Educação no trânsito modifica comportamento de pais e filhos


“O trabalho de conscientização tem que começar na infância e deve ser acompanhado por especialistas, o que nos permite abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes possam compreender”, enfatiza produtora de projeto do setor

    Apontada como a maior lacuna quando se trata da prevenção de acidentes, a conscientização e educação podem ser a solução para a redução dos acidentes no trânsito. As ações educativas estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro - o problema está em como transformar o assunto em objeto de interesse entre crianças, atuais pedestres e futuros condutores. Esse foi um desafio encarado pela peça Calota e Gasolina em Trânsito em 2004.

    A Perkons S.A. foi a primeira patrocinadora da peça – um espetáculo no estilo mambembe, que roda o país levando música, interação e muita informação para as crianças. Segundo Alessandra Pilar, produtora de peças teatrais e, em especial desta montagem, o trabalho funciona porque sua criação foi acompanhada por especialistas.

    “O processo inteiro da concepção do Calota e Gasolina foi acompanhado pelo Conselho Regional de Psicologia do Paraná, o que nos permitiu abordar as questões do jeito que as crianças e adolescentes pudessem compreender. A reação é imediata: os alunos saem da peça instruindo seus pais e professores sobre os procedimentos corretos no trânsito”, explica Alessandra.

    Criado por Pedro Moreira e dirigido por Gelson Schimanski, em quase seis anos o Calota e Gasolina já rodou mais de 652 cidades, acumulando mais de duas mil e quinhentas apresentações em 3.295 escolas nos estados de Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Estima-se que o público do espetáculo tenha ultrapassado 978 mil espectadores.

    “A Perkons foi a nossa primeira incentivadora. Empresas assim, preocupadas com a segurança no trânsito, merecem aplausos, inclusive das esferas dos governos Federal, Estadual e Municipal. É muito difícil abordar este tema por intermédio da cultura e a empresa apostou no nosso trabalho. Arrisco dizer que o que fazemos, com esta abordagem, seja único no País”, completa Alessandra.

    “Quando soubemos deste projeto ficamos encantados, pois traz os mesmos valores que temos defendido: somente com uma educação sólida, informações e noções de respeito ao próximo é que as estatísticas de acidentes de trânsito serão revertidas. É por este motivo que investimos neste e noutros projetos que levam o conhecimento aos pequenos”, diz Walter Alberto Schause, diretor comercial da Perkons.


Exemplo a ser seguido
    Seguindo o pensamento de que respeito e educação podem salvar vidas no trânsito, a Perkons também desenvolve em Callao, no Peru, o PRESEVI - Programa Preventivo de Segurança Viária; criado em 2008, é uma parceria entre a empresa, a Prefeitura e a Polícia Nacional do Peru.

Hoje, o PRESEVI é consolidado em Callao, contando com 124 escolas participantes e expande para distritos de Lima e outras localidades. Dividido em várias frentes, o trabalho oferece oficinas lúdicas - em um espaço em que os alunos aprendem como se comportar no trânsito por meio de jogos que simulam um espaço urbano -, peças teatrais, visitas ao centro de controle de trânsito, além de um completo material educativo para os professores trabalharem com seus alunos.

    O resultado prático só será mensurado quando essas crianças e adolescentes começarem a dirigir. No entanto, já se pode compreender a dimensão do trabalho realizado, por meio da experiência dos professores com seus alunos.

    “Acredito que as oficinas são muito educativas e as crianças têm entendido a mensagem que queria transmitir. Elas são importantes porque reforçam os assuntos tratados durante o ano letivo”, diz Ana Chávez Amaro, professora de quarta série da escola Alcides Spelucín Vega.

    O PRESEVI também inclui os internautas no plano educativo: o site www.educacionytransito.com.pe oferece informações e ferramentas que auxiliam na elaboração de conteúdos e atividades para serem trabalhados em sala de aula e em programas de cidadania no trânsito Ao transitar pela cidade virtual, é possível compreender o papel de cada um no trânsito em diversas situações.


Sobre a Perkons
A Perkons é uma empresa especializada em tecnologia para segurança e gestão integrada de tráfego. A Perkons tem 18 anos de experiência em fiscalização eletrônica de trânsito e foi pioneira neste mercado no país com a invenção da lombada eletrônica em 1992. Hoje, sua atuação é voltada para o desenvolvimento de produtos e projetos que ofereçam soluções tanto para a segurança quanto para uma gestão completa do trânsito.
O compromisso da Perkons com a segurança no trânsito vai além da oferta de tecnologias. O programa de responsabilidade social da empresa é focado em projetos que promovem a prevenção de acidentes de trânsito e a disseminação de informações que incentivem o debate e a conscientização sobre o tema. Com este propósito a empresa transformou o seu site www.perkons.com em um portal de informações sobre trânsito, com a publicação de pesquisas, opinião, legislação e notícias atualizadas.
..........................
Fonte
Perkons S.A.
Relacionamento com a Imprensa
Equipe de Atendimento
Assessor de Comunicação
Juliana Hasse

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010