Projeto inédito leva sustentabilidade e inovação ao setor têxtil


Projeto “Melhoria de Produto Aplicando Ecodesign”, executado pelos Institutos SENAI de Tecnologia Ambiental e Têxtil, Vestuário e Design, de Blumenau, está sendo realizado com as empresas Altenburg, Dudalina e Eurofios.

Levar inovação ao setor têxtil de Blumenau e região e produzir peças com reduzido impacto ambiental, unificando os elementos de criatividade e de técnica. Estes são alguns dos objetivos do Projeto “Melhoria de Produto Aplicando Ecodesign”, que vem sendo executado pelos Institutos SENAI de Tecnologia Ambiental e Têxtil, Vestuário e Design, de Blumenau, em parceria com as empresas Altenburg, Dudalina e Eurofios. Este é um projeto inédito na região.
De acordo com o coordenador técnico, consultor do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental de Blumenau e coordenador do projeto, Ronald Schwanke, o setor têxtil e de confecção tem sido constantemente tema de debates quando o assunto é a sustentabilidade, e várias são as iniciativas das indústrias nesta direção, mas ainda é preciso evoluir muito. “O projeto vai ao encontro dessa evolução, com o propósito de desenvolver um produto sustentável que contribua para o meio ambiente e para a sociedade, mas que seja um produto de sucesso no mercado”, destaca Schwanke.
Projeto
Apoiado pelo Departamento Nacional do SENAI, o projeto visa desenvolver produtos com foco na sustentabilidade e inovação e disseminar as metodologias de Avaliação de Ciclo de Vida e de Ecodesign no setor Têxtil e Confecção, o que caracteriza o ineditismo dele no Brasil. “A partir de ferramentas, como avaliação de ciclo de vida e de princípios de Design Thinking e Ecodesign, os produtos são desenvolvidos com estratégias de redução de impacto ambiental, tanto na sua concepção quanto no seu processo produtivo, com benefícios ambientais percebidos pelo consumidor”, explica Schwanke.
Durante o projeto, serão realizados workshops de criação colaborativa para o desenvolvimento de briefings de produtos inovadores e de reduzido impacto ambiental. “A equipe do SENAI vai dar todo o suporte e apoio para que as empresas participantes criem e desenvolvam produtos baseados no Ecodesign. Depois disso, elas vão decidir se esses produtos chegarão ao mercado”, ressalta Schwanke, acrescentando que essa é uma ideia inovadora que vem tendo uma aceitação muito boa dos participantes.


Fonte: Mariene Maluli
Presse Comunicação Empresarial


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010