CITROËN DS3 R3: A nova referência


Em complemento à sua participação oficial no WRC, onde foi premiada com cinco títulos de campeã mundial FIA de construtores, a Citroën Racing sempre ofereceu produtos especialmente planejados aos clientes. Dentro desta óptica, foi imaginado o Citroën DS3 R3, que fará sua aparição em testes especiais no fim desta temporada de 2010. Versátil, com alta performance e acessível, o DS3 R3 tem, como ambição, criar uma nova referência em sua categoria.
Baseado nas novas regulamentações do Grupo R3T, editada pela FIA, o DS3 R3 retoma a arquitetura e a aparência estrutural do modelo de série. A carroceria original em aço é reforçada por uma gaiola de proteção com aro multiponto soldado, assegurando a rigidez do chassi e a segurança dos passageiros.
Embaixo do capô, o motor de quatro cilindros 1.6 THP (turbo alta pressão) é desenvolvido a partir do propulsor PSA de série. O uso de peças específicas para competição (admissão de ar, árvores de cames, pistões, bielas, linha de escape e de turbo, gestão eletrônica) permite chegar a uma potência de 210 cv. Além da potência pura, o torque do motor foi privilegiado para trazer melhor motricidade e garantia de um prazer de pilotagem eficaz. Com 350 Nm, o motor do DS3 R3 oferece versatilidade inigualável de utilização. 
O DS3 R3 se beneficia da experiência adquirida pela Citroën Racing no Campeonato Mundial de Ralis. Como no C4 WRC, o controle da caixa seqüencial de seis velocidades é semi-automático. Este dispositivo assegura as mudanças de marchas duas vezes mais rápidas que numa caixa mecânica, tudo para garantir maior confiabilidade do grupo moto-propulsor.
Concebidas para serem utilizadas em todos os tipos de terrenos, da terra ao asfalto, as suspensões fazem também apelo às tecnologias mais modernas. Numerosas possibilidades de regulagens são oferecidas, permitindo adaptar o comportamento do DS3 R3 a todos os estilos de pilotagem. A Citroën Racing defende o uso dos pneumáticos BFGoodrich.
Construído a partir de componentes da série e de peças específicas para competição, o DS3 R3 é oferecido a um preço competitivo, sendo comercializado pela Citroën Racing em kit ou nas versões “ready-to-race” (pronto para competir).

Chassi: a experiência da Citroën Racing em termos de segurança
O DS3 R3 se beneficia da ampla experiência da Citroën Racing em matéria de segurança passiva e rigidez de chassi. O chassi monocoque de série é mais leve, pois não possui os suportes utilizados no modelo de série. Ele foi re-soldado e fixado com uma gaiola de proteção em aro multipoint com mais de 45 metros de tubo de aço. Industrialmente planejada, a gaiola é pré-montada fora do carro, o que permite garantir uma melhor qualidade das soldas. Vários detalhes do design do chassi, tais como a travessa de fixação e as barras transversais das portas, ajudam a melhorar a segurança dos passageiros. O chassi monocoque é entregue com todos os suportes e fixações necessários para montar o carro, o que reduz tempo e custo de construção.
Para uma melhor distribuição de peso, a bateria e o extintor automático são colocados atrás dos assentos. Uma placa de aço protege a parte de baixo do motor e, também, ajuda a baixar o centro de gravidade do carro. O tanque flexível, homologado pela FIA, conserva sua posição de origem.

Ligações com o solo: suspensão adaptável e de alto desempenho
A eficiência do DS3 R3 em todos os tipos de terrenos está ligada à qualidade do sistema de suspensão, projetado com o uso das oportunidades oferecidas pelos regulamentos do grupo R. Na frente, o berço de série é modificado para receber a suspensão “wishbone” tubular. O eixo é mais leve e mais reforçado do que o modelo de série. Desenvolvidos juntamente com a BOS, os amortecedores se caracterizam por várias inovações:
-         Os tirantes de alumínio são lubrificados em banho de óleo, o que melhora a consistência e a vida útil da suspensão.
-         O ponto de ancoragem inferior, puxado para frente, permite aumentar o curso e a extensão do amortecedor.
Para ajustar seu comportamento na estrada a todos os estilos de pilotagem, o DS3 R3 oferece numerosas possibilidades de regulagem: amortecedores de três vias (compressão em alta e baixa velocidade e descompressão, parada hidráulica regulável), camber e convergência (dianteira e traseira), largura de via e caster (dianteiro).
Na parte traseira, a travessa de série foi reforçada e modificada para permitir a instalação da barra anti-rolagem. Os cubos de roda traseiros removíveis permitem regulagem independente de camber e descompressão.
O sistema de frenagem é equipado com um “pedal box” com dois cilindros-mestre. Os discos são fixados por quatro pistões (dianteiros) e dois pistões (traseiros). O freio de estacionamento é hidráulico.

