Citroën inicia a produção do C3 AIRCROSS no Brasil




·        Investimentos totais do projeto chegam a 180 milhões de Euros
·        Modelo, que terá lançamento mundial inédito, chega ao mercado brasileiro no início de setembro e representará a marca no segmento SUV compacto
·        Marca  projeta ampliar seu market-share para 3,5% no segmento de automóveis e comerciais leves com a chegada do Citroën AIRCROSS

A Citroën iniciou a produção do AIRCROSS no Brasil, modelo que será lançado no mercado no início de setembro. Produzido no Centro de Produção de Porto Real do Grupo PSA, na região sul do Estado do Rio de Janeiro, o Citroën AIRCROSS é a resposta da marca ao cliente que busca cada vez mais ousadia, personalidade e prazer ao dirigir. “Estamos muito felizes e orgulhosos com a produção local do Citroën AIRCROSS. Ela demonstra nosso compromisso com o país e nossa vontade de continuar a crescer de forma consolidada”, afirma Ivan Ségal, diretor geral da Citroën do Brasil. Além do mercado interno, o Citroën AIRCROSS produzido no Brasil abastecerá os mercados de países como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Costa Rica e outros a serem definidos.

O Citroën AIRCROSS chega ao Brasil com a missão de incrementar em 1% a participação de mercado da marca, hoje estabilizada em torno de 2,5%. Esse modelo deverá representar cerca de 2.500 unidades mensais a mais nas projeções da Citroën para o último trimestre, que vai ampliar a presença da marca no Brasil para algo em torno de 3,5%. “Os nossos resultados este ano estão sendo bastante positivos – afirma Ségal - com vendas de 36.246 unidades no segmento de automóveis e comerciais leves no primeiro semestre, o que representa um crescimento de 14,56% sobre as 31.639 unidades emplacadas no mesmo período de 2009”. Para o ano como um todo, principalmente em função do lançamento do Citroën AIRCROSS, a marca espera superar a barreira de 85 mil unidades no Brasil, crescendo cerca de 24% sobre as 69.302 unidades vendidas em 2009.

Citroën Aircross: ponto alto em qualidade percebida
O Citroën AIRCROSS é um modelo com vocação aventureira, repleto de tecnologias úteis e que se destaca por apresentar um estilo audacioso e sedutor. Um modelo que oferece uma atmosfera única em seu interior, onde se fundem a elegância e a tecnologia, e onde se multiplicam as percepções de qualidade. Eis o Citroën AIRCROSS, um autêntico SUV Compacto Premium. “O Citroën AIRCROSS acumula todo o nosso conhecimento e expertise na criação e desenvolvimento de veículos. É um carro que vai surpreender o mercado por sua qualidade, tanto a construtiva quanto a percebida pelo comprador”, afirma Christophe Happe, diretor responsável pelo projeto.

Centro de Produção dá as boas vindas ao Citroën AIRCROSS
            Para receber o Citroën AIRCROSS, o Centro de Produção de Porto Real recebeu uma série de investimentos e modificações em suas áreas produtivas (tanto em layout como em fluxos de produção). Tudo visando à máxima qualidade do produto final. Batizado de Ai58, o projeto teve início em maio de 2007, consumindo 38 meses de trabalho nas áreas de concepção, compras, qualidade, desenvolvimento e industrialização. Um aspecto fundamental neste projeto é à atenção e a preparação dada aos colaboradores.

Desde o início, houve uma grande preocupação na formação e no engajamento das equipes, em todos os níveis. “Sabemos da importância do fator humano na qualidade final. Justamente por isso, realizamos mais de 20.000 horas de treinamento. Estamos preparados para atender às demandas de toda a América Latina”, explica Tarcísio Telles, diretor geral do Centro de Produção. Abaixo, as principais mudanças nas áreas da fábrica para o início de produção do Citroën AIRCROSS:

