CAMINHÕES FORD VENCEM O RALLY DOS SERTÕES 2010 EM DOSE DUPLA: LEVES E PESADOS


A Ford foi a grande campeã do 18º Rally dos Sertões, o segundo maior rali do mundo, concluído na última sexta feira após dez dias de prova e 4.486 quilômetros. A marca venceu tanto nos caminhões leves, com o Ford F-4000 4x4, como nos pesados, com o Ford Cargo 1722e 4x4, e dominou nada menos que as cinco primeiras posições do pódio na classificação geral.

Esta foi a sexta vitória consecutiva do F-4000 4x4 no rali - a quinta com dobradinha - e a primeira do Cargo 4x4, confirmando a tradição de força e durabilidade da marca. O roteiro da competição passou por seis estados - Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Maranhão, Piauí e Ceará -, com os mais diferentes tipos de pistas e dificuldade.

"Não existe campo de provas mais exigente do que este no nosso mercado. Os caminhões Ford se beneficiam da experiência de ter sido os primeiros no Brasil e contar com mais de 50 anos de desenvolvimento. É uma vitória construída no dia a dia, no trabalho de levar cada vez mais qualidade para os nossos clientes, e do talento das equipes, a quem damos os parabéns", comemora Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

O pódio ficou assim na classificação geral: 1º) Ford F-4000 da Ford Racing Trucks/ Território Motorsport, com Marcos Cassol, Rodrigo Mello e Davi Fonseca (27h55); 2º) Ford F-4000 da Ford Racing Trucks/ Território Motorsport, com Vanderlei Cassol, Lélio Carneiro e Henrique Oliveira (30h03); 3º) Ford F-4000 da Asa Alumínio, com Felício Bragante, Ricardo Costa e Nelson Corder (30h49); 4º) Ford F-250 da Kenner Garcia Competições, com Kenner Santos Garcia e Ronie Von Silva (32h41) - todos na categoria Leves, de 3.500 a 4.800 kg.

Nos caminhões pesados (de 4.801 a 8.500 kg), o campeão foi o Ford Cargo 1722e 4x4 da Autoliner, com Ulysses Marinzeck, Cesar Loureiro e Adriano Silva (32h47), quinto tempo na classificação geral. O Ford Cargo 1722e 4x4 da equipe Ford Racing Trucks/ Território Motorsport, pilotado por Edu Piano, Solon Mendes e Marcos Alves, também ficou em terceiro na categoria.

F-4000 hexacampeão
O Ford F-4000 4x4, hexacampeão dos Sertões, venceu o primeiro título em 2005, com a equipe Autoliner do piloto Amable Barrasa, e não saiu mais do pódio. Em 2006, foi bicampeão com mesmo time. De 2007 a 2010, continuou a vencer com a Ford Racing Trucks/ Território Motorsport, equipe oficial da Ford.

O piloto Edu Piano, chefe da equipe e responsável pelo projeto dos veículos, foi tricampeão com o F-4000 4x4 em 2007, 2008 e 2009. Este ano, preferiu assumir um novo desafio, a estreia do Ford Cargo 1722e 4x4, e passou a direção dos F-4000 4x4 para os irmãos Marcos e Vanderlei Cassol, que deram sequência à carreira impressionante de vitórias do modelo.

 "Tanto Marcos quanto Vanderlei estão de parabéns pela conquista, no primeiro ano pilotando caminhão nos Sertões. Ter caminhões tão competitivos nas duas categorias só engrandece o espírito da nossa equipe", afirma Edu Piano, que ficou satisfeito também com a estreia do Cargo 4x4.

O objetivo principal, segundo ele, era completar as 10 especiais e chegar a Fortaleza. "Isto por si só já é uma vitória e conseguimos, com exceção da última especial, em que optamos por não largar, pois não mudaria nosso resultado. Tivemos um caminhão surpreendente nas mãos na primeira prova em que participamos. Depois dos ajustes que serão feitos com as informações colhidas aqui, o caminhão ficará pronto", comenta.

Dobradinha de irmãos
Os irmãos Cassol, gaúchos de nascimento mas goianos de coração (residem há muitos anos em Rio Verde, GO), praticamente revezaram as vitórias nas especiais e cravaram uma disputa saudável dentro do próprio clã, uma vez que ambos estrearam nos caminhões. Das 10 especiais, Marcos ganhou três, enquanto Vanderlei foi o mais rápido em cinco.

"Ganhar este título foi emocionante. A equipe trabalhou muito bem e o Ford F-4000 4x4 mostrou mais uma vez que tem ritmo seguro, confiabilidade e durabilidade", avalia o piloto Marcos Cassol. "Para nós, que viemos de carros, é muito diferente a tocada do caminhão", completa o navegador Rodrigo Mello. "Cheguei a ficar com um pouco de receio no início, mas logo que começamos a prova a história mudou. O caminhão é sensacional, confiável, agüenta o tranco e me surpreendeu. Depois deste Sertões, percebi que o espírito do rali está em caminhões."

Para o piloto Vanderlei Cassol, vice-campeão, a experiência de voltar em uma categoria totalmente diferente, depois de ficar dois anos parado e terminar como vice, foi "indescritível". "Vencemos cinco das 10 especiais, entrei no Jalapão em quinto e sai em segundo no acumulado. É surpreendente a durabilidade do caminhão, que não sofreu quase nada e não furou nenhum pneu", afirma.

Cargo 1722e 4x4: vitória de peso
O maior destaque na vitória do Ford Cargo 1722e 4x4 da equipe Autoliner no Rally dos Sertões foi a regularidade. Após fazer um rali impecável, completando todas as especiais, o trio formado por Ulysses Marinzeck, Cesar Loureiro e Adriano Silva comemorou o título dos pesados.

"Conseguimos chegar até o final com o caminhão perfeito, sem quebras. Não vencemos nenhuma prova na geral dos caminhões, mas fomos constantes, com o nosso jeitinho mineiro", brinca Ulysses Marinzeck. "O caminhão está superconfiável e temos uma equipe maravilhosa. A harmonia do trio se encaixou no segundo dia, mesmo com o novo navegador."

Feliz com o desempenho do Ford Cargo, o piloto quer mais. "Estamos prontos para mais um ano, ainda vamos participar do Rally dos Amigos, Sertões Series, Paulista e Brasileiro de Rally Cross Country", promete.

A Ford criou um canal exclusivo no YouTube para o público poder conferir a preparação e o desempenho dos caminhões da sua equipe oficial. Os vídeos estão disponíveis no www.youtube.com/fordcaminhoes.


Fonte
Imprensa Ford

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010