Motor: 1.6 THP com torque fenomenal
Pela primeira vez em sua história, a Citroën Racing produziu um carro de competição para clientes equipado com um motor turbo. Sua concepção foi facilitada pela experiência adquirida pela marca no WRC há quase 10 anos. O motor 1.6 THP (turbo de alta pressão) é estreitamente derivado do modelo de série utilizado pelo grupo PSA. Dotado de um flange de turbo de 29 mm, conforme regulamento, ele desenvolve uma potência de 210 cv e um torque de 350 Nm (com combustível comercialmente disponível). Este último valor favorece a tração e proporciona excelente versatilidade em todas as velocidades do motor.
De acordo com os regulamentos, muitas peças foram tiradas ou derivadas do modelo de série. Por exemplo, os coletores de admissão e de escape, a turbina, os injetores e as bombas de injeção são de acordo com os originais. Filtro de ar, árvores, cames, pistões, bielas e volante do motor são específicos para competição.
Para evitar problemas de lubrificação em curvas e aumentar o espaço em relação ao solo, o reservatório de óleo foi modificado e equipado com uma divisão de material composto. Os sistemas de escapamento e do turbo também são específicos; o catalisador é similar ao usado no C4 WRC. O motor ECU do DS3 R3 inclui um sistema de captação de dados que permite verificar um grande número de parâmetros.

Caixa de câmbio: grande exclusividade com controle semi-automático
Uma das grandes inovações do DS3 R3 se encontra na caixa de câmbio. Pela primeira vez, um produto de competição para clientes é equipado com uma caixa de câmbio semi-automática, que permite reduzir o tempo de passagem das marchas e aumentar a confiabilidade. O sistema de gestão eletrônica só autoriza a mudança de marchas quando os parâmetros do motor assim permitirem. Mais uma vez, a experiência desenvolvida pela Citroën Racing no WRC permitiu adaptar esta tecnologia de ponta ao DS3 R3.
No interior, destaque para a paleta de material composto próxima ao volante retoma a ergonomia do C4 WRC: o piloto dá um impulso para trás para aumentar as marchas e um impulso para frente para reduzí-las. O pedal de embreagem permanece, mas não é usado para as partidas. Durante as mudanças de marcha, a embreagem é controlada automaticamente.
Debaixo do capô, os elementos específicos do controle semi-automático (válvulas solenóides, atuadores e unidade de pressão) foram tirados do modelo de série e adaptados à caixa de seis velocidades. O cárter para a embreagem de dois discos foi fundido em alumínio, enquanto a caixa de embreagem foi cortada do bloco.

Desenvolvimento: mais de 10.000 Km de testes
Após doze meses de concepção no estúdio de projetos da Citroën Racing, o DS3 R3 fez sua primeira aparição no final de agosto de 2009. Para validar a robustez dos diversos componentes, os testes iniciais foram realizados em pistas de terra deterioradas, típicas como as dos ralis mediterrâneos. Os testes de desenvolvimento continuaram em asfalto, terreno ideal para testar o desempenho, e em estradas de terra. No total, o DS3 R3 cobriu mais de 10.000 km em testes de desenvolvimento, divididos igualmente entre os diferentes tipos de pavimentação.
Vários pilotos fizeram parte dos testes. Todos eles com os mais variados níveis de experiência, diferentes preferências e estilos de dirigir, o que permitiu aos engenheiros acumularem dados que beneficiarão os futuros proprietários do DS3 R3. Todos os pilotos concordaram que o carro foi fácil de dirigir e salientaram três pontos fortes: o torque do motor 1.6 THP, o controle da caixa de câmbio semi-automática e a suspensão. O DS3 R3 oferece altos níveis de desempenho e parece que estabelecerá uma nova referência em sua categoria em rali.

Composição do kit DS3 R3
Comercializado pela Citroën Racing para montagem em um DS3 THP 150

