Volvo estimula transportador a fazer a gestão de custo operacional de sua operação


A Volvo do Brasil tem um amplo programa sobre custo operacional para aumentar a eficiência da operação de transportador. Chamado de “Gestão de custos operacionais”, é composto de workshops realizados mensalmente em diferentes regiões do Brasil para disseminar entre os transportadores a cultura da gestão de custos de forma profissional.

Fabricante de veículos mais seguros e com menor consumo de combustível do mercado, a Volvo do Brasil também está empenhada em repassar conhecimento técnico e informações práticas que permitam melhorar os resultados operacionais das transportadoras.
Carlos Pacheco

“A competitividade no setor de transportes é muito grande atualmente e o tranportador tem muito dificuldade de repassar custos para frete. Por essa razão, o aumento da eficiência em sua gestão é crucial, inclusive para sua sobrevivência”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

Mauro Jordan

“Custos são informações quantitativas e financeiras que orientam o gestor para tomar decisões com o objetivo de aumentar os resultados e a competitividade do transportador”, completa Mauro Jordan, consultor especializado em gestão de custos que faz as palestras nos workshops. Ele destaca a grande diferença entre gerir uma empresa por meio da gestão de custos e de administrá-la através da simples análise de fluxo de caixa. Não é raro encontrar um transportador que baseia toda investigação de seus custos apenas olhando o fluxo de caixa.

Felipe Battistella

O treinamento mostra como avaliar melhor a planilha de custos, puxada principalmente pelo combustível, que alcança cerca de 50% do total. Mas o workshop também se debruça sobre os outros itens, que vão desde pedágio, pneus e salário do motorista, passando pela manutenção e o rastreamento do veículo, até o custo do capital, as despesas administrativas e a manutenção do caminhão. “O gerenciamento dos custos operacionais no transporte possibilita a correta mensuração dos resultados. Não há espaço para amadorismo atualmente”, diz Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós-venda da Volvo do Brasil.

Os workshops deixam bastante claro que, para gerir um negócio lucrativo, é fundamental que o transportador saiba quais são os custos mais relevantes. Termos como “gasto”, “desembolso”, “investimento”, “perda” e “despesa” são estudados para facilitar o trabalho dentro da empresa. Os clientes têm ainda oportunidade de ver uma aplicação prática do negócio, e fazem também exercícios para aprender as técnicas.

“Queremos auxiliar o transportador a organizar melhor estes conceitos, chamando a sua atenção para alguns detalhes que são amplamente divulgados, mas que nem sempre fazem parte da prática empresarial”, finaliza Pacheco.

Combustível é o custo mais
relevante na planilha de transportador

O combustível responde por quase a metade da planilha de custos variáveis de um transportador brasileiro. Sendo o custo mais relevante, é nele que geralmente o transportador deve se concentrar para aumentar sua produtividade. Cerca de 30 fatores que influenciam o consumo de combustível de um caminhão são listados nos workshops “Gestão de custos operacionais”, realizados mensalmente em diferentes regiões do Brasil para disseminar entre os transportadores a cultura da gestão de custos de forma profissional.


Álvaro Menoncin

O engenheiro mecânico e gerente de engenharia de vendas da Volvo do Brasil, Álvaro Menoncin, que faz a palestra nesta área, enumera uma série de fatores decisivos que podem melhorar ou piorar o desempenho - desde o estilo de condução do motorista e a calibragem dos pneus, passando pela utilização ou não de defletores de ar e o tipo de pneus usado, até o fato de os eixos do veículo estarem desalinhados e o excesso de carga.

“Como o combustível é o custo que mais se sobressai, um trabalho que reduza seu consumo pode garantir uma economia significativa no custo operacional do transportador”, afirma Menoncin. Ele cita, como exemplo, um caminhão que roda cerca de 15 mil quilômetros por mês, com um consumo de 2,9 quilômetros por litro, a um diesel que custa R$ 2,00 o litro. Se um programa de treinamento focado no motorista alcançar neste caso uma redução de apenas 0,1 quilômetro por litro, o transportador terá conseguido uma economia mensal de R$ 370,00 o que em um ano representaria R$ 4,4 mil.

Mas, dependendo do número de veículos da frota, a transportadora pode ter um benefício muito grande, e até adquirir um caminhão com a economia obtida. Para se ter uma ideia de alguns fatores que de alguma forma influenciam o consumo, o comportamento do motorista pode representar até de 15% do resultado, um defletor de ar, até 10%, o motor na marcha lenta, até 2%, e a manutenção, até 7%.


