 quilos. A capacidade de carga do porta-malas do novo A4 Avant, a maior entre os seus concorrentes diretos, é de 480 litros no seu formato básico, podendo chegar a 1.430 litros com os bancos traseiros rebatidos. O banco traseiro é dividido na proporção 60/40. Soluções inteligentes, como um piso retrátil, separador e cobertura para carga também estão disponíveis, além de abertura elétrica da tampa traseira.O interior é espaçoso, elegante e iluminado, com uma vasta gama de equipamentos de alta tecnologia. Sem contar os novos padrões de segurança passiva, com a interação entre os inovadores airbags adaptativos e os cintos de segurança reguláveis de altura e com limitadores de força. Esta característica controla a intensidade da ativação do airbag e o nível de força do cinto em resposta à gravidade do acidente. Os bancos dianteiros e os encostos de cabeça também apóiam o corpo no caso de impactos na traseira. Este sistema conhecido como Audi Backguard recebeu a classificação "boa" em testes independentes. O cockpit está claramente alinhado em direção ao condutor e o console central é angulado para a esquerda. Muitos dos detalhes do A4 Avant foram concebidos com um olho no "irmão" maior, o Audi A8. Os instrumentos foram redesenhados, mas não perderam o estilo clássico Audi. O novo freio eletromecânico elimina a necessidade de uma alavanca de freio de mão. Outro novo componente é o sistema de controle climático de série, que fornece 10% a mais de resfriamento, com operação 20% mais eficiente do que o anterior modelo e economia de cerca de 0,2 litros a cada 100 km. O novo Audi A4 Avant pode vir equipado com motores 2.0 de 183 cv ou 214 cv de potência ou ainda com um 3.2 litros de 269 cv de potência. Todos com injeção eletrônica estratificada direto do FSI. Os motores do novo A4 Avant consomem muito menos combustível do que os seus antecessores, dando provas do sucesso da eficiência estratégica da Audi. O motor mais potente, o 3.2 V6 em alumínio com duplo comando de válvulas, tem duas novidades responsáveis pela economia no consumo do modelo: a redução da fricção interna e o sistema de atuação nas válvulas conhecido como AVS (Audi Valve Lift System), que varia a elevação das válvulas de admissão para otimizar a quantidade de combustível na câmara de combustão. A borboleta pode normalmente permanecer aberta, permitindo que o motor "respire" livremente. O motor é equipado com sistema FSI (Fuel Stratified Injection). O termo "injeção estratificada de combustível" que em outras palavras é uma injeção direta, já explica a tecnologia: o injetor localizado no sistema de admissão, no cabeçote, é servido por uma bomba de alta pressão do eixo de comando, que divide a pressão entre todos os cilindros. O injetor regula a entrega de combustível com precisão de milésimos de segundos e a pressão de injeção é de até 110 bar. O combustível é injetado diretamente na câmara de combustão através do injetor posicionado lateralmente entre as válvulas de admissão. A mistura ar-combustível é distribuída de maneira homogênea na câmara de combustão. Isto garante uma característica distinta, enfatiza a alta performance e agilidade nas respostas em todas as marchas. Equipado com transmissão automática Tiptronic de seis marchas, o carro acelera de 0 a 100 km/h em 6,6 segundos e tem velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). O consumo misto (estrada/cidade) é de 10,86 km/litro. Na versão 2.0 l Turbo FSI o câmbio automático Multitronic de oito velocidades com função Sport transmite a força do motor para as rodas dianteiras. Na versão de 183 cv, o carro acelera do repouso a 100 km/hora em 8,6 segundos e tem máxima de 218 km/h. O consumo misto é de 13,69 km/litro. Com motor de 214 cv a aceleração de 0 a 100 é feita em 7,4 segundos e a máxima de 232 km/h. O consumo misto é de 13,69 km/litro. O modelo equipado com propulsor 3.2 L FSI quattro® tem câmbio automático Tiptronic de