Muro de pedras se destaca na paisagem urbana




Elemento de prédio residencial representa base visual do edifício, construído em sustentação de concreto e preenchido com pedras.
 
Os muros estão por toda a cidade, cercando casas, edifícios e empresas. São tão comuns, que na maioria dos casos passam despercebidos. Pensando em mudar essa percepção, a equipe do escritório Osvaldo Segundo Arquitetos Associados criou um novo conceito para o muro do edifício Smart, construído em Blumenau/SC. Erguido em uma estrutura de concreto armado, alvenaria e tela metálica, foi preenchido com pedras pela própria equipe de arquitetos do escritório e de engenharia da Vasselai Incorporações, construtora responsável pela obra.
“Um muro não precisa somente ser um elemento de separação, até porque é um dos componentes da edificação que mais se aproxima das pessoas. O objetivo do muro de pedras é ser interessante, compor com a própria arquitetura do edifício, seja nas cores ou texturas das pedras, ser a base visual do edifício, elemento de interação e transição”, resume Osvaldo Segundo.
Localizado na área central da cidade - rua Max Hering, o muro tem entre 2,10 e 2,60 metros de altura e 18 metros de comprimento. De acordo com o arquiteto Osvaldo Segundo, as vantagens vão além da identidade, estética e valorização do projeto. A manutenção também é mais fácil do que nos muros convencionais, uma vez que ele não recebe pintura.
O Edifício Smart tem outros destaques arquitetônicos, além do muro de pedras, como a cor escura da fachada. A área de lazer está localizada na cobertura do edifício para aproveitar o melhor visual do entorno e conta com um Biergarten (Jardim da cerveja) e com o Smart Box, que pode ser utilizado como office ou espaço gourmet. Os detalhes sutis ficam por conta das sacadas - sacada com churrasqueira, sacada balcão e sacada integrada com a sala. No penúltimo pavimento, em uma das aberturas, o detalhe geométrico e em cor cinza se destaca da cor preta, gerando surpresa e identidade ao edifício.
 
Ficha Técnica:
Edifício Smart
Local: Blumenau/SC
Data de início do projeto: 2013
Data de conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 567m²
Área construída: 1.460m²
Projeto Arquitetônico: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Arquitetura de Interiores: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Projeto Muro e Hall Entrada: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Projeto Biergarten: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Projeto Smart Box: Fabricio Dobner
Construção/Incorporação: Vasselai Incorporações Ltda.
Comunicação e Identidade: Firmorama
Projetos Complementares: WMZ Engenharia
Luminotécnica: Osvaldo Segundo Arquitetos Associados
Fotos: Estudio Entremonte e Caue Davilla

Fonte:

Mariene Maluli l Presse Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010