HONEYWELL BRASILEIRA DESENVOLVE TURBO GARRETT PARA SER PRODUZIDO NA CHINA


Novo turbo destina-se ao motor MWM Sprint que equipará veículos comerciais
montados pela Daewoo na Coreia do Sul

São Paulo (SP), 28 de julho de 2010 - A Honeywell Turbo Technologies anuncia que o seu laboratório de pesquisa, em Guarulhos, SP, completou o programa de desenvolvimento do turbo Garrett, modelo GT 20 DAVNT, com turbina de geometria variável, para ser produzido na subsidiária da empresa na China. O novo turbo é destinado ao motor Sprint, com 3,2 litros, da MWM-International, para veículos comerciais que serão montados pela Daewoo, na Coreia do Sul, a partir do ano que vem.

Esse é o segundo turbo desenvolvido pelo laboratório da unidade brasileira para a Honeywell internacional. No ano passado, a empresa foi responsável pelo turbo Garrett modelo GT 35 para produção na Honeywell da Índia e destinado ao motor Acteon, com 6 cilindros em linha e 7,2 litros de capacidade cúbica, para a MNELP, joint venture formada pela Mahindra local e a Navistar, dos Estados Unidos.

“Os programas vão gerar um volume inicial de fornecimento de 20 mil unidades anuais para a Honeywell na Índia e de 10 mil na China, que poderão ser ampliados brevemente”, salienta José Rubens Vicari, diretor-geral da Honeywell na América do Sul.

Vicari acrescenta que, mais que os valores envolvidos, os projetos contribuíram para a Honeywell brasileira consolidar a sua posição de importante fornecedora de soluções de engenharia para o mercado internacional de motores a diesel.

De acordo com Vicari, o fato de os turbos terem desenvolvimento integral na instalação de Guarulhos, representa o prestígio de sua equipe de engenheiros junto à matriz. O executivo lembra, também, que a engenharia brasileira contribui com a sua experiência desde o final dos anos 90, quando o laboratório de Guarulhos desenvolveu o turbo para o motor do Gol e da Parati.

“O turbo para os motores Volkswagen representou o primeiro projeto concreto de downsizing da empresa, com a combinação de desempenho, economia de combustível e menor emissão de CO2, por intermédio da redução da cilindrada e do uso da sobrealimentação”, salienta. Vicari. E conclui que, atualmente, as montadoras dos principais centros produtores de veículos dedicam atenções especiais a uma estratégia voltada para o meio ambiente, mediante a utilização do turbo, considerado o melhor aliado para o êxito desse processo.

Fonte: Secco Consultoria de Comunicação - www.secco.com.br

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