FORD GT É O NOVO RECORDISTA DE VELOCIDADE DA MARCA, COM MÁXIMA DE 347 KM/H
O
novo Ford GT tornou-se o veículo de série mais rápido já produzido pela
marca, com a velocidade máxima de 347 km/h (ou 216 milhas por hora).
Combinando motor EcoBoost de mais de 650 cv, excelente relação
peso-potência, sistema avançado de suspensão ativa e uma impressionante
eficiência aerodinâmica, o supercarro honra a tradição da linha nas
pistas.
Nos
testes de desenvolvimento realizados no Calabogie Motorsports Park, no
Canadá, o Ford GT superou a McLaren 675LT e a Ferrari 458 Speciale.
Todos os carros foram preparados em condições idênticas,
com fluidos e pneus novos, ajuste ótimo de suspensão e o mesmo piloto.
Os números falam por si:
·
Ford GT: 2:09,8 min;
·
McLaren 675LT: 2:10,8 min;
·
Ferrari 458 Speciale: 2:12,9 min.
Com
656 cv e torque de 76 kgfm, o novo motor V6 de 3.5 litros da Ford é o
mais potente já produzido na linha EcoBoost. Ele opera com ampla faixa
de potência e gera 90% do torque máximo a 3.500 rpm.
“Nossa
expectativa sempre foi que o EcoBoost V6 casaria excepcionalmente bem
com o Ford GT, tanto em termos de potência como de eficiência
aerodinâmica", diz Dave Pericak, diretor global da Ford Performance.
“Nós testamos e desenvolvemos esse propulsor no carro de corrida
Daytona Prototype que disputou a categoria IMSA por duas temporadas, e
no próprio Ford GT no ano passado. Estamos extremamente satisfeitos com o
seu desempenho, tanto na pista como nas ruas.”
O
peso seco do Ford GT chega a 1.360 kg, o que o coloca entre seus dois
principais concorrentes, a McLaren 675LT e a Ferrari 488. A sua relação
peso-potência é de 2,17 kg/cv.
“O
Ford GT é totalmente focado em desempenho”, diz Raj Nair,
vice-presidente de Desenvolvimento do Produto Global da Ford.
“Conseguimos uma considerável redução de peso com a arquitetura de fibra
de carbono.
Então, reinvestimos parte dessa economia onde ela é mais importante: no
desempenho, especialmente na dinâmica ativa. O resultado é um carro
ainda mais rápido.”
Os
sistemas de dinâmica ativa, tanto na suspensão como na aerodinâmica, são
projetados para o carro ter ótima força descendente, de arrasto e
estabilidade em qualquer velocidade, ganhando uma configuração
mais rápida com pilotos de qualquer nível de habilidade.
Com
vitórias em Le Mans e outras pistas do Campeonato Mundial de Endurance e
IMSA na última temporada, o Ford GT já provou sua força. O modelo de
série compartilha muitos aspectos com a versão de competição,
que conta com recursos avançados de aerodinâmica e suspensão.
(25/01/2017)
Comentários