Citroën C3 AIRCROSS: Novas escolhas. Novos caminhos


·        Modelo, que faz sua estréia mundial, foi desenvolvido exclusivamente no Mercosul para toda a América Latina e é referência na utilização de materiais verdes;
·        Citroën AIRCROSS traz tecnologias inéditas em seu segmento, como o pára-brisa acústico panorâmico, o Sistema de Navegação MyWay e o Rádio Pioneer for Citroën com espacialização (efeito Hifi-like);
·        Pacote promocional de lançamento prevê as três primeiras revisões sem custos para todas as unidades comercializadas até 31 de dezembro de 2010.
                                   
As ruas e estradas ganham mais charme e elegância com a chegada do Citroën AIRCROSS, o crossover premium da Citroën. Qualidades indiscutíveis de estilo, conforto, segurança e prazer ao dirigir, além do grande número de equipamentos de série, possibilitam ao usuário do AIRCROSS desfrutar de diversas e atraentes possibilidades de uso.
O Citroën AIRCROSS é um modelo com vocação aventureira, repleto de tecnologia e que se destaca por apresentar um estilo audacioso e sedutor. Oferece uma atmosfera única em seu interior, onde se fundem o requinte e a tecnologia, e onde se multiplicam as percepções de qualidade. Um autêntico SUV Compacto Premium, desenvolvido no Mercosul e feito sob medida para atender aos anseios dos mercados do Brasil, Argentina e outros países latino-americanos nos quais será comercializado.
Disponível em três versões (GL, GLX e Exclusive), equipado com motor 1.6 16V Flex (113 cv) e com garantia de 3 anos, o AIRCROSS é o primeiro veículo produzido no Centro de Produção de Porto Real (RJ) que já apresenta a nova identidade Citroën, introduzida em 2009.

Crescimento consolidado
O Citroën AIRCROSS chega ao Brasil com a missão de incrementar a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%. O modelo deverá representar cerca de 2.000 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%.
“Mais que um novo produto, o AIRCROSS representa para nós a oportunidade de entrar em um novo segmento, fato estratégico para nossa ampliação comercial“, afirma Ivan Ségal, presidente da Citroën do Brasil.
Em 2010, os resultados da marca têm sido bastante positivos, com vendas de 36.246 unidades no segmento de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 14,56% sobre as 31.639 unidades emplacadas no mesmo período de 2009. Para o ano como um todo, principalmente em função do lançamento do Citroën AIRCROSS, a marca espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009.

Um estilo forte e uma visibilidade inigualável
A força e a elegância, o volume e a fluidez, a modernidade e o conforto, a compacidade e o amplo espaço interno: o Citroën AIRCROSS une inúmeros elementos para oferecer um veículo com um design inovador, dotado de uma personalidade ao mesmo tempo forte e sedutora. “O Citroën AIRCROSS foi inspirado no universo off-road, mas com uma forte presença dos códigos genéticos da marca que são patentes na filosofia Créative Technologie”, explica Nívea Ferradosa Morato, diretora de Marketing da Citroën.
Dono de um estilo único e contemporâneo, o Citroën AIRCROSS materializa a liberdade, a força e a expressividade. A começar pela frente, caracterizada pelos inéditos duplos chevrons cromados; pela tomada de ar (mais aberta, transmitindo sensação de potência) e pelo capô elevado. Os faróis, posicionados bem ao alto, completam o conjunto e reforçam o caráter SUV do modelo.
Outro ponto de destaque do AIRCROSS é seu inédito pára-brisa panorâmico em três partes (graças às estreitas colunas A), tecnologia que permite aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual. Uma associação direta entre tecnologia e design. No perfil, mais elementos que reafirmam solidez e proteção: o estribo protetor e a exclusiva assinatura AIRCROSS, dando um visual típico off-road. 

Detalhes que fazem a diferença
Verdadeira assinatura do modelo, as barras de teto longitudinais em alumínio sobem do pára-brisa até a traseira do veículo. Fruto da ousadia e da criatividade, elas permitem a modernidade estilística e a manutenção da visibilidade interna.  Além disso, em conjunto com a capa dos espelhos retrovisores (cromados), asseguram requinte e elegância. As rodas Buggy diamantadas (desenhadas exclusivamente para o AIRCROSS) e os pneus de uso misto remetem a um universo de liberdade e conquista.
Visto de trás, o estepe posicionado de forma assimétrica sugere vigor e volume. “Desenvolvemos na traseira do veículo um conjunto de tampa, pára-choque e novas lanternas que sugerem um estilo forte e intuitivo”, explica Frederico Laguna, gerente de estilo para a América Latina.
Todo o sistema de fixação do estepe, composto por um suporte basculante da roda, uma trava e um parafuso de segurança (com segredo), foi desenvolvido visando máximo equilíbrio entre forma e função. O sistema conta com um grande diferencial: a possibilidade do destravamento por meio de um comando na chave. Uma facilidade no sempre corrido dia a dia dos clientes.
O AIRCROSS chega ao mercado com sete opções de cores de carroceria: Blanc Banquise, Gris Aluminium, Rouge, Perla Nera, Manitoba, Dolomites e Hickory.


