Tendências do mercado de seminovos e usados são discutidos em encontro

Entre os destaques do evento promovido pela Assovepar e ACP esteve presente o consultor da Fenabrave, Valdner Papa. Ele destacou que o setor dos seminovos e usados vai presenciar um crescimento maior que o mercado de novos e que os revendedores devem aproveitar bem essa fase.

A Associação dos Revendedores de Veículos Automotores no Estado do Paraná (Assovepar) em parceria com a Associação Comercial do Paraná (ACP)  promoveu no dia 10 de novembro, o I Seminário de Revendedores de Automóveis do Paraná com o tema Um passo à frente: Tendências do Mercado de Seminovos e Usados. Na presença de convidados e revendedores, o encontro teve como objetivo apresentar aos lojistas as novas estratégias do setor para aumentar a competitividade no mercado, na visão de especialistas no assunto. O seminário foi realizado no auditório da ACP, em Curitiba/Pr.


O economista membro do Conselho Regional de Economia do Paraná e coordenador do curso de economia da PUCPR, Carlos Magno Bittencourt esteve presente no seminário e discursou sobre as finanças pessoais e jurídicas. Magno frisou que a facilidade de se adquirir um crédito e a falta de um planejamento financeiro são requisitos que podem levar uma pessoa às dívidas, e ainda deu dicas para evitar a falta de controle delas. “Listar o que deve comprar, fazer questionamentos se precisa, se merece, se realmente quer, se pode e ainda se equilibrar nos gastos com o cartão de crédito evitando pagar o mínimo, para que não ocorra um endividamento maior, são algumas das condutas que a pessoa deve seguir”, aponta.

O vice-presidente da ACP e diretor geral da Fenabrave Luiz Antonio Sebben realizou uma análise do setor de novos e usados no Paraná e falou sobre o fechamento dos novos no ano de 2010 em comparação a 2009. “A previsão de vendas no Paraná é de 6% mais sobre 2009 e no país o crescimento deve chegar a 8%”, disse Seben. O diretor frisou que o crédito é o maior motivo dessa expansão no setor automotivo e que para o ano de 2011 as projeções são de 6% acima de 2010. Ele encerrou sua palestra dizendo que quem era tradicional, deixou de ser, pois o mercado está mudando e fez um alerta sobre a comunicação direta. “Precisamos cada vez mais saber como nos comunicar com o consumidor do século XXI”, finalizou Sebben.

Discursando com maior profundidade sobre o mercado de seminovos e usados, o consultor da Fenabrave Valdner Papa deu início a sua palestra realizando um panorama geral do setor. Papa fez um balanço sobre a crise de 2008 e suas conseqüências, e orientou sobre como se portar em épocas como esta. “Em situações delicadas a primeira atitude a ser tomada pelo lojista é fazer uma auto-avaliação sobre o seu comportamento em relação ao mercado e iniciar um processo recolocando o estoque da loja”, informou.

Papa explicou as possíveis razões sobre o crescimento do setor nos últimos meses. “O bom desempenho na venda dos novos, a facilidade do crédito, o prazo, a renda crescente da população e a estabilidade dos empregos foram fatores que contribuíram para essa expansão”. O consultor falou sobre o efeito espelho, ou seja, a realidade do mercado de novos hoje será a realidade do setor de usados e seminovos de amanhã e ainda destacou sobre o aumento da classe C. “De acordo com dados divulgados por um canal de comunicação, a classe C passou de 37,6% para 50,4%, o que também favoreceu para a conquista do desenvolvimento no setor automotivo”, apontou.

Papa comentou sobre a oportunidade que o mercado terá. “O setor dos seminovos e usados vai presenciar um crescimento maior que o mercado de novos, essa será uma fase que os lojistas deverão aproveitar”, disse o consultor. Ele frisou que concessionárias e revendedores são parceiros, de maneira que um precisa do mercado do outro, e acrescentou sobre a importância do lojista conheçer o perfil do seu cliente. Papa ainda ressaltou, “o cliente comprador não tem mais dono, a conquista dele depende do lojista criar vínculos de confiança e qualidade”.

O gerente comercial da ACP Esdras Marinzeck Leon falou sobre a cultura da Nota Fiscal Eletrônica que é uma nova realidade de mercado e que não é uma questão de escolha do empresário, mas de adaptação com as novas tendências. Marinzeck disse que em breve todos deverão estar integrados a este sistema e que através desta implantação serão presenciado benefícios como economia, agilidade e segurança nos negócios.

Com foco na importância do associativismo, o assessor da presidência da ACP Cesar Luiz Gonçalves discorreu que todo segmento bem estruturado só tende a fortalecer ainda mais a classe e ressaltou que o objetivo de uma Associação é lutar pelo coletivo e não pelo individualismo. “Dentro de uma instituição lutamos pelos interesses de todos para fortalecermos com mais intensidade o nosso mercado, por isso é de extrema importância participamos sempre de forma ativa”. O assessor comentou também sobre os projetos que estão em andamento pela ACP, entre eles a luta pelo combate da volta do CPMF, e a relevância de uma Entidade estar unida a outras para que ela tenha mais força.

Para finalizar, o evento contou com a participação do promotor de justiça,  Maxmiliano Ribeiro que fez um apanhado sobre a publicidade na venda de veículos no Estado.

Fonte
Evidência Comunicação
Suelen Santos

Fabiana Lima
Inês Dumas
Ana Paula Righetto

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Audi A4 Avant chega ao Brasil

CAMINHÃO DO SONHO DO GUGU

ÔNIBUS MARCOPOLO PARADISO 1200 G7 É UMA DAS ATRAÇÕES BRASILEIRAS NA IAA 2010