FORD AVANÇA NO DESENVOLVIMENTO DE VEÍCULOS HÍBRIDOS E ELÉTRICOS

A Ford tem como parte das metas de sua estratégia global a produção de cinco veículos híbridos ou totalmente elétricos, nos segmentos de compactos, médios e comerciais leves, que serão lançados nos próximos anos.

Mais especificamente, a Ford vai lançar dois veículos totalmente elétricos com emissões zero - incluindo o comercial leve Transit Connect Electric. Em seguida, será a vez do Focus Electric. Três outros veículos, ainda sem nome, serão lançados, incluindo dois híbridos elétricos de nova geração e um híbrido "plug-in", ou seja, que permite recarga diretamente em rede elétrica.

Os veículos elétricos fazem parte da estratégia da Ford de oferecer um leque amplo de soluções de transporte ambientalmente eficientes, em vez de concentrar o foco somente em um veículo ou tecnologia. O objetivo é aprimorar a economia de combustível e reduzir as emissões de CO2, com produtos acessíveis aos consumidores de todo o mundo.

"Sabemos que uma tecnologia não é suficiente para atender todos os consumidores. Cada opção - híbridos, híbridos 'plug-in' e veículos totalmente elétricos - tem diferentes vantagens em determinada aplicação", diz Derrick Kuzak, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford. "A partir de nossas plataformas globais, podemos oferecer uma gama variada de soluções para atender as necessidades de diversos tipos de consumidores, com uma linha de produtos forte."

            Este ano, a Ford deu mais um passo para viabilizar a comercialização de veículos elétricos em grande escala com a apresentação de um programa desenvolvido em conjunto com a Microsoft. O programa Hohm permite que o consumidor se conecte ao fornecedor local de energia elétrica e aprenda a gerenciar o uso de energia em casa para recarregar o seu veículo "plug-in" de modo eficiente e econômico.

Família de híbridos cresce
O plano de veículos elétricos da Ford tem como base o sucesso de vendas e de crítica do Fusion Hybrid e do Escape Hybrid, assim como das versões híbridas dos modelos Milan e Mariner.
 
Ainda este ano, a linha de híbridos da Ford será ampliada com o novo Lincoln MKZ Hybrid, que oferece aos clientes do segmento de luxo a sofisticação de um sedã premium com os benefícios ambientais de um híbrido de classe mundial. O Lincoln MKZ Hybrid foi projetado para ser o sedã de luxo com o menor consumo de combustível da América, de 17,4 km/l na cidade - superando o Lexus HS 250h 2010 em 2,55 km/l. Assim como o Fusion Hybrid e o Milan Hybrid - que também fazem 17,4 km/l - o Lincoln MKZ Hybrid usa tecnologia híbrida de segunda geração, com o motor 2.5 L de ciclo Atkinson, premiado como um dos "10 Melhores Motores" no Ward's 2010.

O Lincoln MKZ Hybrid traz também um equipamento inovador no painel - o chamado SmartGauge com EcoGuide -, que leva a interatividade do motorista com o veículo a um novo nível para aprimorar a economia de combustível e o desempenho. Também fazem parte da experiência refinada de direção do Lincoln MKZ o design exterior elegante, a cabine luxuosa, a rodagem confortável e a transição suave do modo elétrico para gasolina - ao contrário de outros veículos híbridos, que podem engasgar ou vibrar nessa passagem.

Os primeiros modelos híbridos da Ford foram o Escape Hybrid e o Mariner Hybrid. Desde o seu lançamento, eles mantêm o título de utilitários esportivos com menor consumo de combustível e emissões da América, fazendo cerca de 14,4 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Parcerias
A colaboração é a chave do programa global de veículos elétricos da Ford. A marca já vem trabalhando com parceiros como a Magna International, Azure Dynamics e Electric Power Research Institute, além de diversas companhias de energia elétrica e governos da América do Norte e da Europa, para avançar na comercialização de veículos elétricos.

Em 2007, a Ford tornou-se a primeira montadora a trabalhar em parceria com empresas de energia elétrica, num esforço conjunto para entender as questões relacionadas aos veículos híbridos elétricos "plug-in" e sua conectividade na rede elétrica. Desde então, uma dúzia de companhias de eletricidade de todos os Estados Unidos participaram de mais de 257.000 km de testes com uma frota de híbridos Ford Escape "plug-in". O programa faz parte de um acordo de cooperação entre a Ford e o Departamento de Energia dos Estados Unidos.

O trabalho conjunto da Ford para avançar na comercialização de veículos elétricos se expandiu além da América do Norte, com parcerias semelhantes na Europa. No Reino Unido, a Ford trabalha com a empresa Scottish and Southern Energy e a Universidade Strathclyde no programa Frota de Veículos de Baixo Carbono. O objetivo é testar protótipos de veículos elétricos e coletar dados sobre o seu desempenho.

Na Alemanha, a Ford trabalha com a empresa RheinEnergie AG, na cidade de Colônia, e a Universidade de Duisburg-Essen no programa ColognE-mobile, usando uma frota de teste de 25 veículos elétricos. O programa faz parte de um esforço maior de pesquisa envolvendo várias cidades da Alemanha, montadoras, companhias de eletricidade, universidades e empresas de tecnologia.