Pedra BrancaTransportes faz treinamentos
de motorista para melhorar custo operacional

Há mais de 20 anos atuando no segmento de transporte de cargas, Paulo Alves Ferreira, 44 anos, um dos diretores da Pedra Branca Transportes, é um entusiasta da melhoria contínua. Desde que ingressou nesta área, em 1988, sempre esteve em busca de aperfeiçoar os processos de trabalho juntamente com seu sócio, Sidnei Augusto Bof, com quem divide as tarefas da administração. Uma de suas últimas ações foi iniciar um programa de treinamento de motoristas, depois de ter participado do workshop “Gestão de Custos Operacionais”, que está sendo realizado pela Volvo em diferentes partes do País.


Paulo Alves Ferreira

“Decidimos focar na diminuição dos custos que são relevantes. E o consumo de combustível, como todos sabem, é o que mais se destaca numa operação de transporte comercial”, afirma o empresário, acrescentando que já está obtendo resultados bastante positivos. Segundo ele, além de redução do consumo de diesel, os treinamentos proporcionaram à empresa benefícios adicionais, como o aumento da vida útil dos pneus, de componentes do trem-de-força (motor, caixa de câmbio e eixo traseiro), e também na segurança.

Sediada em Ibiraçu, pequena cidade de 13 mil habitantes situada a 70 quilômetros de Vitória (ES), a Pedra Branca Transportes tem atualmente uma frota de 31 caminhões, 17 deles Volvo. Para melhorar ainda mais a performance de seus veículos, desde 2005 a empresa decidiu renovar sua frota apenas com caminhões novos.

Programas de manutenção Volvo garantem
muitos benefícios ao transportador brasileiro

A Volvo foi pioneira na introdução de programas de manutenção no mercado brasileiro, proporcionando ao transportador concentrar esforços nos seus negócios e contribuindo decisivamente para aumentar a disponibilidade da frota de caminhões. Os programas de manutenção são oferecidos como opção de serviços para que os clientes não se preocupem com a manutenção dos veículos. “O transporte é cada vez mais uma operação competitiva. O transportador precisa focar naquilo que faz melhor”, declara Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

No Brasil, os programas estão disponíveis nas modalidades Branco (mão-de-obra), Verde (lubrificação básica), Azul (manutenção preventiva completa), Prata (manutenção preventiva e mais reparos do trem-de-força) e Ouro (manutenção completa, preventiva e corretiva). “Estes programas reforçam o conceito da Volvo de oferecer maior disponibilidade para o veículo e um custo operacional menor. A manutenção é tratada em custo por quilômetro”, complementa Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós-venda da Volvo do Brasil.

No Brasil, a Volvo possui hoje uma carteira ativa de 10 mil contratos de manutenção, uma marca de referência dentro da indústria automobilística. Este expressivo número demonstra a grande experiência da fábrica e da rede de concessionários nesta área. Atualmente, cerca de 40% dos veículos vendidos possuem algum tipo de programa de manutenção. “Esta grande participação reflete a percepção cada vez maior dos clientes sobre os benefícios do programa de manutenção para os negócios deles”, finaliza Pacheco.


Consultor da Volvo para a área de pós-venda é
especialista em gestão de custos operacionais

O consultor Mauro Jordan, que ministra as palestras nos workshops do programa de gestão de custos operacionais para os clientes da marca, é um especialista neste assunto. Tem larga experiência na área e sua atuação tem o objetivo de contribuir no aumento da eficiência da operação de transportador. Graduado em Administração de Empresas pela FAE de Curitiba, tem mestrado em Gestão Estratégica de Negócios pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina).

Fundador em 1986 da consultoria Gestão Consultoria e Treinamentos, atua em projetos de médias e grandes empresas nas linhas de gestão estratégica de negócios. Trabalhos principalmente com as linhas de Gestão Estratégica de Negócios, Gestão de Negócios e Gestão de Processos nos segmentos de logística, indústria, cooperativismo e ensino superior. Além de trabalhar como consultor, dá aulas na UNC (Universidade do Contestado) e Unoesc (Universidade do Oeste de Santa Catarina).


