SANTA MARIA, ANHEMBI MORUMBI E MAUÁ VENCEM A MARATONA UNIVERSITÁRIA DA EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


 
 
Disputada entre os dias 22 e 24 de julho no Kartódromo de Interlagos (SP), a 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética consagrou os protótipos econômicos e sustentáveis - movidos a gasolina, etanol e eletricidade - feitos pelos gaúchos da Universidade Federal de Santa Maria e as equipes paulistas da Anhembi Morumbi e Instituto Mauá de Tecnologia.
 
A edição foi marcada pela competitividade e maior exigência dos projetos. O novo recorde de participantes (34 carros de 16 instituições) e as mudanças do regulamento, como a rigorosa inspeção de segurança e a telemetria por GPS, tornaram as conquistas ainda mais significativas. As disputas a etanol e até uma excursão ao jogo do Palmeiras completaram as surpresas de 2010.
 
Equipes no Estádio

 
Categoria Gasolina
 
Entre os veículos a gasolina, a Federal de Santa Maria repetiu o desempenho do ano passado e sagrou-se bicampeã. Na edição 2010, atingiu um consumo de 284,2 km/l. Com o resultado, o recorde da prova segue com a Unicamp, que alcançou 367 km/l em 2007.
 
“Acredito que o nosso carro foi o melhor porque unimos sistemas mecânicos simples e confiáveis com a mais alta tecnologia em motorização disponível, como a injeção eletrônica flex fuel que nos garantiu grande economia, tanto a gasolina quanto a etanol”, destacou Jose Ramon Lay, capitão da equipe.
 
 
Equipe da UFSM
 
O segundo lugar ficou com a Universidade Anhembi Morumbi, com a marca de 210,4 km/l. Em terceiro, outra equipe gaúcha, a Federal do Rio Grande, que registrou um consumo de 158,7 km/l. Estudando no extremo sul do país, os alunos enfrentaram mais de 25 horas de viagem até Interlagos.
 
 
Equipe da Anhembi
 
“A conquista da nossa primeira premiação vai motivar a equipe ainda mais. Os alunos são muito dedicados e graças a eles conseguimos desenvolver um carro cheio de inovações, com injeção eletrônica ajustável pelo piloto, injetor sob medida e até pistão exclusivo”, ressaltou o Prof. José Roberto Almeida.
 
 
Equipe da FURG
 
A terceira colocação da FURG também marcou um momento especial para a Maratona. Os alunos foram premiados por Cristiano Coimbra, que ajudou a criar a equipe e atualmente é engenheiro da FPT Powertrain Technologies. Em 2008, durante a prova, Cristiano fez os primeiros contatos com o pessoal da empresa, o que acabou resultando na sua contratação.
 
 
Cristiano, à direita
 
Categoria Etanol
 
Grande novidade da Maratona 2010, a categoria etanol assistiu a uma “troca de papéis”, com a vitória da Anhembi Morumbi (consumo de 140 km/l) e o segundo lugar de Santa Maria, que alcançou 135 km/l com seu modelo flex, o mesmo usado na conquista entre os carros a gasolina.
 
 
Campeão da Anhembi
 
“Nossos professores e alunos, maravilhosos e dedicados, fizeram a diferença. Vencemos por ter um trabalho de equipe eficiente e não só um carro com aerodinâmica excelente e um motor muito bom. Para ano que vem, vamos procurar melhorar ainda mais”, prometeu o Prof. Carlos Roberto Carneiro.
 
 
Carro Flex da UFSM
 
Em sua segunda participação na Maratona, a Univille (SC) também voltou para casa premiada, com a marca de 82,5 km/l e a terceira colocação. “Foi um excelente resultado, ainda mais nessa categoria, ecológica e sustentável. O ambiente da prova foi muito benéfico para os alunos. Participar é quase cursar uma pós-graduação”, enfatizou o Prof. Gean Cardoso.
 
 
Equipe da Univille
 
Categoria Elétrico
 
Com o estabelecimento da velocidade mínima média em 15 km/h por volta, uma das novidades de 2010, as marcas alcançadas pelos protótipos elétricos caíram em relação aos anos anteriores, mas a prova ganhou em emoção. Os alunos do Instituto Mauá souberam tirar vantagem da nova regra e venceram ao percorrer 14,5 km com a menor bateria de moto do país (12V 4Ah).
 
 
Equipe da Mauá
 
“O trabalho em equipe foi fundamental para a vitória. Trabalhamos unidos e focados na busca da máxima eficiência no uso dos rolamentos, menor atrito interno, excelente aerodinâmica e controle preciso do motor”, resumiu Tiago Sanches da Silva, estudante de engenharia elétrica e capitão da equipe.
 
Recordista entre os carros a gasolina, a Unicamp surpreendeu ao conquistar o segundo lugar nos elétricos, com 7,3 km percorridos. “O novo regulamento pegou todos de surpresa e quem estava mais preparado levou vantagem”, ponderou o Prof. Caio Sánchez.
 
 
Protótipo da Unicamp
 
Fechando a premiação da 7ª Maratona Universitária da Eficiência Energética, marcaram presença os mineiros da Federal de Itajubá, grandes vitoriosos da categoria em 2009, quando conquistaram as duas primeiras colocações. Dessa vez, o protótipo Tesla 2 terminou em terceiro, com a marca de 6,8 km.
 
“Precisamos ajustar alguns problemas no carro e, na última tentativa, o pneu furou. Sem esses imprevistos, provavelmente brigaríamos pela vitória mais uma vez”, explicou o capitão Hélio dos Santos Neto.
 
 
Equipe de Itajubá
 
Carros e Motores para os Campeões
 
Com patrocínio da Fiat, FPT Powertrain Technologies e NSK Rolamentos, além de apoio técnico da Heliar e VZAN, a Maratona 2010 premiou as duas universidades que alcançaram o menor consumo energético, em cada categoria, com carros da Fiat Automóveis para uso didático. Os terceiros colocados ganharam um conjunto de três motores da FPT.
 
É o evento universitário brasileiro com a melhor premiação. No total, foram distribuídos seis veículos e nove motores entre as instituições vencedoras.
 
Equipes Presentes na Maratona 2010
 
Minas Gerais - CEFET e Federal de Itajubá.
São Paulo - Anhembi Morumbi, Engenharia Mauá, FADIM, Mackenzie, Uniban, Unicamp e USP São Carlos. 
Paraná - Unioeste e UTFPR (estreante).
Santa Catarina - UFSC e Univille.
Rio Grande do Sul - Faculdade Cenecista de Osório, FURG e UFSM.
 
Uma Referência Mundial
 
Criada em 2004 pela Projeto de Comunicação, a Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma das maiores competições do mundo voltadas à eficiência energética veicular e a única realizada na América Latina.
 
 
“A cada ano, as equipes se superam e nós incentivamos o avanço, até com medidas mais severas, como o aumento do rigor na inspeção dos protótipos. Mas todos compreendem que, trabalhando assim, teremos uma categoria de padrão internacional em breve”, destacou o organizador Alberto Andriolo
 
 
Faça o download de dezenas de imagens de divulgação em:
 
 
 

Confira as etapas anteriores no site da Maratona:

 
 

Fonte:
 
Taller Comunicação

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