Uma dirigibilidade excepcional, fruto do desenvolvimento local
O Citroën AIRCROSS foi projetado para oferecer dirigibilidade incomparável e grande prazer de dirigir. E grande parte deste trabalho foi fruto do desenvolvimento local, executado no próprio Mercosul.
“Realizamos inúmeras missões no Brasil para o desenvolvimento do produto, sempre levando em conta fatores como robustez, durabilidade, confiabilidade e eficácia técnica”, afirma Christophe Happe, diretor responsável pelo projeto.
Para identificar as muitas áreas de desenvolvimento, cada operação recebeu um nome diferente: Canela, Maçaranduba, Jatobá, Jequitibá... Entre agosto de 2009 e maio de 2010, passaram pelas mãos das equipes de Projeto cerca de 200 veículos, o que contabilizou mais de um milhão de quilômetros rodados.
E o resultado prático pode ser notado pela definição de equipamentos e pelo desempenho final do modelo, certamente uma nova referência em comportamento dinâmico no segmento.
A começar pelo conjunto motopropulsor. O motor 1.6 16V Flex com quatro cilindros oferece excelente desempenho: 113 cv de potência a 5.800 rpm com álcool e 110 cv a 5.800 rpm com gasolina. Uma das maiores virtudes deste motor é o generoso torque, 155 Nm a 4.500 rpm com álcool e 142 Nm a 4.000 rpm com gasolina, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade do carro e, em conseqüência, maior prazer em dirigir.
 A caixa de câmbio é a manual com 5 velocidades à frente (MA5R), tendo as relações de marcha encurtadas em 15% para privilegiar acelerações e retomadas. Abaixo, os valores do Citroën AIRCROSS:

Relações de Marcha
1ª - 3,63:1                                                    2ª - 1,95:1
3ª - 1,28:1
4ª - 0,97:1
5ª - 0,76:1
Marcha à Ré - 3,58:1
Relação do Diferencial: 4,92:1
Devido à proposta e às maiores dimensões do modelo, o conjunto de direção foi desenvolvido para oferecer mínimo esforço em manobras de estacionamento, mantendo, porém, grande precisão em condução urbana e rodoviária.
Na frente, a suspensão é independente, tipo McPherson, com molas helicoidais, barra estabilizadora e amortecedores pressurizados. Na traseira, o conjunto é formado por uma travessa deformável, com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra estabilizadora. O sistema de suspensão foi desenvolvido para oferecer um comportamento dinâmico superior, aliando grande segurança ativa e conforto de rodagem. “Desenvolvemos um conjunto de suspensões específico para o modelo, com calibragem e leis de amortecimento adaptadas às necessidades dos consumidores brasileiros. É o caso da utilização de amortecedores com stop hidráulico”, explica Marcelo Capella, gerente de Engenharia e Comportamento Dinâmico.
Alinhado à sua concepção Crossover, o Citroën AIRCROSS teve sua altura em relação ao solo elevada em 36 mm no eixo dianteiro e 41 mm no eixo traseiro, o que assegura um vão livre em relação ao solo de 230 mm na frente e 240 mm na traseira. Garantia de maior conforto na transposição diária de obstáculos e irregularidade!
Decidida a oferecer um comportamento dinâmico de referência, a Citroën solicitou o desenvolvimento de pneus com medidas específicas para o modelo. Todas as rodas recebem pneus Pirelli Scorpion 205/60 R16 para uso misto (50% terra e 50% asfalto). Com isso, o motorista encontrará segurança e controle em todos os tipos de terreno.
Nas versões GLX e Exclusive, os pneus são montados nas novas rodas de liga leve Buggy com acabamento diamantado em preto brilhante. Essas rodas foram desenvolvidas e são produzidas no Brasil especialmente para o AIRCROSS. Na versão GL, as rodas são de aço, guarnecidas pela calota Como.

