RACING FESTIVAL TERÁ TECNOLOGIA SEMELHANTE À DA FÓRMULA 1 EM LONDRINA
Rio de Janeiro, 21 de julho de 2010 — Para assegurar a disputa equilibrada entre equipes, a Shell vai aplicar nos combustíveis e lubrificantes do Racing Festival tecnologia de análise semelhante à que desenvolve junto com a equipe Ferrari na Fórmula 1. A novidade da etapa de 24 e 25 de julho, em Londrina, será a coleta de amostras de lubrificantes, que serão posteriormente analisadas pela empresa. O teste do combustível, realizado em tempo real, já acontece desde o início da categoria.
O objetivo da análise é checar a possibilidade de alguma equipe buscar vantagem competitiva alterando as características dos produtos adotados como padrão na categoria. “Por meio do estudo das amostras é possível perceber, por exemplo, se algum dos competidores utilizou um aditivo redutor de viscosidade ao lubrificante, tornando o óleo ‘mais fino’ e com isso ganhando ‘rotações extras’ no motor”, explica o engenheiro de combustíveis da Shell Gilberto Pose. Neste caso, além de prejudicar a disputa, o uso de aditivos pode provocar um maior desgaste das peças do motor ao desbalancear a formulação do lubrificante e comprometer sua eficácia.
Pelo regulamento do Racing Festival, serão submetidos à checagem os três primeiros classificados de cada sessão e mais dois outros sorteados. Os carros do Trofeo Linea e da Formula Future são abastecidos com Shell V-Power Etanol e lubrificante Shell Helix. As motos da Hornet 600 utilizam gasolina Shell V-Power e o óleo Shell Advance.
Com o Racing Festival, a Shell retorna ao automobilismo nacional como patrocinadora e fornecedora oficial de combustíveis. De acordo com a gerente de Marketing Carolina Marques, a presença da Shell nas pistas traz ainda benefícios para o consumidor. “A análise de combustíveis e lubrificantes nos permite acompanhar, em condições extremas de uso, o comportamento dos produtos que também oferecemos ao consumidor”, explica.
A segunda etapa do Racing Festival será realizada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, nos dias 24 e 25 de julho. Quem se interessar em assistir à corrida pode retirar seu ingresso em um dos postos Shell credenciados. Veja a lista no site www.racingfestival.com.br.
Fonte:
Assessoria de Imprensa Shell Brasil
Ricardo David
Cajá – Agência de Comunicação
Comentários