Volvo tem uma grande oferta
de soluções para transporte

Fabricante dos mais avançados e econômicos veículos comerciais do mercado, a Volvo possui também uma grande oferta de soluções para transporte. “Não só produzimos e comercializamos caminhões. Queremos dar uma solução completa para o transportador, atendendo todas as necessidades dele”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.


“As soluções de transporte da marca aumentam a disponibilidade dos veículos. Nosso objetivo é fazer com que o caminhão fique o máximo de tempo rodando, com mais conforto para o motorista, e aumentando a produtividade do veículo e a rentabilidade do transportador”, diz o gerente.

Além do exclusivo programa de workshops sobre gestão de custos operacionais, a área de pós-venda tem uma série de produtos e serviços no Brasil: programas de manutenção, Voar (Volvo Atendimento Rápido), treinamento de motoristas, lubrificantes genuínos da marca, Reman (peças remanufaturadas Volvo), peças genuínas, serviço planejado Volvo e a área de Seminovos Viking.

Os programas de manutenção são oferecidos para que o transportador não se preocupe com as manutenções do veículo. Estão disponíveis nas modalidades Branco (mão-de-obra), Verde (lubrificação básica), Azul (manutenção preventiva completa), Prata (manutenção preventiva e mais reparos do trem-de-força) e Ouro (manutenção completa, preventiva e corretiva). “Estes programas reforçam o conceito da Volvo de oferecer maior disponibilidade e um custo operacional menor, pois a manutenção passa a ser tratada em custo por quilômetro”, diz Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós-venda da Volvo do Brasil.

Serviços Financeiros

A Volvo tem ainda uma gama completa de serviços financeiros, oferecida por meio da Volvo Financial Services Brasil, empresa do grupo responsável pelo financiamento dos produtos da marca no país. “Temos uma oferta diferenciada em financiamentos, com taxas competitivas, seguros e consórcio”, observa Pacheco.

As alternativas de financiamento são muitas, desde Finame, CDC e Leasing, com prazos diferenciados nas várias modalidades, e também taxas competitivas em relação ao mercado. Outra modalidade que a Volvo Financial Services disponibiliza é o consórcio, uma importante ferramenta para aquisição e renovação de caminhões para os clientes da marca.


Simulador de custo operacional no site
da Volvo ajuda operação de transporte

A área de pós-venda da Volvo do Brasil mantém no site da companhia no Brasil um Simulador de Custo Operacional eletrônico para auxiliar o transportador brasileiro a conhecer um pouco mais a realidade do seu negócio e a planejar melhor sua operação. “Esta importante ferramenta dá ao cliente uma visão geral sobre o custo operacional do caminhão”, afirma Carlos Pacheco, gerente de pós-venda da Volvo do Brasil.

No endereço www.volvo.com.br/custooperacional, os visitantes podem fazer, de forma interativa, o cálculo de custo operacional. “Com a interação e a simulação, os clientes podem visualizar o custo por quilômetro. Num ambiente bastante amigável e numa tela com informações fáceis de visualizar, o usuário preenche os campos com dados de sua operação, como preço de compra, preço do diesel, e impostos, entre outros.

“Para gerir um negócio lucrativo, é fundamental que o transportador saiba quais são os custos mais relevantes”, declara Pacheco. Os clientes têm uma oportunidade de ver uma aplicação prática do negócio deles, bastando interagir com o software. Depois de incluir as informações, o resultado é imediato, inclusive com um gráfico bastante didático.

O simulador reforça a preocupação da marca em oferecer o menor custo operacional de caminhão para o transportador. “Durante o processo de desenvolvimento de um produto ou serviço, sempre analisamos como isso poderá contribuir pra reduzir o custo por quilômetro do caminhão. A ferramenta vai auxiliar nossos clientes a perceberem isso”, comenta, Felipe Battistella, coordenador de marketing de pós-venda da Volvo do Brasil.

Soluções Volvo

A área de pós-venda tem uma série de produtos e serviços no Brasil: Programas de Manutenção, Serviço Planejado Volvo, Voar (Volvo Atendimento Rápido), Treinamento de Motoristas, Gestão de Oficinas de Clientes, lubrificantes, Reman (peças remanufaturadas Volvo), peças genuínas e Seminovos Viking.

Curitiba, 19 de agosto de 2010.

Fonte
Newton Chagas - Volvo do Brasil
Assessor de Imprensa – Comunicação Corporativa

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