Um conforto acústico premium e inédito no segmento
A acústica do Citroën AIRCROSS também ficou no centro das atenções das equipes de Projeto. E isso resultou em um excelente isolamento sonoro. Os ruídos vindo do motor foram atenuados por múltiplos elementos fono-absorventes dentro do vão motor. O tratamento acústico foi essencialmente realizado na própria fonte. Tudo também foi feito para garantir a estanqueidade da carroceria: materiais preencheram os menores espaços vazios da estrutura, enquanto uma dupla junta foi implantada em torno das portas. Água e poeira terão que ficar do lado de fora!
Outro ponto de destaque é a utilização de um exclusivo pára-brisa acústico, já que grande parte dos ruídos externos que entram no habitáculo são oriundos desta área. Desenvolvido pela Saint-Gobain Sekurit, o pára-brisa acústico do AIRCROSS – uma tecnologia inédita em seu segmento - é formado por uma lâmina com três camadas, sendo a intermediária antirruído.

Um interior espaçoso, iluminado e muito requintado
O Citroën AIRCROSS é generoso com os ocupantes e oferece uma habitabilidade de referência em seu segmento. O entre-eixos alongado em 80 mm (2.540 mm, em um veículo com 4.279 mm de comprimento) e a altura da carroceria (1.753 mm) permitem amplo espaço interno, complementado por um alto padrão de acabamento interno. Para o motorista, um atrativo extra é a posição elevada de dirigir, que proporciona melhor visibilidade e maior sensação de segurança.
Elaborado e funcional, o interior do modelo apresenta uma sofisticação, um requinte e uma qualidade percebida dignos dos segmentos superiores.
Os tons escuros utilizados em tecidos e forrações asseguram maior sobriedade e discrição ao habitáculo. Por outro lado, a utilização de materiais como cromo e couro reforçam sua vocação esportiva.
Neste contexto, destaque para a escolha dos assentos, que além de oferecerem um conforto acima da média, se sobressaem pela modernidade, alto padrão e elegância. 
O painel com formas arredondadas resulta em um conjunto requintado e harmônico, e exprime modernidade e fluidez. “O layout de painel foi baseado em elementos cilíndricos e em formas arredondadas. O resultado é um conjunto orgânico e harmônico, com comandos bastante intuitivos”, completa o estilista.
 Na parte superior do painel, o conjunto de três mostradores circulares é composto por inclinômetro lateral (indica a inclinação do veículo lateralmente), inclinômetro longitudinal (evidencia a inclinação do veículo em subidas ou descidas) e bússola (com quatro traços principais indicando Norte, Sul, Leste e Oeste). Esse conjunto de mostradores tem visual inspirado no universo aeronáutico e estilo digno de relógios de luxo.
Seguindo as últimas tendências mundiais, o painel apresenta um quadro de instrumentos analógico e totalmente voltado para o motorista − influência direta das últimas criações da Citroën, como os modelos DS3 e DS4 High Rider. Formado por três relógios cônicos, segue também a influência dos SUV de luxo, que mantêm uma linha elegante e esportiva em seus painéis de instrumentos. O volante, com ótima pega, apresenta um estilo moderno e requintado, oferecendo regulagens de altura e profundidade.
Dentro do Citroën AIRCROSS, os passageiros desfrutam de itens como pára-sol com espelho de cortesia, espelho de vigilância de crianças, porta-objetos e tomadas (12V e USB), que integram o generoso pacote de equipamentos de conveniência e conforto. A grande área envidraçada facilita a entrada de luz natural e amplia a sensação de espaço e comodidade.
Entre os itens de conforto, destacam-se mesas tipo “aviação” para bancos traseiros, apoio de braços para os bancos dianteiros e porta-revistas nos bancos dianteiros.

Amplo espaço para bagagem
Nas três versões, o banco traseiro é rebatível, com opção de fracionar 1/3 ou 2/3. Isso permite encontrar a melhor configuração de espaço para bagagem e facilita o aproveitamento do generoso porta-malas: são 583 mm de altura, 1.233 mm de largura e comprimento máximo de 750 mm. Dimensões estas que permitem um volume de carga de 403 litros (VDA) em posição normal ou 1.500 litros com os bancos traseiros rebatidos.