  • Chaparia: Todas as áreas de preparação da carroceria foram adequadas ou ampliadas para o início de produção do modelo. Novas linhas de Painéis Laterais e de Assoalho, totalmente robotizadas (e com altíssima tecnologia) foram construídas para atender com exclusividade ao projeto e assegurar máxima qualidade de geometria.  A escolha destas áreas altamente tecnológicas e robotizadas da ferragem permitem ter a repetibilidade de operações. Dessa forma, produz-se uma carroceria mais estável e bem construída − e, consequentemente, de melhor qualidade.
  • Pintura: Embora passe pelo processo de pintura em conjunto com os outros modelos produzidos no centro, a linha teve que receber adaptações devido ao porte do veículo, mais alto e mais comprido que os atuais. O modelo recebe também uma quantidade maior de insonorizantes, o que assegura grande conforto acústico.
  • Linha de montagem: Assim como na pintura, a linha de montagem recebeu novo gabarito de trabalho para o recebimento do modelo de porte maior. De fato, com 4.279 mm de comprimento, 1.723 mm de largura, 1.697 mm de altura e 2.540 mm de entre-eixos, o AIRCROSS traz um novo padrão de conforto e espaço interno ao segmento.

O acoplamento, local onde se une a base mecânica (motor, câmbio, suspensões, escapamento...) à carroceria, também foi adaptado devido as maiores dimensões do chassi. Para a instalação dos vidros dianteiros laterais e do pára-brisa panorâmico tripartido, uma nova ilha robotizada de colagem de vidros foi desenvolvida. Pára-brisa, aliás, inédito no segmento e que é uma verdadeira assinatura do modelo, com uma tecnologia que permite aos ocupantes do modelo uma visibilidade periférica sem igual.

Devido às muitas características próprias do projeto, áreas específicas foram criadas dentro da linha de montagem. É o caso da colocação do estepe traseiro, inédito na marca; das barras de teto, montadas sobre a lateral do veículo; da alta estanqueidade do habitáculo, devido à dupla vedação das portas; ou mesmo do exclusivo sistema Pionner de áudio. 

  • Fábrica de Motores: todas as unidades do Citroën AIRCROSS produzidos no Brasil, incluindo os modelos para exportação, serão equipadas com o motor 1.6 16V Flex (TU5JP4), produzidos na fábrica de motores do complexo. Com 1.597 cm³, este motor disponibiliza 110 cv quando utilizado com gasolina e 113 cv quando utilizado com álcool, sempre a 5.800 rpm. Uma de suas maiores virtudes é o generoso torque, alcançado a 4.000 rpm com gasolina (142 Nm) e 4.500 rpm com álcool (155 Nm).

Centro de Produção de Porto Real: referência de qualidade e respeito ao meio ambiente
O Centro de Produção de Porto Real emprega cerca de 3.100 funcionários na produção em um total de 3.800 colaboradores, incluindo as áreas administrativa, de engenharia e de desenvolvimento de produto, além de gerar empregos indiretos na região. Em janeiro deste ano, a abertura do terceiro turno de produção nas fábricas de veículos e de motores gerou a contratação de 700 novos colaboradores. Considerado um exemplo dentro do Grupo PSA, o Centro de Produção de Porto Real vem obtendo resultados excepcionais em matéria de segurança no trabalho, em comparação com outras fábricas do Grupo.

Em abril de 2004, a fábrica de Porto Real obteve a certificação da última versão da norma de qualidade ISO 9001/2000, assim como a certificação RHP (sigla em Inglês para “Riscos Altamente Protegidos”). Trata-se do mais alto nível de reconhecimento em matéria de prevenção e proteção contra incêndio concedido a uma empresa. Em 2002, o Centro de Produção de Porto Real obteve a certificação ISO 14001 (sistema de gestão ambiental), que desde então, tem sido renovado anualmente.

Todas as atividades do Centro de Produção de Porto Real seguem o Programa de Gestão Ambiental que atende a política ambiental do Grupo PSA. Ele prioriza a redução do uso de recursos naturais como água, energia elétrica e gás natural; busca minimizar a geração de resíduos provenientes dos processos industriais, bem como dar a destinação adequada dos mesmos; controla os impactos ambientais das atividades e garante constante formação para os colaboradores da PSA Peugeot Citroën a fim de que todos estejam comprometidos com a preservação ambiental.

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

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