Planejar a compra do material escolar é opção para controlar orçamento

Para o professor da FGV, Andriei Beber, pesquisar é a melhor forma de garantir a melhor compra do material escolar dos filhos

Professor da FGV orienta os pais a pesquisar e fazer um planejamento antes de sair às compras dos materiais escolares dos filhos.
 
A compra do material escolar dos filhos deve estar mais cara neste início de ano. Vários fatores devem influenciar esse aumento, como a inflação, o preço dos produtos, a alta do dólar, entre outros. Por isso, o professor da FGV e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança, Andriei Beber, orienta que é essencial fazer um planejamento, para que as compras sem pesquisas prévias não comprometam o orçamento familiar. “É possível driblar os preços altos, com alternativas para encontrar os melhores valores e formas de adquirir os produtos e ainda economizar na hora da compra do material escolar dos filhos”, informa Beber.
Os livros são apontados como os grandes vilões, os produtos mais caros da lista de materiais escolares. Já o valor das mochilas, estojos e lancheiras, por exemplo, tiveram 30% de aumento, principalmente devido à alta da moeda norte-americana.
“Mas a volta às aulas não precisa ser um pesadelo. E para driblar os preços altos e controlar o orçamento da família, há algumas alternativas para encontrar os melhores valores e formas de adquirir os produtos sem esvaziar a carteira”, diz Beber.
Dicas
Abaixo, o professor da FGV lista algumas dicas para economizar na hora de comprar o material escolar das crianças:
- Pesquise em diferentes locais para conseguir comprar mais barato: a pesquisa ainda é a melhor alternativa para quem deseja economizar. Fazer orçamentos em diferentes lugares é o jeito mais prático de descobrir produtos em ofertas, como em papelarias e livrarias, sites e em sebos online. Assim como negociar os valores para obter um desconto maior. Tire um dia apenas para pesquisas. Conheça os valores oferecidos pelo mercado.
- Faça as compras sem os filhos: sem dúvida alguma a criança gostaria de ganhar determinada marca de caderno ou aquela mochila que viu na TV. Entretanto, nem sempre comprar tudo o que ela deseja é um bom negócio, já que muitas vezes é influenciada pela mídia e não sabe o quanto isso pesa no orçamento da família. Para evitar a compra por impulso ou para satisfazer o desejo dos filhos, faça as compras sozinho ou tenha uma conversa séria explicando aos filhos sobre a necessidade de economizar.
- Reaproveite o material já comprado: ter tudo novo é muito bom, mas existem muitos materiais que podem ser reaproveitados durante mais um ano escolar. Reúna os materiais que ainda estão em bom estado e compre apenas o necessário da lista. Com isso, seus filhos aprenderão sobre educação financeira desde cedo.
Sobre Andriei Beber
Andriei José Beber é especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Atualmente integra o corpo docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisador e coordenador do CEMIC - Centro de Estudos de Manutenção da Infraestrutura Civil, atua em consultorias na área de investimentos, gestão e manutenção de infraestrutura.
Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC - Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e tem experiência na área de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. É professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do prêmio mérito docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

Fonte:

Mariene Maluli l Presse Comunicação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010