João Jardim sai de Londrina na ponta da F-Future Fiat



LONDRINA - João Jardim confirmou porque é um dos favoritos à conquista do título da Fórmula Future Fiat após a rodada dupla (3ª e 4ª etapas) deste domingo no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Além da conquista de sua primeira vitória na primeira bateria, Jardim assumiu de forma isolada a liderança do campeonato. Na segunda corrida, quem se deu melhor foi o gaúcho Francisco Alfaya, agora vice-líder com um ponto a menos. "Consegui cumprir o meu objetivo de sair daqui à frente desta briga pela vaga na escola da Ferrari no ano que vem. Sei que um título não se conquista apenas com vitórias, mas sim com regularidade. E hoje eu pude a ganhar a minha primeira prova e sair daqui líder. Foi difícil, mas valeu a pena", disse o garoto de 17 anos.

Na primeira corrida do dia, Jardim venceu depois que Francisco Alfaya teve um problema com o trambulador e ficou apenas com a quinta marcha. O problema fez o gaúcho perder rendimento e receber a bandeira quadriculada em sexto. Jardim assumiu a ponta e não a largou mais, apesar dos intensos ataques do carioca Nicolas Costa, aparentemente mais rápido. "No Rio, ele conseguiu ganhar o segundo lugar de mim na última curva, e claro que passou de novo o filme na cabeça. Mas dessa vez tive calma e, mesmo em apuros, pude vencer e comemorar com minha família. Espero repetir isso em São Paulo, que é minha casa", garantiu Jardim.

Por conta do sistema grid invertido dos oito primeiros da primeira bateria, a 4ª etapa da Fórmula Future Fiat foi vencida por Alfaya. Ele largou em segundo, superou o pole position Rafael Azrak ainda no primeiro giro e venceu com grande diferença sobre Felipes Apezzatto, o segundo no pódio. "Foi um fim de semana quase perfeito, não fosse o problema com a embreagem na primeira. Mas são coisas que acontecem em corridas, e o que interessa mesmo é terminar na frente no final do campeonato. O começo do trabalho já está bem feito, agora preciso manter o ritmo até o final, porque se não der para ganhar, preciso pontuar ao máximo."

Outro piloto que teve excelente desempenho na desafiadora pista de Londrina foi Felipes Apezzatto. Ele é talvez o piloto que menos tem familiaridade com os monopostos e não havia sequer treinado no circuito antes dessa rodada. Mesmo assim, marcou a pole position da primeira bateria. Na largada, teve problemas também com a embreagem e ficou parado no grid. Quando saiu, caiu para último lugar. Depois, ainda escapou da pista e procurou aos boxes. "Acho que acabei me afobando, faltou um pouquinho mais de calma e experiência. Mas mesmo assim, na segunda corrida, tive condições de escalar o pelotão e subir no pódio em segundo", explicou Apezzatto, agora o sétimo na classificação (17 pontos).

O potiguar Johilton Pavlak também teve um final de semana de evolução no automobilismo. Desde o início dos treinos se mostrou bastante rápido e subiu duas vezes ao pódio em terceiro lugar. "Estou na transição entre o kart e o automobilismo e é muito legal poder aprender desse jeito, em uma categoria equilibrada como é a Fórmula Future, ainda mais com a chance de integrar a escola da Ferrari no ano que vem", disse Pavlak, de 17 anos e pupilo do campeão mundial de kart Ruben Carrapatoso. "O Rubinho é um cara muito talentoso e me sinto um privilegiado de poder aprender com ele, porque é um cara que tem uma carreira vitoriosa e sabe muito de automobilismo. Essa parceria está sendo fantástica."

A próxima rodada da Fórmula Future Fiat, evento do Racing Festival junto com o Trofeo Linea e as motos da 600 Hornet, será nos dias 21 e 22 de agosto em Interlagos (SP). Dessa vez, nenhum piloto poderá alegar desconhecimento de pista. "Fizemos dois testes com os carros da Future em São Paulo e acho que será um fim de semana muito legal por conta disso", disse o paulista Apezzatto. O líder do campeonato João Jardim concorda. "Lá as coisas serão competitivas, estaremos mais perto dos familiares e dos amigos, e essa energia é muito importante nessa fase de aprendizado. Vou estudar muito para repetir o bom resultado em São Paulo", finalizou o líder do campeonato.

O resultado da 1ª bateria

1 - João Jardim, 26min10s737
2 - Nicolas Costa, a 0s703
3 - Johilton Pavlak, a 10s881
4 - John Louis, a 19s846
5 - Vini Alvarenga, a 28s244
6 - Francisco Alfaya, a 41s831
7 - Rafel Azrak, a 1min17s644

Melhor volta: Felipes Apezzatto, 1min21s227

O resultado da 2ª bateria:

1) Francisco Alfaya, 27min43s717
2) Felipes Apezzatto, a 4s773
3) Johilton Pavlak, a 8s349
4) Nicolas Costa, a 10s407
5) Vini Alvarenga, a 20s175
6) John Louis, a 20s317
7) João Jardim, a 20s738
8) Lucas Colombo Russell, a 20s984
9) Rafael Azrak, a 8 voltas

Melhor volta: Felipes Apezzatto em 1min21s813

A classificação do campeonato ficou assim:

1) João Jardim 46
2) Francisco Alfaya 45
3) Nicolas Costa 42
4) Johilton Pavlak 40
5) John Louis 28
6) Roberto Curia Jr. 23
7) Vini Alvarenga 22
8) Felipes Apezzatto 17
9) Rafael Azrak 6
10) Fellipe Granzotto, 2
11) Lucas Colombo Russell 1

O Racing Festival, apresentado pelo Banco Santander e Fiat, tem patrocínio da Shell, co-patrocínio da Pirelli e FPT Powertrain Technologies, apoio Magneti Marelli e Rodas Scorro e realização da RM Racing Events. 

Fonte: http://www.racingfestival.com.br 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010