Tecnologias inéditas em seu segmento
O Citroën AIRCROSS oferece uma série de equipamentos inéditos em relação a seus concorrentes, seguindo o conceito “Créative Technologie” da Citroën. São eles:


·                    Pára-brisa panorâmico
O posto de direção oferece uma visibilidade periférica incomparável graças ao inovador pára-brisa panorâmico em três partes, reservado até agora somente para alguns monovolumes de segmentos superiores.
Sua concepção permite afinar os dois montantes dianteiros do pára-brisa, para melhor reduzir a obstrução dos mesmos na visão binocular: a visão é panorâmica e aberta e oferece não somente ao motorista um conforto visual excepcional em ¾ dianteiros mas também um ganho significativo em segurança.
Este “apagamento” dos montantes dianteiros do pára-brisa cria um ângulo de visão lateral de 29,5°, o melhor do segmento. Mesmo nível de excelência para a visibilidade alta que chega a um ângulo de abertura de até 26°.
·                    Sistema de Navegação MyWay com tela colorida de 7”
O Citroën AIRCROSS é o primeiro carro em seu segmento no Brasil a oferecer como opcional de fábrica um sistema de Rádio Navegador/MyWay integrado ao painel de bordo. Desenvolvido especialmente para o AIRCROSS, possui inúmeras vantagens e funcionalidades, como mais de 1.300 cidades mapeadas e cerca de 1 milhão de pontos de interesse, o que inclui restaurantes, postos de gasolina e concessionárias Citroën. Além disso, oferece controle no volante, modo dia/noite automático e memória de trajetos.
Este sistema de áudio e multimídia contém não somente uma navegação em cores integrada, mas também um sistema de áudio/CD compatível com os arquivos mp3/WMA e um kit viva voz Bluetooth®.
Este equipamento dispõe de uma tela colorida de 7 polegadas para assegurar uma legibilidade otimizada das informações exibidas. Sua cartografia pode ser exibida em modo 2D ou em modo perspectiva para facilitar a leitura do itinerário. O leitor CD mp3/WMA na fachada é, desta forma, completamente disponível para a função áudio. Enfim, para dispor de um repertório musical ainda mais amplo, está disponível uma porta USB e uma tomada Jack.

·                    Rádio Pioneer for Citroën com espacialização (efeito Hifi-like)
Desenvolvido com exclusividade pela Pioneer para o Citroën AIRCROSS, o Rádio CD Player mp3 oferece uma qualidade sonora superior, além de uma série de funções, como a leitura de arquivos WMA, um kit viva voz Bluetooth®, uma porta USB e uma tomada Jack. Exclusividade do sistema, a função Hifi-like promove a espacialização das ondas sonoras, disponibilizando uma qualidade sonora de altíssimo nível.

Segurança para todos os ocupantes
Projetado para proteger ao máximo seus ocupantes, o Citroën AIRCROSS possui uma generosa oferta de equipamentos de segurança. Entre eles, variando de acordo com a versão:
·                    Airbag duplo frontal;
·                    Airbags de tórax laterais dianteiros;
·                    Faróis de neblina;
·                    Sistema ABS de frenagem com EBD;
·                    Sistema de iluminação de acompanhamento (Follow Me), que permite manter os faróis dianteiros acesos por alguns segundos após desligar a ignição;
·                    Sensor de não-utilização do cinto de segurança;
·                    Cintos de segurança dianteiros com limitador de esforço e regulagem de altura;
·                    Cintos de segurança traseiros de três pontos nas extremidades e central abdominal;
·                    Regulador de velocidade;
·                    Limitador de velocidade;
·                    Travamento elétrico para vidros traseiros no painel;
·                    Vidros dianteiros elétricos;
·                    Vidro dianteiro para condutor com dispositivo “um toque” e antiesmagamento;
·                    Vidros traseiros elétricos;
·                    Vidros verdes;
·                    Detector de Obstáculo Traseiro, ativado quando a marcha à ré for acionada.

Três versões, cada uma com seus atributos
O Citroën AIRCROSS será oferecido em três versões, todas com motor 1.6 16V Flex. São elas:
·                    GL 1.6 16V FLEX – A versão de entrada conta com equipamentos de série como ar condicionado, computador de bordo, vidros dianteiros e retrovisores com acionamento elétrico, abertura das portas com acionamento à distância, barras de teto longitudinais, pára-choque dianteiro e traseiro na cor do veículo, estepe com dispositivo antifurto, bancos traseiros rebatíveis 1/3 e 2/3, porta-malas com travamento elétrico, entre outros.
·                    GLX 1.6 16V FLEX – Além dos equipamentos presentes na versão GL, possui de série rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina, regulagem de altura do banco do motorista e sistema de som com Rádio/CD mp3 e entrada para iPod.
·                    Exclusive 1.6 16V  FLEX – Possui de série: ar condicionado digital, bancos de couro, airbag duplo, Rádio Pioneer for Citroën, ABS + EBD, limitador e regulador de velocidade, volante em couro, rodas de liga leve Buggy, bússola, inclinômetro (horizontal e vertical), vidros traseiros elétricos, faróis de neblina e regulagem de altura do banco do motorista. Opcionais: sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático de faróis, sensor de chuva, airbag lateral e sistema de Navegação MyWay.

