TECNOLOGIA ECOBOOST: POTÊNCIA DE MOTOR GRANDE COM CONSUMO E EMISSÕES DE BLOCO PEQUENO


Os motores EcoBoost combinam sistema de injeção direta de combustível, turbocompressores duplos refrigerados a água com controle eletrônico, alta taxa de compressão, pistões refrigerados a óleo, comando variável e ligas de aço especiais. Sua tecnologia permite usar um bloco de tamanho menor e reduzir o consumo de combustível e as emissões, e ainda assim obter um ganho de potência. O EcoBoost 3.5 V6 substitui motores V8 com aspiração natural, o EcoBoost 2.0 I4 substitui motores V6 com aspiração natural e o EcoBoost 1.6 I4 substitui motores grandes de quatro cilindros (2.0) com aspiração natural.
Diferentemente de outras alternativas energéticas, que ainda dependem de viabilidade técnica ou são de alto custo, a tecnologia EcoBoost traz para o mercado uma solução econômica e pronta para uso em grande volume.
Os primeiros motores EcoBoost V6 foram lançados na América do Norte em 2009. A picape F-150 vai incorporar a tecnologia ainda este ano. A primeira aplicação de um motor EcoBoost de quatro cilindros também será feita em 2010. Em 2013, essa tecnologia estará presente em 90% dos modelos Ford disponíveis na América do Norte.
Na Europa, o primeiro EcoBoost de quatro cilindros será lançado nos novos modelos S-MAX, Galaxy e Mondeo. Na China, os primeiros motores EcoBoost de quatro cilindros também serão lançados em 2010. Na Austrália, o Ford Falcon terá um motor EcoBoost 2.0 I4 em 2011. A Ford projeta atingir, em 2013, um volume global de 1,3 milhão de unidades do EcoBoost, que estará disponível em 80% de seus modelos.

Desempenho e economia
O motor V6 3.5 L EcoBoost com duplo turbo proporciona o mesmo desempenho de um motor V8 de aspiração normal, mas com o consumo de combustível de um V6 aspirado naturalmente. Seus dois turbos aproveitam os gases do sistema de escapamento para bombear maior quantidade de ar dentro dos cilindros. Junto com a injeção direta de combustível, eles tornam a queima do combustível mais eficiente e elevam a potência.
Controles eletrônicos sofisticados equilibram os níveis do turbo para que o motorista tenha uma disponibilidade de torque contínua e sem ruídos, diferentemente do que ocorre em alguns motores turbo de geração anterior. O sistema EcoBoost opera em temperaturas elevadas, de até 950°C. Um intercooler resfria o ar comprimido que entra na câmara de combustão e um sistema de refrigeração a água protege os mecanismos internos do turbo contra superaquecimento.
O motor EcoBoost foi projetado e testado para ser usado sem a necessidade de nenhum cuidado especial. Não precisa ser colocado em ponto morto antes de desligar o motor nem de intervalos especiais de troca de óleo ou óleos especiais.

Estes são os pontos principais da tecnologia:
• Potência e economia de combustível. O motor V6 EcoBoost 3.5 L com duplo turbo produz 365 cv (@ 5.500 rpm) e torque de 48,4 kgfm (@ 1.500/5.250 rpm). No Taurus SHO, ele proporciona uma economia de combustível até 25% maior que motores V8 premium concorrentes.
• Motor: a sua arquitetura básica de engenharia vem do conhecido Duratec V6 3.5 L. Para suportar o torque maior gerado pelo EcoBoost, foram feitos aprimoramentos em componentes, como bloco, virabrequim, bielas, pistões e válvulas.
• Turbo: dois turbos com refrigeração a água operam em paralelo, girando a aproximadamente 170.000 rpm e com pressão de até 12 PSI.
• Injeção direta de combustível: uma bomba excêntrica de combustível, de alta pressão, alimenta os injetores a uma pressão que varia de 200 a 2.175 PSI (libras por polegada quadrada), dependendo das solicitações do motorista. Como comparação, um sistema típico de injeção de combustível opera com pressão em torno de 60 PSI. Seis aspersores em cada injetor direcionam o combustível para dentro do cilindro, resultando em uma queima mais limpa e eficiente e menores emissões com partida a frio.

Duplo turbo
O motor EcoBoost utiliza, estrategicamente, dois turbos pequenos em vez de um grande. Este arranjo serve para combater os atrasos de resposta, uma tendência comum nos motores turbo de geração anterior, que precisam esperar o turbo ganhar velocidade quando operam em baixa rotação. Com seus dois turbos, o EcoBoost V6 aspira cerca de 25% mais ar que o seu primo Duratec V6 3.5 L aspirado naturalmente.
As turbinas menores do EcoBoost são rápidas na resposta às solicitações do acelerador. Junto com a injeção direta de combustível, elas tornam o intervalo de resposta do turbo imperceptível e geram um torque impressionante, que atinge o giro máximo mais rápido que um V8 de aspiração natural compatível.
O sistema turbo do EcoBoost é projetado para oferecer grande durabilidade e incorpora refrigeração a água para proteger os mecanismos internos da alta temperatura. Esse resfriamento evita o fenômeno conhecido como coqueamento do óleo, no qual o óleo se queima e solidifica, nos turbos convencionais, levando a falhas prematuras do mecanismo.
O sistema de resfriamento de água do EcoBoost continua trabalhando mesmo após o motor ser desligado. Ele é projetado para permitir o processo conhecido como sifonamento reverso. Quando o motor é desligado, a bomba de água para de operar. O fluido refrigerante ferve em contato com as partes extremamente quentes do turbo e abre passagem para o fluido mais frio que vem atrás. Esse processo continua até a temperatura cair, garantindo uma proteção sustentada para o mecanismo.

Fonte:
Imprensa Ford

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