seis velocidades e tração permanente quattro®, com distribuição dinâmica de torque e diferencial central, que permitiu que a suspensão five-link dianteira avançasse 154 milímetros. Deste modo, há equilíbrio perfeito na distribuição de cargas entre o eixo traseiro e dianteiro.A eficiência na dirigibilidade pode ser traduzida no novo Audi Drive Select, um sistema inédito de configuração das características de dirigibilidade através de amortecedores adaptativos, sistema de direção com assistência variável dinâmica e variação automática de troca de marchas. "É uma tecnologia inédita no mercado automotivo premium no Brasil", afirma Rafael Clemente, gerente de Produto da Audi Brasil. Esse sistema faz com que o veículo adquira comportamentos dinâmicos completamente diferentes de acordo com configurações pré-estabelecidas pelo fabricante. O motorista pode selecionar três formas de conduzir no sistema integrado: modo Conforto, Automático ou Dinâmico, com apenas um toque no botão. A configuração básica deixa a suspensão em modo esportivo, com a carroceria 20 mm mais baixa. "É a clara evolução do produto no sentido de se adaptar às preferências do cliente e não o contrário, refletindo a alta maturidade e o nível de excelência da engenharia automotiva da Audi", afirma Clemente. Os faróis com iluminação bi-xenônio seguem o novo conceito de conjunto ótico adotado pela Audi como identidade visual de seus veículos. Trata-se de uma iluminação diurna e noturna, que consiste em 14 LEDs que dão um ar sofisticado ao conjunto. Um charme criado para o Audi R8 e agora transferido para o novo A4 Avant. A tecnologia de luzes adaptativas que acompanham a trajetória do veículo pode ser solicitada como opcional. A dinâmica suspensão do novo Audi A4 Avant, em alumínio, foi redesenhada. O sistema de direção hidráulica é do tipo pinhão e cremalheira, com assistência variável Servotronic, que reduz o consumo de combustível em cerca de 0,1 l/ 100km. Equipado com rodas de liga leve de 16 ou 17 polegadas, o modelo tem poderosos freios a discos ventilados. O programa de estabilização ESP pode ser desligado em etapas, a velocidades inferiores a 100 km /h. O novo Audi A4 Avant pode vir equipado com uma vasta gama de alta tecnologia e sistemas luxuosos que tornam a condução mais relaxante. Entre os itens estão incluídos o Audi Parking System, um equipamento que auxilia nas manobras de estacionamento; e o Adaptative Cruise Control, piloto automático que mantém a velocidade e a distância programada do veículo da frente sozinho, ou seja, sem precisar do motorista.O modelo ainda oferece sistemas multimídia. Para o sistema de navegação com DVD e MMI, a Audi oferece o AMI (Audi Music Interface), que integra iPod e toda a sua interface. Há ainda possibilidade de integrar o telefone celular ou telefone Bluetooth ao sistema Audi Infotainment, permitindo ao motorista falar sem tirar as mãos do volante. O novo Audi A4 poderá ser equipado com o sofisticado sistema de som dinamarquês Bang & Olufsen, com amplificador de 505 watts, 10 canais e 14 alto-falantes. O novo Audi A4 Avant pode sair de fábrica também com o pacote exterior S Line, que consiste em um pacote exterior esportivo. Entre os opcionais, ar-condicionado com três zonas de controle climático e sistema Advanced Key: uma chave de controle à distância, que armazena diversos dados do veículo, permite a abertura das portas do veículo e a ignição do motor sem que seja necessário através de presença, ou seja, sem o acionamento do controle remoto ou o posicionamento no orifício no painel de instrumentos. Trata-se de um sistema altamente conveniente para o usuário, principalmente para o consumidor feminino que pode abrir o veículo e ligá-lo sem ao menos retirar a chave da bolsa. Destaque também para o teto solar panorâmico, com 0,8 metros quadrados, que deixa o veículo muito iluminado e arejado.

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