Pós venda: confiabilidade e alta competitividade
            Além dos três anos de garantia contratual e os doze anos de garantia anticorrosão perfurativa, a Citroën oferecerá um Pacote Promocional de Lançamento, válido para todos os clientes que comprarem o Citroën AIRCROSS até 31/12/2010. Este pacote consiste nas três primeiras revisões gratuitas em qualquer concessionário Citroën. Ela inclui as operações de manutenção, mão de obra e peças preconizadas em cada uma das três primeiras revisões (10.000, 20.000 e 30.000 km) constantes no manual de manutenção e garantia do veículo.
Caso o veículo não atinja as quilometragens durante um ano de uso, o plano de manutenção deverá ser realizado anualmente. Havendo necessidade de troca ou adição de outros fluídos (direção hidráulica, arrefecimento, freio), cujos níveis são verificados, ou caso haja necessidade de troca de peças de desgaste natural, os custos destes componentes serão cobrados à parte pelo concessionário.
O cliente receberá na sua residência um “Welcome kit” contendo três cartões para ter direito a revisão gratuita de seu AIRCROSS. É obrigatório apresentar o cartão na concessionária Citroën de preferência do cliente.
Outro ponto importante é o Plano de Revisão Recomendada, programa de pós-venda para as revisões em intervalos regulares de 10 mil quilômetros. Por meio dela, além do preço fixo e da precisão na verificação dos itens indicados no plano de manutenção periódica, os proprietários do Citroën AIRCROSS terão a possibilidade do parcelamento dos custos em três pagamentos mensais.
Acertada previamente com a Abracit - Associação Brasileira dos Concessionários Citroën -, a Revisão Recomendada terá sempre seus preços afixados em local visível nos showrooms e oficinas das concessionárias, para amplo conhecimento público.

Citroën AIRCROSS: referência na utilização de materiais verdes
“O Citroën AIRCROSS é o modelo mais “verde” que a PSA lançou até hoje no Mercosul, com 20 kg de materiais verdes embarcados por meio de todas as soluções de engenharia existentes e disponíveis”, comemora Luís Zamora, responsável pela Engenharia de Materiais Mercosul.
Mais que um fato isolado, a afirmação acima demonstra a determinação e o compromisso do Grupo PSA em oferecer, cada vez mais, produtos respeitosos ao meio ambiente e que tragam contribuições efetivas aos processos de produção.
Tal fato permitirá também a redução do impacto ambiental no ciclo de vida do produto. De fato, a maior utilização de materiais verdes promove ganhos ambientais bastante relevantes, principalmente em relação à reutilização de resíduos plásticos e a captura de CO2 da atmosfera. Neste sentido, é sabido que, para a produção de 1 kg de carpete fabricado com PET reciclado, são retiradas do meio ambiente 18 garrafas de 2 litros. Além disso, para a produção de 1 kg de biopolímero, são capturados 2,5 kg de CO2 presentes na atmosfera.
“O desenvolvimento dos materiais verdes do Citroën AIRCROSS foi fruto de muita prospecção e trabalho em parceria com nossos fornecedores de matérias-primas. Podemos citar o caso do tampão de porta-malas com fibra natural, que oferece um nível de prestação acústica superior ao utilizado na Europa”, explica o executivo. Outro ponto de destaque do Citroën AIRCROSS é o índice de reciclabilidade do modelo, de 85%.
Abaixo, os principais elementos utilizados no projeto:
·                    TNT aparente (PET reciclado de garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o acabamento externo do teto e os revestimentos das laterais do porta-malas;
·                    TNT não-aparente (PET reciclado da garrafa de refrigerante). Utilizados em partes de peças como o reforço do acabamento externo do teto;
·                    Fibras naturais (material de origem vegetal e fonte renovável). Utilizados em partes de peças como tampão traseiro e revestimentos laterais do porta-malas. Ex: curauá, juta, sisal;
·                    Feltros (algodão e retalhos de indústria de vestuário). Utilizados como isolante acústico e base dos tapetes;
·                    Fibra Preta (PET reciclado na cor preta). Utilizados como acabamento dos carpetes;
·                    Fibra de Hayon (PET reciclado). Utilizados como reforço dos tapetes;
·                    Madeira: utilizados como reforço do tapete do porta-malas;
·                    Couro: Utilizado em acabamento dos bancos, revestimentos das portas, revestimento do volante e outros componentes internos;
·                    Woodstock (pó de madeira e resina de PP). Utilizados nos medalhões das portas;
·                    Polipropileno reciclado: utilizados nos pára-barros.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

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