Kit Asfalto (500 peças)
-         Motor de competição, montado e testado em bancada, pronto para ser instalado
-         Caixa de câmbio, montada e testada em bancada, pronta para ser instalada.
-         Carroceria reforçada, com gaiola de proteção e suportes de fixação dos assentos e acessórios (freio manual, caixas eletrônicas, estepe, suportes de instalação, etc.)
-         Berço de motor reforçado
-         Placa de proteção do motor e escapamento
-         Elementos ajustáveis de suspensão dianteira e traseira
-         Porta-cubos reforçados
-         Triângulos de suspensão dianteira, específicos e reguláveis
-         Discos de freio dianteiro e traseiro de dimensões máximas
-         Estribos de freio dianteiro e traseiro específicos
-         Eixo traseiro reforçado
-         Jogo de calços de regulagem com geometria do eixo traseiro
-         Cremalheira de direção direta e assistida
-         Sistema de frenagem específico
-         “Pedal box” específico
-         Aros de rodas tipo asfalto 7x17"
-         Sistema de combustível com reservatório homologado FIA
-         Sistema de resfriamento do motor e caixa de câmbio específica
-         Trocador de ar de alta capacidade/ar e sistema de superalimentação específico
-         Sistema elétrico tipo aviação com display de painel de instrumentos digital
-         Sistema de aquisição de dados integrado à caixa de injeção Magneti-Marelli
-         Entrada de ar instalada no teto
-         Faixa do painel de bordo
-         Proteções de passagem de rodas específicas
-         Cintas de reboque dianteiro e traseiro
-         Cintas do estepe

Equipamentos opcionais:
-         Kit de adaptação para terra com amortecedores, molas, barra anti-rolagem, discos de freio dianteiro, rodas para terra 6 x15", proteções de carroceria
-         Torques longos ou curtos
-         Apoio de pé para o co-piloto
-         Retrovisores Citroën Racing
-         Painéis de portas homologados FIA tipo “crash panel”
-         Conjunto de lâmpadas de xenon
-         Atualização da unidade de captação de dados de 64MB
-         Cartografias específicas para combustível de competição
-         Kit de ferramentas compreendendo: ferramenta de montagem do cubo de rodas, dispositivo de drenagem do fluido de freio, calço da cremalheira de direção
-         Molas de diferentes níveis de rigidez
-         Barra anti-rolagem de diversos diâmetros
-         Kit padrão de ferramentas da carroceria
-         Kit calços de regulagem
-         Suporte motor oficina
-         Kit de peças carroceria de série
-         Kit peças motor de série

Equipamentos não fornecidos no kit:
-         Assentos
-         Cintos
-         Extintores
-         Bateria
-         Estepe
-         Macaco e material para troca de roda
-         Equipamento de rádio e computador de bordo
-         Cinta de reboque traseira
-         Cinta de estepe
-         Apoio de pé do co-piloto
-         Filme de vidros anti-deflagrante FIA
-         Pneumáticos



Ficha técnica

CHASSI
Estrutura
Estrutura reforçada com solda, gaiola de proteção multiponto
Carroceria
DS3 THP 150 com entrada de ar instalada no teto e retrovisores traseiros
MOTOR
Tipo
1.6 THP PSA
Furo x curso
77 x 85,8 mm
Cilindrada
1.598 cm3
Potência máx.
210 cv a 4750 tr/mn
Torque máx.
350 Nm a 3000 tr/mn
Potência por litro
131,4 cv/litro
Distribuição
Dupla árvore de cames, sincronizada por corrente
Trava com perfil de cames adaptado
Pistões, bielas, motor do volante e árvores de cames específicas
Alimentação
Injeção direta
Mono borboleta motorizada
EMBREAGEM
Tipo
Mecanismo tipo propulsão
Disco duplo cerâmico-metálico de 184 mm

TRANSMISSÃO
Tipo
Tração dianteira
Caixa de câmbio
Seqüencial a seis marchas
Controle
Semi-automático eletro-hidráulico com paleta no volante
Diferencial
Auto-bloqueador tipo ZF
FREIOS
Dianteiros
Discos ventilados 330x30 mm (asfalto) e 300x30 mm (terra)
Estribos 4 pistões
Traseiros
Discos 300x8 mm
Estribos 2 pistões
Repartição
Regulagem
Freio manual
Comando hidráulico
SUSPENSÕES
Dianteiras
Tipo McPherson
Articulações e porta-cubos específicos
Traseiras
Eixo em H
Amortecedores
BOS regulagens 3 vias (compressão baixa velocidade, compressão alta velocidade, descompressão)
Batente hidráulico regulável
DIREÇÃO

Tipo
Hidráulica Assistida
RODAS

Asfalto
Aros de rodas 7x17"
Pneus BFGoodrich 200/50/R17
Terra
Aros de rodas 6x15"
Pneus BFGoodrich 195/70/R15
DIMENSÕES, PESO E CAPACIDADES
Comprimento
3948 mm
Largura
1715 mm
Distância entre rodas
2465 mm
Vias
1520 mm (dianteiro) – 1490 mm (traseiro)
Reservatório
67 litros
Peso
1230 kg com passageiros (regulamentos)
Distribuição de peso
64/36% (dianteiro/traseiro)

FONTE: CITROËN DO BRASIL - DIRETORIA DE RELAÇÕES PÚBLICAS E IMPRENSA

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010