"Para que a opção elétrica realmente funcione - ou seja, que nossos clientes e a sociedade obtenham o máximo proveito dessa alternativa energética, de forma sustentável e acessível - a colaboração entre montadoras, companhias de energia, integradores e governos é chave", diz Nancy Gioia, diretora de Eletrificação Global da Ford.

"O trabalho de parceria que estamos fazendo hoje é essencial para suportar o lançamento de veículos 'plug-in' que faremos a partir do fim deste ano", acrescenta Gioia. "Nossos clientes merecem e exigem uma interface conveniente e eficiente entre o veículo e a rede elétrica, que seja fácil, rápida de usar e atraente. Estamos empenhados nesse trabalho, junto com parceiros como a Microsoft, empresas de energia, governos e outros líderes de tecnologia para criar e entregar um novo futuro de energia para os nossos clientes."

Investindo na tecnologia de amanhã
O compromisso da Ford com a eletrificação vai além da pesquisa e desenvolvimento. Ele está presente também no chão de fábrica. A empresa já anunciou um investimento de US$1 bilhão na reforma da fábrica de Michigan para produzir o novo Focus, o Focus Electric e a nova geração de veículos híbridos e híbridos elétricos "plug-in".

A área de desenvolvimento e produção de baterias para a nova geração de híbridos também está sendo transferida do México para Michigan. "O investimento total mostra o nosso empenho em desenvolver competências básicas, em reter a nossa força de trabalho de engenharia e manufatura e atrair novos talentos para a indústria automobilística a fim de entregar uma gama completa de veículos elétricos para os consumidores", diz Kuzak. "Na medida em que os consumidores mudarem para veículos mais eficientes em consumo de energia, estaremos prontos para oferecer os produtos que eles realmente desejam."

            A estratégia da Ford envolve três tipos de veículos elétricos: híbridos elétricos, híbridos elétricos "plug-in" e totalmente elétricos, para oferecer aos consumidores avanços significativos na economia de combustível e redução de emissões, sem comprometer a dirigibilidade.

Veículos híbridos elétricos
            O veículo híbrido elétrico combina um motor de combustão interna com um motor elétrico a bateria. A tração elétrica é usada na partida e na operação do veículo em baixa velocidade. O motor a combustão entra em ação em velocidade mais alta e recarrega a bateria.

            A economia de combustível é cerca de 70% maior em comparação com veículos comuns. O novo Fusion Hybrid 2010 faz 17,4 km/l - 3,4 km/l mais que o Toyota Camry Hybrid - e tem autonomia de mais de 1.126 km com um tanque de combustível. Sua flexibilidade permite uma ampla variedade de aplicações.

            Seu motor a combustão utiliza o ciclo Atkinson, de alta eficiência. O conjunto de motor e gerador elétrico, de alta voltagem, é acoplado a uma bateria de íons de lítio. Os freios regenerativos contribuem para a sua recarga. O veículo não depende de uma rede elétrica externa. No nível de emissões, ele é classificado como PZEV - veículo com emissões parcialmente zero.

            A Ford tem experiência de cinco anos na produção dos utilitários esportivos híbridos mais econômicos do mundo, o Ford Escape e o Mercury Mariner, e dos sedãs híbridos mais econômicos da América, o Ford Fusion e o Mercury Milan.

Veículos totalmente elétricos
            Os veículos totalmente elétricos não utilizam uma única gota de combustível. Em vez de motores de combustão interna, trazem um motor elétrico de alta voltagem, alimentado por um conjunto de baterias de íons de lítio, que são recarregadas diretamente na tomada, em 220 ou 110 V, por um período de 6 ou 12 horas, respectivamente. A autonomia é de cerca de 160 km com uma carga completa no Ford Focus Electric e de cerca de 130 km na Ford Transit Connect Electric.

            Os freios regenerativos auxiliam na recarga das baterias. O nível de emissões é zero. Pela sua autonomia, são veículos indicados para consumidores com trajetos diários curtos e definidos. A Ford vem testando esses veículos em frotas de demonstração, que incluem a Ford Ranger Electric.

Híbridos elétricos "plug-in"
            Os veículos híbridos elétricos "plug-in" combinam a tecnologia híbrida elétrica com baterias de alta voltagem de íons de lítio, iguais às usadas nos veículos totalmente elétricos. A Ford desenvolveu o chamado híbrido elétrico "plug-in" misto, que usa primeiro a carga da bateria e depois entra no modo híbrido comum. O objetivo é oferecer uma solução acessível tanto para redução do tamanho da bateria como do consumo de combustível.

Na partida, o veículo consome somente a carga da bateria, com autonomia equivalente a 48 km, e depois muda para o modo híbrido sustentável para otimizar o consumo de combustível. A recarga das baterias é feita em tomada elétrica de 120 V, num período de 7 horas. É uma solução viável para trajetos mais longos que os veículos totalmente elétricos.

Uma frota de 21 Ford Escape Hybrid está atualmente em teste em parceria com empresas de energia elétrica e centros de pesquisa dos Estados Unidos.


(24/08/2010)
Imprensa Ford

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