Apezzatto supera líderes e larga na pole da F-Future Fiat



LONDRINA - Nem Francisco Alfaya nem João Jardim. Os líderes do campeonato foram surpreendidos pela ascensão de Felipes Apezzato, que roubou a cena no Autódromo Internacional Ayrton Senna ao conquistar a pole da terceira etapa da Fórmula Future Fiat. Apezzato foi um dos últimos a entrar na pista para a sessão classificatória deste sábado e, sabendo das referências de tempo, acelerou forte para tomar a posição de honra até então em poder do gaúcho Alfaya.

Com 17 anos, Apezzato é um dos pilotos com menos bagagem no automobilismo entre os jovens da Fórmula Future Fiat. Passou por um duro batismo na estreia da categoria no Rio de Janeiro, mas vem apresentando uma evolução vertiginosa neste fim de semana. "Eu não conhecia a pista, e aqui não é fácil porque o traçado tem vários pontos cegos como a curva da caixa dágua, onde as chances de uma batida são grandes. Por isso, fui conservador no início dos treinos e aos poucos comecei a me soltar", explicou Apezzato, justificando a melhoria no rendimento.

De posse da volta mais rápida, mas sentindo que a liderança ainda corria riscos por causa da pressão de Alfaya, Apezzato rodou no curvão do fim da reta oposta quando já havia estabelecido as melhores parciais dos setores 1 e 2. "Eu vinha três décimos mais rápido. Forcei demais e acabei rodando. Mas tudo bem, o que importa é que consegui a pole", comemorou. Sobre a prova de abertura da rodada dupla de amanhã, procurou manter os pés no chão. "Londrina é um circuito de ultrapassagens difíceis, sair na frente é uma vantagem, mas ainda tenho 30 minutos de corrida pela frente", observou.

Alfaya, que ganhou uma dura batalha pela segunda posição contra Nicolas Costa e João Jardim, analisou os resultados com tranqüilidade. "Erramos bastante na calibragem de pneus, e isso prejudicou o meu desempenho, porque dava para vir mais rápido. O clima também esquentou demais e o vento frio que tinha de manhã sumiu. A temperatura da pista aumentou bastante e, além de tudo, ainda peguei tráfego na melhor volta do pneu."

Ao lado do pole, o piloto da pequena Tapes acha que as possibilidades de vencer pela segunda vez - ganhou a prova inaugural em Jacarepaguá - permanecem levadas. "Preciso fazer uma boa largada e acredito que aqui em Londrina tem mais lugares para ganhar posição do que no Rio de Janeiro", disse Alfaya. "O circuito é mais travado, tem muitos pontos de freada e isso vai influenciar na corrida." Depois de cumprimentá-lo pelo desempenho, Dudu Massa - um dos organizadores do Racing Festival - deu seu incentivo ao gaúcho. "No Rio você saiu em segundo e ganhou..."

Os tempos do qualifying:

1º) Felipes Apezzatto, 1min21s354 (139,170 km/h)
2º) Francisco Alfaya, a 0s222
3º) Nicolas Costa, a 0s310
4º) João Jardim, a 0s321
5º) Lucas Colombo Russell, a 0s626
6º) Rafel Azrak, a 0s878
7º) John Louis, a 1s074
8º) Johilton Pavlak, a 1s116
9º) Vini Alvarenga, a 1s297

Confira os horários deste domingo:

09h30 - 600 Hornet (1ª bateria)
10h35 - Fórmula Future Fiat (1ª bateria)
11h40 - Trofeo Linea (1ª bateria

13h30 - 600 Hornet (2ª bateria)
14h40 - Fórmula Future Fiat (2ª bateria)
15h50 - Trofeo Linea (2ª bateria)

A segunda bateria da Fórmula Future Fiat e do Trofeo Linea será exibida ao vivo pelo SporTv, enquanto o site www.racetv.com transmitirá todas as provas do Racing Festival online.


Fonte: Assessoria do Racing Festival

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010