Volvo lança novo chassi B12R 8x2 para os mercados brasileiro e sulamericano
A Volvo Bus Latin America está lançando no Brasil e outros mercados sulamericanos o seu mais novo veículo, o B12R 8x2, destinado principalmente ao segmento rodoviário de ônibus de turismo. Com um motor de 12 litros e 420cv de potência, o novo chassi é a melhor opção para este tipo de operação. O B12R 8x2 atende aos mais exigentes padrões das empresas desta área para proporcionar maior capacidade de transporte e mais conforto e segurança.
“A Volvo tem grande tradição em veículos rodoviários. O B12R 8x2 é mais uma solução avançada da marca para o segmento de turismo, trazendo o que há de melhor em tecnologia”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America. O novo veículo tem uma configuração que atende as exigências de carga legal nos limites impostos pela legislação que rege o transporte rodoviário de passageiros no Brasil.
“E reúne toda a nossa experiência em transporte e performance de veículos na área rodoviária”, completa José Luis Gonçalves, gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America. Como o próprio nome define, o B12R 8x2 tem 8 pontos de apoio e dois de tração. Neste novo chassi Volvo, os dois primeiros eixos são direcionais, condição que facilita a dirigibilidade e manobrabilidade do ônibus.
Os chassis com a configuração 8x2 podem ser encarroçados com carrocerias Double Decker, aquelas em que há dois “pisos”, e carrocerias Low Driver. São muito usados em rotas de turismo, fretamento e Linhas rodoviárias, principalmente em países da América do Sul, como Argentina, Chile e Peru.
“Os novos B12R na versão 8x2 vêm com a mesma tecnologia lançada em 2007 pela Volvo Bus Latin America no modelo 6x2 - caixa I-shift, freio a disco com EBS, freio motor VEB de 390 cavalos e ainda ESP, controle eletrônico de estabilidade”, afirma Gilcarlo Prosdócimo, engenheiro de vendas da Volvo Bus Latin America. “Sem falar na alta tecnologia de chassi, que permite ao novo B12R 8x2 ter 500 quilos a menos que os chassis apresentados pela concorrência”, finaliza.
Novo chassi Volvo B12R 8x2
é o mais avançado do mercado
O chassi B12R 8x2 que a Volvo está lançando hoje é o mais avançado e adequado veículo destinado ao segmento de turismo no Brasil e outros mercados sulamericanos. O B12R 8x2 sai de fábrica com uma série de atributos que o tornam a melhor opção nesta área: computador de bordo para diagnóstico de falhas; o freio motor mais potente do mercado; o único com a caixa de câmbio inteligente I-Shift, que não tem pedal de embreagem; e a arquitetura eletrônica de segunda geração, entre outros itens.
“Ele também chega com a possibilidade de, opcionalmente, ser comercializado com o ESP (Eletronic Stability Program), o sistema eletrônico de estabilidade que reduz sensivelmente o risco de capotamento e deslizamento em pistas escorregadias”, afirma Luis Carlos Pimenta, presidente da Volvo Bus Latin America..
A caixa de câmbio inteligente I-Shift realiza as trocas de marcha automaticamente, reduzindo significativamente o consumo de combustível. Por não ter o pedal de embreagem, aumenta consideravelmente a produtividade do motorista. “Proporciona, ainda, mais segurança para a operação, pois o condutor não precisa se preocupar com a troca de marchas, podendo se fixar mais no trânsito”, afirma José Luis Gonçalves, gerente de ônibus rodoviários da Volvo do Brasil.
O B12R 8x2 é equipado com arquitetura eletrônica de segunda geração, a chamada BEA2 - sigla em inglês para arquitetura eletrônica para ônibus. Segundo o engenheiro de vendas Gilcarlo Prosdócimo, a BEA2 aumenta os benefícios ao transportador, pois controla uma série de funções do veículo. O motorista tem no display do computador de bordo mais de 50 informações do motor, da caixa de câmbio, dos freios, da suspensão e das luzes externas. Os módulos eletrônicos são interligados em rede, proporcionando maior confiabilidade a todo o sistema elétrico e eletrônico do chassi e um menor número de cabos elétricos.
“E a suspensão é totalmente pneumática e controlada automaticamente, com câmaras de ar tipo fole”, observa o engenheiro. Tem amortecedores de dupla ação, barras estabilizadoras e de reação e regulagem de nível para manobras. Também está equipado de fábrica com as funções levantamento e rebaixamento total da suspensão e ainda de ajoelhamento, excelentes para garantir mais conforto e acessibilidade aos passageiros.
Volvo Bus Latin America tem
novo gerente de ônibus rodoviários
José Luis Gonçalves é o novo gerente de ônibus rodoviários da Volvo Bus Latin America, em substituição a Luis Carlos Caparelli. Gonçalves está há 14 anos no Grupo Volvo, onde iniciou sua carreira como estagiário na fábrica da Volvo do Brasil, localizada em Curitiba, no Paraná. Nesta nova função, o executivo ficará sediado também em Curitiba, de onde cuidará de toda área comercial de ônibus rodoviários para os mercados brasileiro e latinoamericano.
Gonçalves já passou por várias posições de liderança no Grupo Volvo. Ele acaba de ser transferido dos Estados Unidos, onde ocupava a função de diretor de desenvolvimento de negócios e novos mercados da Mack Trucks International, uma das empresas do Grupo Volvo, sediada na cidade de Greensboro, Estado da Carolina do Norte. No Brasil, também trabalhou em cargos de chefia na área de desenvolvimento de concessionários, foi líder de projetos, representante regional de serviço e engenheiro da qualidade.
Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR/Cefet), tem MBA em Gestão Empresarial pela FGV-ISAE, de Curitiba. Tem 34 anos e é casado. Nesta nova posição, se reportará ao presidente da Volvo Bus Latin America, Luis Carlos Pimenta.
Fonte:
Newton Chagas - Volvo Bus Latin America
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa
Comentários